Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Sara Moreira vence 58.º Grande Prémio de Natal

Por Jornal Sporting
13 Dez, 2015

Jéssica acabou logo atrás da 'leoa' e Hermano foi segundo nos masculinos

A ‘leoa’ Sara Moreira foi a grande vencedora da 58.ª edição do Grande Prémio de Natal, a mais antiga prova de estrada nacional, cumprindo os 10 quilómetros do percurso entre Entrecampos e a Praça dos Restauradores, em Lisboa, em 32.23,78 minutos. Jéssica Augusto, que chegou ao Clube este ano, foi segunda classificada com o tempo de 32.40,79 minutos, enquanto Dulce Félix, atleta do Benfica, fechou o pódio com a marca de 34.04,32.

“Estou muito satisfeita, hoje. Primeiro, porque nunca tinha corrido no Grande Prémio de Natal. Depois, porque há muitos anos que esta corrida quase tinha desaparecido e, este ano, voltou com os melhores atletas nacionais. Conseguir ganhar no reaparecimento desta corrida é muito positivo para mim e deixa uma marca muito boa no meu currículo”, afirmou Sara Moreira, visivelmente satisfeita com o apoio recebido e o resultado alcançado: “O carinho das pessoas é muito bom, correr no meu País nada tem a ver com correr fora. Estou satisfeita por ter corrido muito rápido, hoje, muito mais do que estava à espera. Ganhar, correr rápido e ver um Grande Prémio de Natal a nascer novamente só me pode deixar satisfeita”.

Depois da Corrida Sporting, o Grande Prémio de Natal. Jéssica Augusto estreou-se com a ‘verde e branca’ vestida em competições nacionais e aponta já aos objectivos do Clube. “Foi uma prova boa neste meu regresso à competição depois da paragem por causa da maternidade. Foi bastante positivo ficar em segundo atrás da Sara Moreira, consegui baixar dos 33 minutos e, claro, saio daqui muito satisfeita com esta estreia com a camisola do Sporting e honrada por terminar em segundo”, confessou, concluído: “Acho que foi um Campeonato Nacional antecipado, apesar de faltar uma ou outra atleta. Este ano temos vários objectivos que passarão pelo Nacional de Estrada, aqui em Lisboa, onde queremos ser campeãs nacionais. Vai ser difícil, mas depois desta prova penso que é possível. Queremos também o Nacional de Corta-mato e a Taça dos Clubes Campeões Europeus de pista, que o Sporting assume querer ganhar”.

Também para Sara Moreira o Sporting aparece em primeiro lugar, com os resultados desta competição a deixarem sinais positivos para a época que se espera de sucesso. “A equipa está concentrada nos objectivos do Sporting, o espírito do Sporting está bem patente em todas nós e acho que o meu resultado, o da Jéssica Augusto e o das minhas restantes colegas demonstra que o Sporting está novamente a aparecer, como este Grande Prémio. Espero que seja um reaparecimento em grande com o título de campeão nacional, que é o que vamos tentar”, desejou Sara Moreira, a grande vencedora da prova no feminino.

No sector masculino, Hermano Ferreira foi o ‘leão’ melhor classificado, conseguindo o segundo lugar do pódio, com 29.33,11 minutos, a cerca de 23 segundos do vencedor, Hélio Gomes (29.10,29), do Benfica, e à frente do também corredor ‘encarnado’ Rui Pinto, que concluiu o percurso em 29.34,37 minutos.

“A prova correu bem, foi extremamente positiva. Venho de uma preparação para a maratona que não terminei por motivos de saúde, por isso estava numa fase emocional mais negativa e precisava de despertar e de me motivar e esta prova veio na altura certa. A organização está de parabéns, foi uma grande festa e uma prova bastante positiva. Saio daqui feliz om o segundo lugar que me dá esperança para o Campeonato Nacional, em Janeiro, no qual quero ajudar o Sporting a conseguir o título”, afirmou Hermano Ferreira, antevendo a época que está prestes a ter início com um Sporting bem reforçado: “Os trunfos já os fomos buscar na altura das transferências. Mas não dependemos só de nós. Podemos treinar muito bem até ao dia e as coisas não nos correrem bem no momento. Até os Ferraris avariam… O Sporting tem dos melhores atletas nacionais, mas basta as coisas não correrem bem a um ou a outro que isso reflecte-se no final. Às vezes, temos a infelicidade de nos correr tudo mal e correr tudo bem aos outros; pode ser que este ano tenhamos a felicidade de as coisas virarem e que a estrelinha da sorte esteja do lado do Sporting”.

Para além de Sara Moreira e Jéssica Augusto, o top 10 feminino contou ainda com a presença da ‘leoa’ Leonor Carneiro, quarta classificada, com o tempo de 34.18,00, e Ercília Machado, oitava a chegar à meta, 35.39,44 minutos após o seu início. Nos masculinos, para além do pódio alcançado por Hermano Ferreira, Licínio Pimentel alcançou o quinto lugar, com 29.40,25 minutos, com Eduardo Mbengani a fechar a participação ‘leonina’ nos primeiros dez classificados, em sétimo lugar, com o tempo de 30.05,73 minutos.

“Foi um Campeonato Nacional antecipado. Foi agradável ver já o pelotão da frente com a mancha verde e branca. Demos uma boa réplica e o grande objectivo é daqui a um mês estarmos a 100% para conseguirmos ficar no primeiro lugar”, começou por dizer Licínio Pimentel, concluindo: “Foi uma prova agradável, tendo em conta que venho de um período de muito trabalho e de uma maratona que tentei fazer há cerca de um mês atrás e que não me correu muito bem. Continuei a trabalhar para chegar a Dezembro e fazer corridas para repor a forma e ver como estou porque os grandes objectivos do Clube estão a chegar e nessa altura quero estar em boa forma”.