Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto António Vale

Evelise Veiga de ouro nas Universíadas

Por Sporting CP
04 Abr, 2020

Justiça feita agora para a Leoa

Evelise Veiga, atleta do Sporting Clube de Portugal, conquistou a medalha de ouro no triplo salto nas Universíadas de 2019 que se realizaram em Nápoles, Itália. A notícia chegou agora que se ficou a saber que a ucraniana Olha Korsun, que havia vencido a prova, acusou positivo no controlo antidoping realizado após a final. Evelise Veiga, que tinha ficado na segunda posição, foi assim declarada vencedora e detentora da medalha de ouro.

Tudo aconteceu em Julho de 2019 e Evelise Veiga conseguiu a marca de 13,81 metros, ficando a nove centímetros de Olha Korsun. Justiça foi agora feita para a Leoa, que não escondeu a satisfação por vencer  a medalha de ouro.

"Foi com enorme satisfação que recebi a notícia. Embora não tenha tido a possibilidade de subir ao lugar mais alto do pódio e saborear esse momento com a minha família, equipa e todas as pessoas que me seguem diariamente, não deixa de ser uma excelente conquista e uma medalha de ouro. Foi, sem dúvida, um dos pontos mais altos da minha carreira até ao momento. Acima de tudo, foi feita justiça e espero que a verdade desportiva prevaleça sempre", disse à Sporting TV.

A saltadora recordou ainda esse dia do verão de 2019. "A final do triplo salto foi uma prova um bocadinho dura porque eu já tinha feito a qualificação e a final do salto em comprimento e a final do triplo salto. Era o meu quarto dia de competição. Estava muito calor e sentia-me um bocadinho cansada. Recordo-me que liderei a prova até ao quinto ensaio e aí fui ultrapassada. Quis responder no sexto ensaio, mas falhei o salto por completo. Foi um desastre. Quando acabei, fiquei sentada na areia a chorar. É uma reacção de qualquer atleta a lutar pelo lugar mais alto do pódio. Por momentos, esqueci-me que tinha conquistado uma medalha de prata, que também era excelente. A minha treinadora deu-me os parabéns, mas eu senti que podia dar mais porque estava um bocadinho longe do meu recorde pessoal. Queria muito aquela medalha de ouro e agora é minha", lembrou.

Para além do ouro no triplo salto, Evelise Veiga saiu de Nápoles com a medalha de prata na prova de salto em comprimento com a marca de 6,61 metros.