Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Deslize cruel para os Leões

Por Sporting CP
13 maio, 2023

Sporting CP fez tudo para o resultado ser diferente

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este sábado, em casa do FC Porto por 30-29 na jornada 23 do Campeonato Nacional, numa partida que era apontada como um jogo fundamental nas contas do título.

O jogo começou praticamente com um livre de sete metros contra o FC Porto, por falta sobre Martim Costa aos seis metros. Chamado a converter, Francisco Costa inaugurou o marcador para os Leões. O FC Porto respondeu pelo lateral direito Thurin num duelo de parada e resposta e, depois de Salvador Salvador ter falhado após se isolar perante o guarda-redes portista, Natán Suárez, em nova entrada aos seis metros, fez o 1-2, mas Rui Silva, num remate em apoio, fez o 2-2.

Muito equilíbrio nos primeiros cinco, com Nikolaj Læsø a fazer o 3-2 e Francisco Costa, de seguida, a empatar. Folqués, de contra-ataque, fez o 3-4 e Thurin empatou a quatro de sete metros. Edy Silva deu nova vantagem aos Leões, com um golo no posto de pivô, para, de seguida, Kristensen defender um livre de sete metros de Thurin. 4-5 era o resultado já depois dos primeiros dez minutos de jogo.

Pouco depois, Francisco Costa marcava e dava a primeira vantagem de dois golos no jogo para uma equipa, com Rui Silva a reduzir de imediato. Folqués, numa entrada de ponta, deu nova vantagem aos Leões de dois golos, com Iturriza a reduzir novamente.

Perto do quarto de hora, uma transicção rápida Leonina seguida de um remate de Salvador Salvador deu o 6-8 ao Sporting CP. Com mais de metade da primeira parte, o equilíbrio continuava a ser a nova dominante, com o FC Porto a empatar após jogo passivo do Sporting CP, Martim Costa a dar nova vantagem Leonina e resposta imediata do FC Porto, por Rui Silva.

Francisco Costa marcou o 9-10 em nova entrada vistosa aos seis metros, Daymaro Salina empatou a dez golos e Fábio Magalhães deu a primeira vantagem aos azuis e brancos, ainda dentro dos 20 minutos. Francisco Tavares empatou, de imediato, a 11 golos, na posição de pivô.

Folqués foi excluído por dois minutos num remate que bateu na cabeça de Mitrevski e António Areia, ponta direito portista, fez o 12-11, com o nível de agressividade da defesa dos dragões a subir e Leo Maciel a fazer uma grande defesa aos seis metros. Na recarga a um remate de Francisco Costa à trave, Salvador Salvador fez o 12-12, com o FC Porto a saltar, de novo para a frente, logo a seguir.

A menos de cinco minutos para o intervalo, o FC Porto estava na frente por 13-12. Uma entrada aos seis metros de Francisco Costa, defendida por Mitrevski, levou logo de seguida à maior vantagem no marcador do lado dos da casa: 14-12 e pedido de pausa técnica do Sporting CP, logo a seguir. Ricardo Costa reagrupou as tropas e os Leões, a menos de dois minutos a meio para o final do primeiro tempo, reduziu a diferença por Francisco Tavares.

Salvador Salvador, de contra-ataque, após recuperação de bola de Espen Våg, fez o 14-14 e foi a vez de Magnus Andersson, treinador do FC Porto, pedir uma pausa técnica. Mas o Sporting CP voltou a sair melhor do desconto de tempo, com Espen Våg a recuperar novamente a bola e a entregar a Étienne Mocquais, que fez o 14-15. O FC Porto ainda empatou, num remate da primeira linha, mas a última palavra da primeira parte foi dada pelos Leões, com um golo de Francisco Tavares para o 15-16 com que terminaram os primeiros 30 minutos.

No segundo tempo, o FC Porto foi a primeira equipa a marcar, por Thurin. Um golo com remate em anca de Francisco Costa deu nova vantagem aos Leões, ampliada por novo golo do camisola 6, desta em contra-ataque, para o 16-18. Iturriza, num ressalto que caiu nas mãos do pivô, fez o 17-18, com Salvador Salvador a aumentar para 17-19.

Edy Silva, aos seis metros e após grande passe, fez o 18-20. Perto dos nove minutos da segunda parte, o Sporting CP chegou a uma vantagem de três golos através de mais uma meia distância de Salvador Salvador, com o FC Porto e reduzir para dois golos a distância e logo a seguir, num livre de sete metros de Thurin, a encurtar a desvantagem para um golo (20-21). Uma entrada de Martim Costa aos seis metros fez o 20-22 para os Leões.

Rui Silva, num remate em apoio, fez o 21-22 e um roubo de bola de Salvador Salvador deu o 21-23, com o capitão a atirar para a baliza deserta. Pedro Cruz reduziu novamente a diferença para um golo. O jogo entrava na segunda metade da segunda parte, mas, antes disso, foi pedido um desconto de tempo.

Edy Silva, num magnífico golo, com a mão esquerda. Fez o 22-24, já dentro dos últimos 15 minutos da partida. Pedro Cruz fez, para o FC Porto, o 23-24, antes de Francisco Costa sofrer uma falta duríssima de Daynaro Salina sem a devida sanção disciplinar. Um lance que levou o lateral-direito Leonino ao chão. À segunda falta grosseira sobre Francisco Costa, foram aplicados dois minutos ao pivô portista.

Apesar da superioridade numérica, Gassama falhou um remate de ponta e o FC Porto teve, de seguida, um livre de sete metros que originou empate a 24 golos. Francisco Costa sofria faltas duríssimas umas atrás de outras, com o jogo quase a entrar nos últimos dez minutos e um extremo equilíbrio na partida.

Mais uma vez com mais um jogador, novo desperdício da ponta, com Francisco Tavares a não concretizar, complicava as contas do Leão, pois o FC Porto tinha bola para ficar à frente no marcador. Emergia o guarda-redes portista, Frandsen, com nova defesa a remate sem oposição de Salvador Salvador.

Um grande golo em entrada aos seis metros de Francisco Costa deu o 24-25 para o Sporting CP e, logo a seguir, o FC Porto teve um livre de sete meros, com Thurin a voltar a empatar, agora a 25 golos. Faltavam sete minutos e meio para o final e Martim Costa fez o 25-26. Leonel Fernandes empatou a 26 golos num remate de ponta e Daynaro Salina deu o 27-26, com Francisco Tavares a responder, de imediato, para o 27-27.

António Areia apontou 28-27 e, depois, um remate de ponta de Étienne Mocquais foi defendido por Frandsen. O FC Porto marcou, novamente, pelo ponta António Areia, para o 29-27 e Ricardo Costa, treinador Leonino, pediu um desconto de tempo, houve uma falta que levou Francisco Costa para um livre de sete metros, convertido na recarga pelo canhoto, para o 29-28.

Faltava apenas um minuto para o jogo terminar, muita incerteza, mas Rui Silva deu uma vantagem de dois golos ao FC Porto com cerca de dez segundos para o final. Martim Costa ainda reduziu para os números finais de 30-29, num jogo em que o Sporting CP fez de tudo para registar um resultado bem diferente, mas algumas falhas aos seis metros acabaram por ser decisivas no desfecho.

Sporting CP: Edy Silva (3), Edmilson Araújo, Francisco Costa (8), Natán Suárez (1), Carlos Ruesga, Salvador Salvador [C] (6), Espen Våg, Mamadou Gassama, Andrè Kristensen [GR], Francisco Tavares (4), Étienne Mocquais (1), Leo Maciel [GR], Ronaldo Almeida, Josep Folqués (2) e Martim Costa (4).