Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Museu Sporting integra a Rede Portuguesa de Museus

Por Sporting CP
11 Set, 2022

É o primeiro museu de clube a entrar na associação

Cumprido recentemente o seu 18.º aniversário, o Museu Sporting recebeu mais uma boa notícia: desde a passada quarta-feira, o emblemático espaço Leonino tornou-se um dos mais recentes membros da Rede Portuguesa de Museus (RPM). Desta forma, o Museu Sporting tornou-se o primeiro museu de clubes a pertencer a esta associação, cuja credenciação consiste na avaliação e no reconhecimento oficial da qualidade técnica dos museus, tendo em vista a promoção do acesso à cultura e o enriquecimento do património cultural.

Composto por mais de uma centena e meia de espaços museológicos, a RPM é um sistema organizado de museus e um inquestionável símbolo de qualidade, de profissionalismo e de rigor na prática museológica. Esta rede baseia-se na adesão voluntária, configurada de forma progressiva e visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre os principais museus portugueses de Arte, Ciência, História, Cultura e Sociedade, entre os quais se encontra agora o Museu Sporting.

“Sendo o único museu de clubes a integrar a RPM, como acto voluntário de transparência, cidadania e responsabilidade social, torna-se por demais evidente o inquestionável papel do Sporting CP na sociedade portuguesa pelo serviço público que presta ao Desporto e à Cultura”, disse Isabel Victor, directora do Museu, ao Jornal Sporting, acrescentando: “No ano em que o Museu celebra 18 anos este é, sem dúvida, o maior reconhecimento público da sua maioridade”.

No mesmo despacho ministerial que credenciou o Museu Sporting, o Museu da Marinha, o Museu Municipal de Arqueologia de Silves e o Museu da Ciência e História Natural da Universidade de Coimbra também se tornaram membros da RPM.