Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Justin Tuoyo reforça basquetebol

Por Sporting CP
19 Jan, 2022

Poste norte-americano de 27 anos

Justin Tuoyo, de 2,08 metros, é a mais recente contratação para a equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal. O poste norte-americano de 27 anos chega a Alvalade para reforçar as opções de Luís Magalhães, vindo do Maccabi Hod Hasharon, onde somou médias por jogo de 13.1 pontos, 6.9 ressaltos e 1.4 assistências em 14 partidas disputadas esta época na competitiva liga israelita.

No momento da sua apresentação, já de Leão ao peito, Justin Tuoyo falou pela primeira vez como jogador de basquetebol do Sporting CP. 

"Sinto-me muito bem, sei que chego a um excelente Clube, com adeptos apaixonados e uma cidade muito bonita. Estou desejoso de começar a jogar para dar tudo de mim à equipa", começou por dizer em declarações aos meios de comunicação Leoninos, acrescentando: "Tive muito boas referências sobre o Sporting CP, sei que competem a um nível muito alto, estamos nas competições europeias e são os actuais Campeões Nacionais".

Entusiasmado com a vinda para Alvalade, o novo poste verde e branco chegou também com os objectivos bem claros para a presente temporada: "Só penso em ganhar é isso que faz a diferença, por isso quero dar tudo nesse sentido". Depois de ter treinado pela primeira vez às ordens de Luís Magalhães, Justin Tuoyo enalteceu a "boa sessão de trabalho" e elogiou a recepção que lhe foi feita pelos seus novos colegas de equipa, que foram "muito acolhedores", considerou.

Em campo, o experiente norte-americano de 2,08 metros define-se como um "jogador defensivo e de equipa", considerando-se ainda "muito agressivo no jogo interior e, acima de tudo, mais um para fazer um bom balneário".

Aos 27 anos conta já com um longo currículo e experiências pelos mais diversos clubes e em diferentes continentes. No basquetebol universitário dos Estados Unidos da América, onde começou por se destacar, o novo poste verde e branco representou o VCU Rams e o Chattanooga Mocs, terminando o seu percurso com médias por jogo de 9.4 pontos, 5.0 ressaltos e 0.8 assistências em mais de uma centena de partidas disputadas.

Durante esse período foi distinguido pelos treinadores como o defesa do ano da conferência Sul em 2015, 2016 e 2017, tendo sido escolhido também para várias equipas do ano da mesma conferência. Em 2017, Justin Tuoyo esteve mesmo disponível para o Draft da NBA, mas seguiria a sua carreira noutras paragens.

Antes de chegar a Alvalade dos israelitas do Maccabi Hod Hasharon, representou o BC Körmend (Hungria), o Derthona Basket/Bertram Tortona (Itália), a AD Atenas (Argentina), o PGE Spojnia Stargard (Polónia), o Qatar SC (Catar) e ainda o Lions de Genève (Suíça).

Agora, já de Leão ao peito, Justin Tuoyo dirigiu-se, por fim, aos Sportinguistas: "Estou ansioso por conhecer os adeptos. Sei que estou num grande Clube, com uma longa História e só penso em começar".