Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Regresso a todo o gás rumo aos ‘oitavos’ da Taça de Portugal

Por Sporting CP
03 Fev, 2024

Leões não deram hipótese na estreia frente ao AC Fafe (14-42)

Mais de um mês depois, devido à realização do Campeonato da Europa da modalidade, a equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal regressou à acção da melhor maneira. Em estreia nesta edição da Taça de Portugal, os Leões de Ricardo Costa carimbaram, este sábado, a passagem aos oitavos-de-final ao terem visitado e vencido o AC Fafe, da II Divisão, por 14-42 no jogo dos 16-avos-de-final.

Este primeiro passo em frente na Taça de Portugal, às custas do segundo classificado da zona 1 da II Divisão, significou ainda a décima vitória consecutiva dos Leões, que não facilitaram em Fafe, contando com Etienne Mocquais em bom plano (sete golos) e dois jovens na ficha de jogo - Pedro Velasco (ponta) e Rafael Vasconcelos (lateral), ambos de 16 anos, disputaram minutos e marcaram.

Logo no arranque, dois golos do capitão Salvador Salvador viraram o resultado a favor do Sporting CP e nunca mais essa liderança mudou de mãos. Jan Gurri, de imediato, aumentou a vantagem e a seguir apareceu um inspirado Etienne Mocquais na ponta para acentuar as diferenças (5-9) – andebolista francês acabou primeira parte com cinco golos.

Bem cedo na primeira parte, com Martim Costa também em destaque (quatro golos), o conjunto de Ricardo Costa impôs-se com naturalidade e graças a um parcial de 0-5 atingiu um expressivo 6-15, antes de Christian Moga colocar em dez golos a diferença no resultado (7-17).

Ao intervalo, os Leões já venciam por 9-19, ficando rapidamente em excelente posição para garantir a passagem à próxima ronda da Taça de Portugal. E logo no reatamento reforçaram as intenções com uma nova demonstração de força, multiplicando a vantagem de 9-21 para 11-29, cada vez mais inalcançável para o conjunto fafense.

Até ao fim, o jogo e a eliminatória já não tiveram história, com o Sporting CP a gerir e, sobretudo, a dilatar de forma constante o resultado, fixando margens para lá dos 20 pontos de diferença (14-40). Nesta recta final, nota para os minutos disputados pelos jovens Pedro Velasco e Rafael Vasconcelos, que marcaram dois e três golos, respectivamente.

Sentenciado o 14-42 final, o Sporting CP carimbou o seu lugar nos ‘oitavos’ da Taça de Portugal, prova que conquistou as últimas duas edições. Agora, segue-se o regresso Leonino ao campeonato e ao Pavilhão João Rocha, devido a inversão da jornada, para defrontar o Vitória FC.

Sporting CP: Edy Silva (1), Pedro Portela (2), Kiko Costa (3), Natán Suárez (2), Jan Gurri (4), Salvador Salvador (2), Espen Våg, Mamadou Gassama (6), Andre Kristensen [GR], João Gomes (5), Etienne Mocquais (7), Pedro Velasco (2), Leonel Maciel [GR], Christian Moga (1), Martim Costa (4), Rafael Vasconcelos (3).