Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Domínio do início ao fim

Por Sporting CP
21 maio, 2022

Andebol não deu hipótese ao AM Madeira SAD (33-25)

De regresso ao Pavilhão João Rocha, a equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu, este sábado, o AM Madeira SAD por 33-25 na jornada 28 – e antepenúltima – do Campeonato Nacional. A superioridade verde e branca fez-se sentir do início ao fim da partida, acabando como mais um triunfo sólido dos Leões.

Para enfrentar o nono classificado - à entrada para esta jornada – o treinador Ricardo Costa apostou em Manuel Gaspar, Josep Folquès, Salvador Salvador, Carlos Ruesga, Jonas Tidemand, Jens Schöngarth e Francisco Tavares de início no lado verde e branco. Nos instantes iniciais, a defesa Leonina foi-se impondo – com o guardião em destaque – e os madeirenses só conseguiam marcar através de livres de sete metros (4-2).

Com muita velocidade e qualidade no jogo ofensivo, os Leões foram cimentando essa vantagem e chegaram a alargá-la bem cedo, com Schöngarth, que era dos mais eficazes nos primeiros dez minutos, a fazer o 10-6. No entanto, as melhorias defensivas dos insulares aliadas a alguma falta de pontaria Leonina – duas bolas no ferro – reduziram a diferença no marcador (14-13). Além disso, à passagem dos 24 minutos, o jovem Kiko Costa, que à entrada para esta jornada era o quarto melhor marcador do campeonato (152 golos), saiu lesionado, ficando afastado do resto da partida.

No entanto, até ao intervalo, o Sporting CP voltou a assumir as rédeas do encontro e num 'abrir e fechar de olhos' disparou até aos 20-14, saindo com sucesso em rápidos contra-ataques. Nesse estilo de jogo, Gassama causava estragos com facilidade e fez as delícias dos Sportinguistas ao finalizar com classe uma jogada aérea com Folquès.

Lá atrás, Manuel Gaspar fechou a baliza e o marcador não voltou a mexer no primeiro tempo. Com quatro golos apontados, Ruesga assumiu-se como a principal figura entre os Leões nos primeiros 30 minutos.

A vantagem conseguida pela turma de Alvalade era confortável, mas teria de ser confirmada na segunda parte, e foi com isso em mente que os Leões reentraram no jogo, já com Matevž Skok a defender a baliza verde e branca e Natán Suárez a marcar. Seguiu-se uma fase frenética com golos e várias bolas nos ferros, de parte a parte, mas o Sporting CP não cedeu na liderança e rapidamente alargou, sem resposta, o 24-19 para 27-19.

Skok brilhava lá atrás e Ricardo Costa aproveitou a margem para lançar jovens como Hanser Rodríguez, António Machado e Ronaldo Duquezne – todos juntaram o seu nome à lista de marcadores. A história do jogo parecia escrita e a turma de Alvalade foi justificando isso com o passar dos minutos, chegando a uns irrecuperáveis dez golos de diferença aos 50 minutos (30-20). Gerindo o ritmo do jogo e o resultado, o conjunto verde e branco sentenciou o jogo em 33-25.

Agora com 79 pontos no terceiro lugar, a um do SL Benfica - que tem mais um jogo - o Sporting CP viaja, na próxima jornada, à ilha do Faial, nos Açores, para enfrentar o SC Horta.

Sporting CP: Matevž Skok [GR], Ronaldo Duquezne (2), António Machado (1), Kiko Costa, Natán Suárez (2), Jonas Tidemand (1), Hanser Rodríguez (1), Carlos Ruesga (4), Salvador Salvador [C] (2), Mamadou Gassama (2), Francisco Tavares (5), Manuel Gaspar [GR], Jens Schöngarth (5), Yassine Belkaied [GR], Josep Folquès (4) e Martim Costa (2).