Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

André Kristensen continua de Leão ao peito

Por Sporting CP
24 Jan, 2024

Guarda-redes norueguês renova ligação ao Sporting CP

O Sporting Clube de Portugal renovou a ligação a André Kristensen, guarda-redes da equipa de andebol.

Com 23 anos, o norueguês chegou ao emblema de Alvalade a meio da temporada passada proveniente do Drammen HK, do seu país natal, e tem crescido de Leão ao peito.

Nas primeiras palavras depois de prolongar o vínculo, André Kristensen garantiu que o período passado em Lisboa e no Sporting CP "tem sido fantástico desde o início".

"Adaptei-me bem, gosto da cidade, dos meus colegas e dos adeptos. Tenho apreciado bastante. Foi um grande passo para mim, mas estou feliz e aproveito a vida aqui. (...) Sinto-me em casa. A equipa tem sido muito boa comigo, ajuda-me bastante. É como uma grande família", começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos.

Sobre a renovação, cuja oficialização contou com a presença de Miguel Afonso, membro do Conselho Directivo, e Carlos Carneiro, coordenador do andebol, o atleta não escondeu a felicidade: "Agradeço muito e deixa-me confortável ter esta confiança. Faz-me acreditar ainda mais em mim mesmo e continuar neste clube é muito bom para o meu desenvolvimento enquanto jogador de andebol e também como pessoa".

Depois de assegurar que está "melhor em vários aspectos" desde que se mudou para o Sporting CP, André Kristensen admitiu que, ao início, "foi uma grande diferença porque o andebol e a liga são muito diferentes" sendo "o próprio jogo outro quando comparado com aquilo a que estava habituado na Escandinávia".

"Precisei de algum tempo para me habituar, mas sinto que dei vários passos em frente na minha carreira de guarda-redes. Estou no sítio certo para continuar a crescer e tornar-me naquilo que quero. Treino com grandes atletas e tenho muitos jogos a um nível muito alto", referiu.

Já tendo conquistado uma Taça de Portugal e uma Supertaça ao serviço do Sporting CP, o nórdico pretende adicionar mais troféus ao palmarés já em 2023/2024.

"Fizemos uma primeira metade da temporada muito boa e estamos numa boa posição para continuar a crescer. Se continuarmos a jogar assim, temos uma boa chance de continuar a ganhar títulos. Temos um grupo muito bom, com muito potencial. Todos queremos crescer enquanto equipa", afirmou.

Por fim, André Kristensen dirigiu-se aos Sportinguistas: "Gosto muito dos adeptos. Não estava habituado a este tipo de adeptos na Noruega e gosto mesmo muito. Os Sportinguistas vêm a todos os nossos jogos e apoiam-nos bastante. Vou tentar falar melhor português para tentar entender melhor o que eles dizem, mas acho que tenho uma boa relação com eles".

Carlos Carneiro também falou à margem da renovação, que considerou ser "um bom momento": "O André tem muito mérito e está a confirmar toda a informação que tínhamos reunido sobre ele, tanto a nível técnico como extra-andebol. É um atleta que se dedica ao Clube todos os dias, demonstra muita vontade de cá estar e também gratidão. Tem crescido muito, tem-nos dado muita confiança e estamos convencidos de que estamos perante um jogador que vai estar no topo do andebol europeu. Para nós, é uma felicidade muito grande ter um atleta com grande margem de progressão e com um rendimento já tão bom. Estamos muito contentes".

O coordenador da modalidade Sportinguista falou ainda sobre a importância que a secção tem dado aos jovens talentos.

"O nosso objectivo é crescer com os jovens atletas. Temo-lo conseguido fazer e temos dado todas as condições para isso. Há sempre um risco, uma vez que o andebol está muito evoluído e tem ligas muito fortes com muito dinheiro envolvido. Sabemos que, a dada altura, não temos capacidade para segurar os melhores jogadores. Por isso, temos de trabalhar na antecipação com os jovens atletas para os manter aqui o máximo de tempo possível. A juntar a isso, queremos atletas com grande talento e conquistar títulos. É um desafio muito grande, mas temos conseguido e potenciado muito os atletas, que estão na mira dos grandes clubes europeus", explicou.