Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Fernando Veludo/NFactos

Sporting CP vence FC Porto e atira decisão para a negra

Por Sporting CP
30 maio, 2021

Título vai decidir-se na próxima quarta-feira no Pavilhão João Rocha

O Campeonato Nacional de basquetebol vai decidir-se na próxima quarta-feira no Pavilhão João Rocha, depois de a equipa principal do Sporting Clube de Portugal ter empatado a final no Dragão Arena, este domingo, ao vencer o FC Porto por 76-80.

A formação azul e branca, que a vencer esta partida seria campeã nacional, entrou bem no jogo e no primeiro quarto conseguiu cavar uma diferença de oito pontos.

Ainda assim, o Sporting CP não baixou os braços e, com a obrigação de vencer para empatar a eliminatória e forçar a negra, foi sabendo recuperar, superiorizando-se aos azuis e brancos, e encurtou a desvantagem para apenas dois pontos (19-21).

No segundo parcial, e quando o Sporting CP tentava virar o resultado, Luís Magalhães recebeu ordem de expulsão e deixou a equipa entregue ao treinador-adjunto António Paulo. O contratempo, porém, não fez mal aos Leões que depressa viraram o resultado (22-23), lançando-se para uma vantagem confortável ao intervalo: 34-42.

No terceiro quarto, o Sporting CP conseguiu aumentar a vantagem chegando a ter mais 14 pontos do que o FC Porto, mas a equipa azul e branca conseguiu encurtar a desvantagem – ainda muito confortável para a turma de Alvalade – e fechar esse período com 47-58.

No quarto e último período, o FC Porto foi mais eficaz e conseguiu ir recuperando no marcador e em cerca de três minutos encostou o Sporting CP ‘às cordas’, entrando para os últimos cinco minutos a um ponto dos Leões.

Tudo ou nada para ambas as equipas, com os derradeiros minutos a serem ainda mais renhidos e emocionantes do que todo o encontro, e com o FC Porto ainda a virar o resultado (67-66), mas o Sporting CP respondeu de imediato e depois soube gerir.

A 30 segundos do final, com um ponto de diferença (72-73) e o FC Porto a acreditar noutro resultado, Shakir Smith segurou a bola e no momento certo marcou o triplo que matou as aspirações azuis e brancas e acabou por ser fundamental para o Sporting CP vencer o jogo.

Assim, o título vai mesmo decidir-se no reduto Leonino, onde o Sporting CP vai fazer tudo para ser Campeão Nacional e conquistar a dobradinha.

Travante Williams foi o MVP da partida com 19 pontos, sete ressaltos e três assistências.

Sporting CP: Micah Downs, James Ellisor [C], John Fields, Diogo Ventura e Travante Williams. Jogaram ainda: Francisco Amiel, Diogo Araújo, Pedro Catarino, Jorge Embaló, João Fernandes, Cláudio Fonseca e Shakir Smith.