Segue invicto o Leão
22 Fev, 2026
Andebol venceu a AA Avanca por 30-40
A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu a AA Avanca por 30-40, este domingo ao final da tarde, em jogo a contar para a 20.ª jornada da fase regular do campeonato. Os Leões de Ricardo Costa continuam assim a escrever a sua caminhada no campeonato de forma firme e sem desvios, com mais uma exibição colectiva séria e competente do primeiro ao último minuto.
O encontro em Avanca começou, porém, equilibrado, com diferenças curtas no marcador e sem que o conjunto verde e branco conseguisse impor de imediato o compasso e ritmo desejados.
A vencer por 7-10 aos dez minutos, o Sporting CP procurava soluções através da rotação e de um ataque paciente, enquanto o AA Avanca respondia com boa réplica, impedindo uma fuga prematura no marcador. A marcar um golo por minuto, a vantagem verde e branca era construída com esforço e sem espaço para relaxamentos.
A tentar contrariar a cadência morna e equilibrada, o Sporting CP começou a espaçar a diferença. Martim Costa, aos 18 minutos, fixou o 11-17 e deu o mote para um período em que a vantagem foi crescendo de forma progressiva. Ainda assim, o AA Avanca mantinha-se competitivo, como demonstrava o 13-19 aos 20 minutos, altura em que Natan Suárez colocou os Leões nas duas dezenas de golos.
Com o aproximar do intervalo, a eficácia ofensiva e a solidez defensiva permitiram ao Sporting CP cavar um fosso mais confortável. Com Mohamed Aly a fechar a baliza e Carlos Álvarez e Natan Suárez a apontar seis golos cada, a equipa chegou ao descanso a vencer por onze golos de diferença (16-27).
A segunda parte demorou a ganhar ritmo ofensivo e o primeiro golo surgiu apenas aos 32 minutos, por Mamadou Gassama, que quebrou um breve período de ineficácia e fixou o 16-28.
Pouco depois, aos 35 minutos, o Sporting CP atingia a marca dos 30 golos (17-30), com muito tempo ainda por jogar e o controlo total das operações. André Kristensen assumiu a baliza e a equipa verde e branca continuou a circular a bola com critério, pausando o ritmo e gerindo o esforço, como ilustrava o 19-31 aos 40 minutos.
A AA Avanca ainda reduziu distâncias, chegando ao 23-33 aos 45 minutos, mas o domínio visitante nunca esteve verdadeiramente em causa: com André Kristensen em evidência entre os postes, o Sporting CP voltou a ultrapassar a barreira dos dez golos de diferença, atingindo o 25-39 aos 52 minutos.
Num jogo onde também o jovem Tiago Dias teve oportunidade de somar minutos, os Leões evidenciaram uma vez mais a profundidade do plantel. Até ao apito final, e mesmo com o guardião da casa em destaque, o Sporting CP geriu a vantagem com maturidade e competência, venceu o encontro por 30-40 e prolongou a invencibilidade na competição. Segue-se agora novo desafio europeu, com a recepção ao Aalborg Handbold marcada para 26 de Fevereiro.
Sporting CP: Edy Silva (2), Emil Berlin (5), Carlos Álvarez (6), Natán Suárez (6), Jan Gurri (5), Pedro Martínez, Orri Thorkelsson (3), Mamadou Gassama (1), André Kristensen [C], Diogo Branquinho (3), Filipe Monteiro, Christian Moga (1), Tiago Dias (2), Martim Costa (5), Mohamed Aly [GR], Victor Romero. Treinador: Ricardo Costa.