Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Vitória expressiva frente ao lanterna-vermelha

Por Sporting CP
15 Abr, 2023

​Andebol bate GC Santo Tirso e consolida liderança isolada (35-27)

De regresso às provas nacionais, a equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o GC Santo Tirso por 35-27, este sábado, na 20.ª ronda do Campeonato Nacional. Com este triunfo, a turma de Ricardo Costa mantém-se invicta e líder isolada, agora com 58 pontos, mais um que o FC Porto, que é segundo, e dois que o SL Benfica, que é terceiro.

No dia em que Carlos Ruesga completou a marca redonda dos 300 jogos de Leão ao peito, feito pelo qual foi homenageado antes do encontro, os Leões tiveram pela frente o actual 14.º e último classificado, que chegou a este desafio ainda sem qualquer vitória conseguida na prova.

Disputada a um ritmo baixo, a partida arrancou com sinal mais para o Sporting CP, como seria de esperar. Mesmo apresentando alguns jogadores menos utilizados, os Leões começaram a fugir no marcador a partir do 5-4 e a meio da primeira parte já venciam por uns confortáveis 14-8.

Até ao descanso (22-13), o jogo teve pouca história. Perante as facilidades concedidas pelo adversário, o técnico Ricardo Costa colocou em campo o jovem ponta-esquerda de 19 anos Alexandre Santos, da equipa B, que cumpriu o segundo duelo ao serviço da equipa A esta época.

Na segunda parte, os visitantes marcaram os primeiros três golos e deram mostras de querer reentrar na partida, mas foi sol de pouca dura. Isto porque o Sporting CP voltou a entrar no ritmo e André Kristensen foi evitando maiores aproximações com várias defesas na baliza Leonina.

Já com 15 minutos disputados, a vantagem verde e branca era de 12 golos (30-18), o que deixava tudo praticamente decidido. Dito isto, até final os Leões limitaram-se a gerir a margem no placard e, apesar de terem visto o rival encurtar a diferença, confirmaram o triunfo por claros 35-27.

Destaque para Francisco Costa (nove golos) e Salvador Salvador (cinco), que foram os melhores marcadores da turma verde e branca.

Os Leões voltam a jogar na terça-feira, dia 18 de Abril, em casa dos franceses do Montpellier HB, em partida a contar para a segunda mão dos quartos-de-final da EHF European League.

Sporting CP: André Kristensen [GR], Francisco Tavares (4), Ronaldo Almeida (1), Espen Våg (1), Carlos Ruesga (3), Salvador Salvador [C] (5) e Josep Folqués (4); Leo Maciel [GR], Edy Silva (1), Francisco Costa (9), Natán Suárez, Patryk Walczak, Mamadou Gassama (2), Alexandre Santos (2) e Martim Costa (3).