Rugido incontestável
16 Nov, 2025
Andebol com triunfo folgado sobre a AA Águas Santas
A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este domingo, a AA Águas Santas por 38-21 na 11.ª jornada da primeira fase do Campeonato Nacional.
O triunfo nunca esteve em risco e a seriedade e competência do grupo foram evidentes contra o, à entrada para esta ronda, quarto classificado da prova.
Ainda antes do início do encontro, Pedro Portela - hoje jogador da AA Águas Santas - foi homenageado pelo emblema de Alvalade, tendo recebido das mãos de Miguel Afonso, membro do Conselho Directivo, e de Salvador Salvador, capitão, uma camisola. O internacional português foi muito aplaudido e ovacionado pelos presentes no Pavilhão João Rocha.

Começado o desafio, o Sporting CP iniciou a defender com André Kristensen, Carlos Álvarez, Kiko Costa, Christian Moga, Salvador Salvador, Jan Gurri e Diogo Branquinho, entrando Víctor Romero e Filipe Monteiro para o ataque. O favoritismo dos Bicampeões Nacionais foi justificado, uma vez que a superioridade foi clara desde bem cedo.
Kiko Costa inaugurou o marcador e tanto Jan Gurri como Orri Þorkelsson ou Carlos Álvarez facturaram nos instantes iniciais. Na baliza, André Kristensen foi realizando algumas defesas e aos 8' o marcador já assinalava 6-3.
A defender bem, conseguindo várias transições rápidas, e eficaz no ataque o Sporting C continuou por cima, agora com Filipe Monteiro, Diogo Branquinho ou Emil Berlin a aparecerem.
O resultado, esse, foi-se avolumando com naturalidade e os golos de Martim Costa e Emil Berlin ditaram o 17-9 com 30 minutos jogados. Apesar de ainda não estar resolvido, o jogo ia para o segundo tempo com uma confortável diferença de oito tentos a favorecer o conjunto de Ricardo Costa.

A situação ficou ainda mais tranquila com os primeiros dez minutos da segunda parte, em que o Sporting CP conseguiu deixar a AA Águas Santas ainda mais longe por intermédio dos golos de Martim Costa, Natán Suárez, Carlos Álvarez, Salvador Salvador ou Orri Þorkelsson (24-13 aos 40').
Agora com Mohamed Ali na baliza, o Sporting CP até sofreu algumas exclusões, mas a inferioridade pareceu não afectar ou, pelo menos, não permitiu a aproximação dos forasteiros.
Entre dois jogos europeus de elevada dificuldade, a turma verde e branca tinha noção da importância de não relaxar e causar um final de encontro mais tenso. Nesse sentido, continuaram em boa forma Martim Costa, Natán Suárez, Emil Berlin, Jan Gurri e Carlos Álvarez (autor de uma grande exibição), enquanto Mohamed Ali também apareceu em alguns momentos.

Apesar do ritmo mais baixo de parte a parte, os dez minutos finais jogaram-se da mesma forma, com quase dois golos do Sporting CP para cada um da AA Águas Santas. Destaque para o bom movimento de Carlos Álvarez no 32-18, as 52', e ainda para a boa aparição de Pedro Martínez no ataque para o 35-21, aos 57'.
O marcador ficou fechado bem perto da buzina final, com Diogo Branquinho a apontar o 38-21. Com seis golos cada um, Carlos Álvarez e Jan Gurri foram os melhores marcadores, juntamente com Gabriel Conceição, da AA Águas Santas.
Os Leões voltam a jogar esta quinta-feira, visitando os alemães do Füchse Berlin para a EHF Champions League.
Sporting CP: Edy Silva, Emil Berlin (4), Carlos Álvarez (6), Kiko Costa (1), Natán Suárez (3), Jan Gurri (6), Pedro Martínez (1), Salvador Salvador [C] (1), Orri Þorkelsson (4), André Kristensen [GR], Diogo Branquinho (3), Filipe Monteiro (2), Christian Moga, Martim Costa (5), Mohamed Ali [GR] e Víctor Romero (2).