Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Sporting CP na final da Supertaça

Por Sporting CP
16 Dez, 2023

​Leões vencem FC Porto com golo de Martim Costa a dois segundos do fim (35-34)

A equipa principal de andebol do Sporting CP apurou-se este sábado para a final da Supertaça, após vencer o FC Porto por 35-34, com o último golo da partida a ser apontado por Martim Costa a dois segundos do final, quando o resultado registava uma igualdade a 34 golos. 
 
Martim Costa encheu-se de fé, no último ataque da equipa Leonina já dentro dos 15 segundo finais, e com um remate de primeira linha bateu Mitrevski, levando ao delírio o muito público Sportinguista presente no Pavilhão Municipal de Santo Tirso. Na final, marcada para este domingo, a partir das 18h00, o Sporting CP vai defrontar o SL Benfica. 
 
Foi um jogo com início difícil para a equipa Leonina, sobretudo pela inspiração inicial de Pedro Valdés, lateral-esquerdo do FC Porto que entrou com muito acerto nos remates de primeira linha. Mas o Sporting CP nunca ficou muito atrás no marcador e, na fase inicial, emergiu a enorme capacidade do lateral-direito Leonino Francisco Costa, Kiko como é conhecido, que marcou muitos golos em penetrações aos seis metros e nos livres de sete metros. O jogo esteve sempre marcado pela tónica do equilíbrio nos 15 minutos iniciais, embora o FC Porto também criasse dificuldades ao Sporting CP através da ligação com o pivô Daynaro Salina. 
 
O Sporting CP foi conseguindo corrigir e à entrada para os 20 minutos empatou a onze golos através de Jan Gurri, e com Kristensen em muito bom nível a travar remates do FC Porto. Depois, a equipa Leonina passou para a frente com um golo de Orri Þorkelsson já dentro dos dez minutos finais. Foi com base no acerto defensivo que a equipa de Ricardo Costa embalou para um excelente final de primeira parte, com muito bons contra-ataques que pareceram de finalização fácil, mas estiverem suportados na enorme capacidade defensiva do conjunto verde e branco. Ao intervalo, o Sporting CP estava na frente por 19-16, com Kristensen a brilhar na baliza. 
 
No segundo tempo, o Sporting CP entrou de forma muito forte e de 19-16 passou para 23-16, com Martim Costa e, sobretudo o islandês Orri Þorkelsson, a darem espectáculo no contra-ataque. Com mais de cinco minutos do segundo tempo, o Sporting CP tinha o jogo controlado na distância de quatro e cinco golos de vantagem, com o FC Porto a carregar no jogo ofensivo e golos pelo central Rui Silva.
 
O FC Porto aproximou-se a 26-24 com a conversão de um livre de sete metros por António Areia, à qual se seguiu uma deslumbrante combinação de jogo aéreo entre Martim e Kiko Costa, finalizada pelo canhoto Leonino. Com pouco mais de metade do segundo tempo, um golo de ponta de Pedro Portela deixava o Sporting CP com cinco de vantagem (aos 30-25), mas o FC Porto teve uma reacção forte, suportada em boas defesas de Mitrevski em entradas aos seis metros de jogadores Leoninos. Gradualmente, o FC Porto foi reduzindo diferenças, até se colocar a um golo do Sporting CP, nos 33-32 e depois a empatar a 33 golos. Golo cá, golo lá, houve empate aos 34, com algum azar à mistura de Leo Maciel, que foi batido numa recarga já dentro dos 15 segundos finais.
 
O empate a 34 ‘ameaçava’ prolongamento, mas a equipa Leonina, também muito apoiada nas bancadas do Pavilhão de Santo Tirso por um grande número de adeptos Sportinguistas, encontrou ainda arte, engenho e força para um último golo de Martim Costa na meia distância, num remate que ilustra a capacidade do conjunto de Ricardo Costa de lutar até ao último segundo, num jogo que foi um hino ao andebol e que os Leões fizeram por merecer ganhar. O resultado deu, por isso, justiça a uma excelente exibição da equipa verde e branca. 
 
Sporting CP: Sporting CP: Leo Maciel [GR], Edney Silva (1), Martim Costa (9), Francisco Costa (12), Salvador Salvador [C] [2], Jan Gurri [2], Christian Moga , Pedro Portela (1), Natán Suárez [1], Étienne Mocquais, João Gomes, Espen Våg, Orri Þorkelsson [5], Gassama [2], Andre Kristensen [GR].