Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto EHF

Vitória histórica na Alemanha vale subida à liderança do grupo

Por Sporting CP
20 Fev, 2024

Segunda parte de luxo deu a volta ao poderoso Füchse Berlin (31-32)

De volta ao palco europeu, a equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu os alemães do Füchse Berlin por 31-32, esta terça-feira, na segunda jornada do grupo IV da ronda principal da EHF European League.

Os Leões de Ricardo Costa voltaram a fazer História e fizeram o que ainda não tinha sido feito esta época: impuseram a primeira derrota ao actual líder da liga alemã em sua casa, que estava também invicto nesta edição da prova europeia, da qual é o campeão em título. O emblema da capital germânica ainda só tinha duas derrotas em 2023/2024, uma na final do Mundial de Clubes e outra na sua liga.

Para conseguir esse feito no imponente Max-Schmeling-Halle, o Sporting CP deu uma demonstração cabal de qualidade na segunda parte - onde Leo Maciel brilhou e o ataque se reencontrou - depois de recuperar de uma desvantagem de seis golos ao intervalo (19-13). Com 12 golos marcados e uma mão que não tremeu nos momentos decisivos, Martim Costa voltou a ser determinante e destacou-se como o melhor marcador do encontro. Agora, a equipa verde e branca soma seis pontos e 'cola-se' ao Füchse Berlin na liderança conjunta do grupo.

Desde o início, Martim e Kiko Costa foram dando ‘asas’ à turma de Alvalade no ataque, marcando todos os golos Leoninos nos primeiros dez minutos para impedir que o Füchse Berlin descolasse cedo no resultado (5-5). Contudo, foi depois de o camisola 6 verde e branco ter falhado um livre de sete metros que a formação alemã conseguiu, inicialmente, a primeira vantagem de três golos (9-6), a qual viria a ampliar rapidamente graças à eficácia mostrada - contrariamente ao Sporting CP, mais errático - numa fase de transições (12-7).

Já com novas peças em campo do lado verde e branco, Orri Þorkelsson entrou para logo para marcar e Leo Maciel para fazer a primeira defesa, mas o Sporting CP não conseguiu capitalizar a sequência para reduzir a desvantagem – Jan Gurri atirou por cima. Além das dificuldades ofensivas dos Leões, seguiu-se a exclusão de Edy Silva e o Füchse Berlin, de forma impiedosa, também aproveitou a superioridade numérica para chegar ao 17-11.

Antes do intervalo, Gurri ainda afinou a sua pontaria com dois tiros certeiros, porém no fim dos primeiros 30 minutos a diferença entre os dois emblemas continuou a ser de seis golos (19-13) – Mathias Gidsel e Tim Freihöfer, com seis tentos cada, revelaram-se grandes dores de cabeça para a defesa do Sporting CP.

Já na segunda parte, a reentrada verde e branca dificilmente podia ter sido melhor. Apostados em reentrar na discussão do jogo, os Leões de Ricardo Costa cresceram no momento defensivo - com o valioso contributo de Leo Maciel na baliza (três defesas seguidas) - e Kiko Costa, Þorkelsson, Natán Suárez e Martim Costa deram a sequência condizente no ataque, encadeando um parcial de 0-5 em pouco mais de sete minutos de luxo para deixar tudo em aberto de novo (20-19).

Pouco depois, aproveitando uma fase de superioridade numérica, o Sporting CP ainda conseguiu o empate (21-21) com um golo fácil de Martim Costa na baliza alemã deserta, contudo a pronta reacção do potente Füchse Berlin fez o 23-21 e manteve os Leões na perseguição, mas agora por pouco tempo.

Foi à passagem dos 45 minutos que se inverteram finalmente os papéis, mesmo com a formação verde e branca com menos um – exclusão de Edmilson Araújo. Leo Maciel emergiu entre os postes com três defesas seguidas - uma num livre de sete metros -, a eficácia de Martim Costa, quando mais se precisava, apareceu para virar o resultado e Þorkelsson, num livre de sete metros, fixou de imediato um meritório 24-26.

Foi enorme a resposta dos Leões na segunda parte, mas no Max-Schmeling-Halle tudo se iria decidir perto do fim: empate a 26 à entrada para os últimos dez minutos – fase em que Mijajlo Marsenic viu o cartão vermelho. Embora com as duas equipas a par e passo no marcador, as lideranças – mínimas – no marcador foram sempre Leoninas e nada mudaria isso até ao soar da buzina.

A dois minutos do fim, um golo de Martim Costa – em grande nesta recta final – fez um prometedor 29-31, mas o Füchse Berlin chegaria ao empate já dentro do último minuto (31-31). No entanto, tantas vezes depois de os Leões terem sido castigados nestes momentos decisivos, desta vez não foi assim.

Mais uma vez, Martim Costa, agora a finalizar com classe desde a ponta, obrigou os alemães a um tudo por tudo em menos de dez segundos, porém já nada impediu a grande vitória verde e branca por 31-32 na Alemanha.

Confirmada esta verdadeira façanha, o andebol do Sporting CP saiu de casa de uma das melhores equipas do mundo com a sua 15.ª vitória consecutiva e com licença para continuar a sonhar na Europa do andebol, onde voltaram a ser enormes com os grandes.

No fim-de-semana segue-se o regresso ao campeonato com a visita ao FC Gaia e, depois, o Pavilhão João Rocha será o palco do reencontro com o Füchse Berlin.

Sporting CP: Edy Silva (2), Pedro Portela, Edmilson Araújo, Kiko Costa (7), Natán Suárez (5), Jan Gurri (2), Salvador Salvador, Espen Våg, Orri Þorkelsson (4), Mamadou Gassama, João Gomes, Etienne Mocquais, Christian Moga, Martim Costa (12)