Reacções dos vencedores da Taça de Portugal
22 Fev, 2026
Equipa técnica e jogadores de basquetebol falaram à Sporting TV
No final da conquista da Taça de Portugal por parte da equipa masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal, que bateu o FC Porto por 84-86 este domingo em Albufeira, Luís Magalhães e os jogadores reagiram em declarações à Sporting TV.
Luís Magalhães (treinador)
"É uma Taça de Portugal para o nosso Museu e esperamos, em breve, poder levá-la ao presidente [Frederico Varandas], que merece e tem feito um excelente trabalho no Sporting CP.
Uma equipa toda nova, malta jovem, a lutar e com a alma do Sporting CP, sem desculpas quando perdemos e sem bicos de pés quando ganhamos. É uma equipa fabulosa, que trabalha muito. São excelentes profissionais, nunca viram a cara à luta. Mesmo em viagens nas competições europeias que desgastam muito, todos descansam e recuperam com cuidado. Para esta final four, tivemos uma semana limpa que nos permitiu preparar melhor os jogos e procurar o sucesso. Estava à espera de ganhar mais à vontade porque a equipa merecia, mas o FC Porto tem excelentes jogadores e é muito bem orientada. Dificultou muito, mas valorizou a nossa vitória"
Ivan Kostourkov (treinador-adjunto)
"Em primeiro lugar, envio um abraço para o nosso dirigente António José Coelho, que está em casa e vai ser operado em breve. Desde que chegou, trabalhou muito para este momento e dedico-lhe esta vitória.
Esta é a minha terceira Taça de Portugal com o Sporting CP e estamos muito felizes. Passámos por um período sem troféus e, fruto do trabalho da Direcção, dos treinadores e da equipa, voltámos a conquistar.
O FC Porto começou mal a época, mas trouxe novos jogadores e tem valor. É uma equipa difícil que nos ganhou há poucas semanas no nosso pavilhão, mas hoje fomos fortes e inteligentes e conseguimos ganhar o troféu. Estão todos de parabéns."

Diogo Ventura
"Foram dois anos e meio muito complicados, com épocas que não foram positivas. Aprendi que, no Sporting CP, os altos e baixos são para se viver e temos de estar preparados para trabalhar mais, nunca desistir. Quero acreditar que é um ponto de viragem. Conseguimos, finalmente, um troféu para o nosso Museu e estou muito contente.
Para mim, foi como se fosse a primeira. Parecia que tinha um grande peso em cima dos ombros e que o tirei de cima, mas não vamos relaxar. Vamos trabalhar, ainda faltam a Taça Hugo dos Santos e a Liga. Vai ser extremamente difícil e precisamos do apoio dos Sportinguistas. Só assim será possível.
Temos um balneário muito bom. Os jogadores são muito trabalhadores e já entenderam o clube onde jogam, um clube enorme, com muitos adeptos e responsabilidade. Eles sentem isso. Ganhámos a final, mas não fizemos um jogo assim tão bom, mas foi como diz Rui Borges: quando falta o talento, que venha a atitude. Hoje foi um pouco assim."
João Fernandes
"Foi um jogo intenso. A equipa estava pronta para este momento. Treinámos muito para estar aqui e sabíamos que era uma Taça de Portugal importante para o Clube. Aproveitámos a oportunidade e vamos levar o troféu para casa. É um grupo novo, apesar da experiência do treinador Magalhães nestes momentos. Conseguiu juntar um grupo unido, que luta e quer mais. É o início e esta Taça de Portugal deixa-nos mais prontos para a Taça Hugo dos Santos e para a Liga. Estamos aqui para lutar, continuar a representar o Sporting CP da melhor maneira e trazer títulos para o Clube."
Maleeck Harden-Hayes
"Trabalhámos muito ao longo da época para este momento. Estivemos com energia hoje. Sabíamos que seria uma batalha dura e continuámos a lutar, é isso que este grupo faz. Adoro esta equipa e o Clube. Sinto-me em família no Sporting CP e temos mais troféus pela frente. O trabalho não está concluído."

Claude Robinson
"É um sonho tornado realidade. Vir para o Sporting CP já foi muito bom e vencer o meu primeiro troféu é surreal. Espero ganhar mais. Estou muito feliz. O FC Porto é uma equipa muito boa, foi muito equilibrado. Estivemos juntos, jogámos de forma colectiva, confiámos uns nos outros e conseguimos a vitória. Vamos procurar ganhar as próximas competições."
André Cruz
"É um sentimento inexplicável. Ganhámos esta Taça de Portugal alguns anos depois da minha primeira. Para mim, é muito especial ganhar este troféu pouco tempo depois do meu regresso após longa paragem por lesão. Todos os jogadores sabiam, desde o primeiro dia, que o objectivo principal é conquistar troféus. Fizemo-lo na primeira final em que estivemos inseridos. Agora teremos a Taça Hugo dos Santos e a Liga, que é o mais importante e que queremos ganhar."
Rui Palhares
"Não podia ser melhor. É uma sensação única. É a minha primeira Taça de Portugal e primeira de muitas, espero. Estamos a trabalhar bem, duas vezes por dia e compensou hoje. É um troféu importante para o Clube e para todos nós. Não desistimos nunca e estivemos todos juntos."

Uwais Razaque
"É um sentimento de orgulho. É o meu primeiro troféu da carreira e não podia ser melhor. Estou aqui para aprender e é inexplicável. Ganhar troféus motiva sempre a equipa e, estando no Sporting CP, este era um dos objectivos. Não vamos ficar por aqui, a época ainda não acabou e temos mais dois objectivos. Estar neste clube é isso, temos essa responsabilidade todos os dias."
Malik Morgan
"É uma honra tremenda. Sinto-me muito bem ao vencer com esta camisola. Espero que consigamos muitos mais troféus e hoje é uma boa noite para o Sporting CP. O FC Porto tem jogadores muito bons e temos de os respeitar, mas conseguimos a vitória. Temos mais dois objectivos esta temporada e vamos dar tudo para os conseguir."

Francisco Amarante
"É muito importante para mim. Já não ganhava nada há muito tempo e queria muito ganhar este título. Poder fazê-lo no Sporting CP é muito relevante para mim. Sabíamos que o jogo ia ser de luta e entrega e conseguimos deixar tudo dentro de campo. Essa foi a chave para conseguirmos ganhar. Queremos ganhar tudo o que conseguirmos, é para isso que trabalhamos."
Brandon Johns Jr.
"Sinto-me muito bem. É muito bom fazê-lo perante os nossos adeptos com este grande grupo. Lutámos muito para isto, mas o trabalho não está concluído e ainda há muito para fazer. Não podia pedir mais, somos como irmãos e temos uma grande química dentro e fora de campo. Gosto muito de estar aqui e fico feliz por fazer parte desta equipa."
Miguel Correia
"É incrível. É o primeiro troféu que disputamos e conseguir a vitória é muito motivador e recompensador por todas as horas que temos dedicado ao trabalho. A nossa química é um dos pontos mais fortes. Foi um jogo decidido até à última posse de bola e sem união não seria possível. Tenho a certeza de que isto vai contribuir para nos deixar mais prontos para as próximas conquistas."
