Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Sporting CP conquista dois títulos europeus de corta-mato

Por Jornal Sporting
04 Fev, 2018

Dobradinha da equipa masculina e feminina levou numa só manhã ao 26.º e 27.º títulos europeus do Clube

Inédito: nunca na história da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Clubes de corta-mato uma equipa havia somado tantas conquistas. Um feito agora alcançado pelo atletismo do Sporting CP, que este domingo de manhã, em Mira, sagrou-se campeão europeu no escalão de femininos e masculinos da especialidade. Duas conquistas que aumentam para 27 o número de títulos europeus amealhados pelo Clube.

As primeiras a entrar em prova foram as mulheres, numa corrida sempre muito equilibrada, onde a equipa leonina correu com um bloco de cinco que acabou por ser encabeçado por Jéssica Augusto, segunda classificada apenas atrás de Katarzyna Rutkowska. Sara Moreira (5.ª), Inês Monteiro (7.ª) e Sviatlana Kudzelich (8.ª) fecharam a contabilidade das leoas, dando o primeiro título europeu do dia. Colectivamente, seguiram-se as espanholas do Bilbao Atletismo e, em terceiro, as turcas do Bursa.

Ainda se celebrava efusivamente o primeiro título quando começou a correr a equipa masculina. Com o queniano Davis Kiplangat, atleta que não partiu bem mas que acabou por fazer uma prova extraordinária, a equipa masculina do Sporting CP arrecadou não só a vitória colectiva como também a individual, por intermédio do jovem africano que venceu com grande vantagem toda a concorrência. Isaac Kimeli foi 2.º e Ramazan Ozdemir fechou o pódio individual, à medida que Rui Pedro Silva (6.º), Rui Teixeira (7.º) e Licínio Pimentel (11.º) garantiram o segundo título colectivo consecutivo.

Após os dois triunfos, Carlos Lopes, director da modalidade, espelhou a felicidade de todo o atletismo verde e branco. "É um momento que se vive com agrado, prazer e com sentimento de dever cumprido. Há cinco anos começámos uma nova fase no atletismo e estes foram anos de luta, a tentar virar a página. Estamos a reviver o passado e a fazer história num Clube com muita história", terminou. 

Recorde-se que, com a vitória da equipa feminina neste domingo, o Sporting CP passa a ser o único emblema que detém as quatro principais competições da modalidade a nível europeu: Taça dos Clubes Campeões Europeus de corta-mato (feminino e masculino) e Taça dos Clubes Campeões Europeus de pista (feminino e masculino).