Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Campeões Nacionais de andebol!

Por Sporting CP
25 maio, 2024

Leões vencem o título pela 22.ª vez

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal sagrou-se, este sábado, Campeã Nacional, arrecadando o título pela 22.ª vez na sua história.

Os Leões receberam e bateram o FC Porto por 35-33 na sexta e última jornada da fase final do Campeonato Nacional, confirmando assim o primeiro lugar na prova e a conquista do segundo troféu da temporada - depois da Supertaça.

Com um Pavilhão João Rocha cheio, com lotação esgotada e uma atmosfera electrizante, o emblema de Alvalade começou a defender e Ricardo Costa apostou em Leo Maciel, Mamadou Gassama, Kiko Costa, Edy Silva, Salvador Salvador, Edmilson Araújo e Natán Suárez para o sete inicial.

O primeiro golo foi do FC Porto, mas Martim Costa empatou de seguida. Logo nos primeiros instantes, deu para entender que o jogo ia ser tenso e com temperatura bem elevada, tanto que Daymaro Salina, dos dragões, foi expulso quando ainda não estavam decorridos cinco minutos completos.

Prevaleceu o equilíbrio, com Salvador Salvador a começar a abrir o livro, enquanto Luís Neto e Daniel Bragança, jogadores da equipa principal de futebol, apoiavam nas bancadas. O FC Porto continuava agressivo e até, por vezes, violento, mas o Sporting CP não se deixou afectar e foi segurando várias vezes o empate. Aos 16 minutos, Mamadou Gassama apontou o 9-8 e colocou, pela primeira vez, a turma verde e branco na frente do marcador.

A partir daí, o Sporting CP foi crescendo até ao intervalo. Martim Costa, Salvador Salvador e Kiko Costa facturaram, Edy Silva, Jan Gurri e Pedro Portela também e a diferença, ao intervalo, já estava nos cinco golos.

Em grande destaque estava o capitão Salvador Salvador, autor de seis tentos e de uma tremenda exibição.

A entrada no segundo tempo parecia ter sido boa, novamente com Salvador Salvador de mão quente e também com João Gomes a marcar, mas o FC Porto reduziu a desvantagem de sete golos (21-14) para apenas três (21-18), o que podia ter desmotivado os visitados.

Contudo, isso não aconteceu e o Sporting CP voltou à carga com Martim Costa a liderar o ataque e André Kristensen a brilhar entre os postes. Com 25-20, Leo Maciel entrou para um livre de sete metros e… defendeu, levando o Pavilhão João Rocha ao rubro.

Edy Silva, Orri Þorkelsson, Martim Costa, Natán Suárez e Jan Gurri marcaram e a vantagem parecia sólida para o Sporting CP, mas o FC Porto voltou a aproximar-se (31-28) já nos dez minutos finais, levando a emoção até ao último segundo.

Sem Salvador Salvador, que se lesionou já perto da última buzina, os Leões agarraram-se com unhas e dentes à vantagem, com a vitória no clássico e no Campeonato Nacional a ficar selada no último minuto, quando Natán Suárez fechou as contas em 35-33.

Rebentou a festa no Pavilhão João Rocha, com o Sporting CP a sagrar-se Campeão Nacional pela 22.ª vez e a levantar o troféu com milhares de Sportinguistas nas bancadas.

A temporada ainda não terminou e o Sporting CP vai ainda lutar pela Taça de Portugal, cuja final four se realiza no próximo fim-de-semana em Viseu.

Sporting CP: Edy Silva (5), Pedro Portela (1), Edmilson Araújo, Kiko Costa (1), Natán Suárez (3), Jan Gurri (3), Salvador Salvador [C] (9), Espen Våg, Orri Þorkelsson (3), Mamadou Gassama (2), André Kristensen [GR], João Gomes (1), Étienne Mocquais, Leo Maciel [GR], Christian Moga e Martim Costa (7).