Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leões de vento em popa vencem Académico de Viseu FC

Por Sporting CP
01 Abr, 2023

Equipa de andebol segue líder isolada do Campeonato e reforça boa fase

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal venceu este sábado o Académico de Viseu FC por 30-40, na jornada 19 do Campeonato Nacional, em partida realizada na cidade de Viriato, em Viseu.

Os Leões entraram determinados e nos primeiros minutos construíram uma vantagem que já andava entre os três e os quatro golos de diferença. Em excelente plano esteve por essa altura o lateral-direito cubano Ronaldo Almeida, com quatro golos apontados, fosse na meia distância, através do peso do braço canhoto muito forte, fosse em entradas aos seis metros, ou até numa finalização em habilidade, num remate de ‘rosca’. O Sporting CP sentiu o perigo e deu novo ‘safanão’ no marcador, com a entrada em jogo de Francisco Costa a fazer a diferença, para um resultado no final dos primeiros 30 minutos de 15-19.

No segundo tempo, os dados repetiram-se nos minutos iniciais. Entrada afirmativa da equipa Leonina, assente por exemplo nas finalizações do ponta Étienne Mocquais, que bem cedo marcou por duas vezes. A vantagem Sportinguista no marcador crescia, tal como o acerto nas acções ofensivas, pese embora o esforço do Académico de Viseu FC, que valorizava ao máximo o jogo com bons ataques, nos quais emergiram, entre outros, os Sportinguistas emprestados à equipa viseense – o pivô Eduardo Almeida e o ponta-esquerdo Benjamim João.

O Sporting CP teve sempre o controlo total do jogo e do marcador e geriu a bel-prazer as incidências, com uma gestão muito bem-conseguida do esforço que já tinha sido despendido na terça-feira, quando ultrapassou o CD Bidasoa por 34-28 na segunda mão dos oitavos-de-final da EHF European League.

Com golos para vários gostos e feitios, o Sporting CP foi fugindo gradualmente no marcador, com excelentes acções nas várias áreas do campo, nomeadamente na primeira linha, com Francisco Costa e Edmilson Araújo a marcarem consecutivamente, e nos contra-ataques, muitas vezes bem finalizados nas pontas com Francisco Tavares a marcar em bom ritmo – também certeiro nos 7 metros.

Foi, inclusivamente, Francisco Tavares a marcar o último golo da partida para o resultado final de 30-40 a favor do Sporting Clube de Portugal, que soma assim nova vitória no Campeonato e fecha a semana de forma perfeita, depois do sucesso europeu de terça-feira. Os Leões lideram isolados e comprovam a fase de confiança que atravessam, além de continuarem a colocar em prática excelentes momentos de andebol que permitem também a Ricardo Costa ensaiar diferentes soluções na primeira linha, por exemplo com a utilização em simultâneo de Francisco Costa e Ronaldo Almeida.    

Sporting CP: André Kristenen (GR) Francisco Tavares (9), Mamadou Gassama (2), Espen Vag (1), Salvador Salvador (1), Carlos Ruesga (1), Étienne Mocquais (3), Ronaldo Almeida (6), Josep Folquès (1), Martim Costa (2), Edy Silva (2), Edmilson Araújo (6), Francisco Costa (5), Patryk Walczak (1) e Leonel Maciel (GR).