Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FIBA

Valeu pelo esforço, rapazes!

Por Sporting CP
16 Mar, 2022

Melhor prestação portuguesa de sempre na Europa termina nos quartos-de-final

A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal foi eliminada da FIBA Europe Cup, esta quarta-feira, ao sair derrotada por 66-54 frente aos turcos do Bahçeşehir Koleji SK na segunda mão dos quartos-de-final - fase inédita para os emblemas nacionais. De recordar que os Leões tinham perdido por três pontos (70-73) na primeira mão, no Pavilhão João Rocha.

Apesar de não ter atingido as meias-finais, o conjunto de Alvalade esteve quase toda a partida na frente do marcador, e complicou muito a vida a um adversário de enorme qualidade e com um orçamento incomparável, deixando uma excelente imagem na Europa do basquetebol.

O Sporting CP entrou no Ülker Sports and Event Hall, em Istambul, com Travante Williams, Shakir Smith, Josua Patton, Micah Downs e Tanner Omlid no cinco inicial e mostrou-se focado em escrever mais uma página de história, mesmo tendo pela frente uma missão difícil contra um adversário com vários atletas com currículo na NBA e um saldo de 12 triunfos e um desaire nesta prova.

Apesar do poderio turco, foi a turma Leonina a arrancar melhor com quatro triplos seguidos, dois de Tanner Omlid e outros dois de Shakir Smith, o que lhe permitiu colocar-se na frente por 2-12. A diferença levou o técnico adversário a pedir desconto de tempo, e depois disso o tabuleiro de jogo equilibrou, mas ainda assim os Leões venceram o primeiro quarto por 15-19.

No segundo período, o placard só voltou a mexer já com dois minutos e mais uma vez foram os Campeões Nacionais a estar por cima, fazendo valer a defesa agressiva e a superioridade nos lançamentos (44,83% de acerto contra 27,27% ao intervalo). Após ter estado na dianteira por 14 pontos (22-36), a maior margem em todo o duelo, o Sporting CP chegou ao descanso a vencer por 11 (28-39) e com boas perspectivas para a segunda parte.

No regresso dos balneários, já com Travante Williams fora das opções desde o primeiro período, depois de ter saído com problemas físicos, os homens da casa conseguiram um parcial de 10-2 e colocaram-se a apenas três pontos de distância (38-41). A partir daí, marcaram-se muito poucos cestos de parte a parte, com o Sporting CP a chegar aos dez minutos finais na frente por 41-46 e com tudo para vencer.

Apesar da superioridade Leonina demonstrada até aí, perante um adversário com outras armas, os dragões vermelhos de Istambul iniciaram uma recuperação no último quarto e chegaram pela primeira vez à liderança por 53-52, à entrada para os últimos cinco minutos. Na recta final os Leões deram tudo, mas ressentiram-se de algum cansaço e também a nível anímico, com lances livres falhados e turnovers, o que dificultou a tarefa. Do outro lado, o Bahçeşehir Koleji SK cresceu, com o ex-NBA Tarik Black em evidência, e carimbou o triunfo.

Os Leões voltam a jogar no próximo sábado, dia 19 de Março, na recepção ao SC Lusitânia.

Sporting CP: Travante Williams (4), Shakir Smith (6), Josua Patton (6), Micah Downs (9) e Tanner Omlid (10); Miguel Maria Cardoso, Justin Tuoyo (10), Mike Fofana, Diogo Ventura [C] (6), António Monteiro, João Fernandes e Diogo Araújo (3).