Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Pouca sorte para os Leões

Por Sporting CP
11 Set, 2022

Derrota na Supertaça de andebol

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este domingo, a final da Supertaça contra o SL Benfica por 43-45 após dois prolongamentos.

Com muito calor no Pavilhão dos Desportos Carlos Pinhão, em Serpa, Ricardo Costa escolheu Leo Maciel, Francisco Tavares, Francisco Costa, Natán Suárez, Salvador Salvador, Josep Folqués e Jonas Tidemand para o sete inicial, sendo que foram os guarda-redes dos dois conjuntos a brilhar nos instantes iniciais.

O primeiro tento, apontado pelo SL Benfica, surgiu apenas aos quatro minutos, com Josep Folqués a empatar pouco depois. Golo cá, golo lá até aos 5-5, conseguido com um excelente lance de Francisco Costa.

As águias, no entanto, conseguiram um parcial favorável de 5-0, passando a estar a vencer por 5-10. O maior responsável foi Sergey Hernández, guardião benfiquista que estava a ser o melhor em campo.

Até ao intervalo, o Sporting CP não conseguiu reduzir o fosso, tendo chegado ao final da primeira parte a perder por 9-15.

Era preciso um bom arranque de segunda metade para ir atrás do resultado, mas foi o SL Benfica a entrar melhor e a chegar aos nove golos de diferença (9-18), com Sergey Hernández a continuar em destaque.

Depois de equilibrar o desafio, o Sporting CP começou a operar a recuperação a cerca de 15 minutos do fim. Com quatro golos consecutivos, apontados por Natán Suárez, Edmilson Araújo, Edy Silva e Martim Costa, e um livre de sete metros defendido por Leo Maciel, o marcador passou a assinalar 20-25.

Com Natán Suárez, Martim Costa e Francisco Tavares em clara evidência nesta fase, o emblema de Alvalade foi diminuindo, minuto após minuto, a desvantagem, obrigando o SL Benfica a pedir dois descontos de tempo - ambos sem efetos práticos. Pouco a pouco, a pressão foi ficando cada vez maior para os encarnados, que cederam aos 59 minutos: um golo de Martim Costa fez o 32-32.

Depois de ter estado a perder por nove golos, o Sporting CP fez o empate e o tempo regulamentar acabou com o 32-32, obrigando a realização do prolongamento.

Dividido em duas partes de cinco minutos, a primeira metade começou com um golo do SL Benfica, mas Martim Costa empatou de seguida. Depois, Salvador Salvador marcou e deu a primeira vantagem ao Sporting CP (34-33) em todo o dérbi. Ainda assim, foram as águias a ir para o intervalo na frente (34-35).

No segundo tempo, Martim Costa (duas vezes), Francisco Costa e Salvador Salvador facturaram, mas o empate prevaleceu com 38-38 e seguiu-se mais um prolongamento.

Neste, o SL Benfica acabou por ser mais forte e Sergey Hernández voltou a aparecer, acabando com as aspirações Leoninas em Serpa. No final do 80 minutos, o Sporting CP perdeu por 43-45 na final da Supertaça.

Com 11 golos, Martim Costa foi o principal artilheiro do encontro.

Sporting CP: Edy Silva (1), Edmilson Araújo (1), Francisco Costa (10), Natán Suárez (4), Jonas Tidemand, Patryk Walczak (1), Carlos Ruesga (1), Salvador Salvador [C] (4), Mamadou Gassama (1), Francisco Tavares (5), Manuel Gaspar [GR], Jens Schöngarth, Étienne Mocquais (1), Leo Maciel [GR], Josep Folqués (3) e Martim Costa (11).