Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Dérbi não sorri aos Leões

Por Sporting CP
03 Abr, 2022

Basquetebol derrotado em casa

A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este domingo, por 76-90 na recepção ao SL Benfica para a primeira jornada da segunda fase da Liga.

Depois de se cumprir um minuto de silêncio em homenagem a Rui Pinheiro, um dos maiores nomes da história do basquetebol verde e branco que morreu este domingo, o Sporting CP entrou com Diogo Ventura, Shakir Smith, Micah Downs, António Monteiro e Joshua Patton no cinco inicial.

Um lançamento certeiro de Joshua Patton após um excelente trabalho abriu a contagem, com Micah Downs, pouco depois, a acertar um lançamento triplo para o 7-6. O SL Benfica conseguiu um ascendente e chegou a ter uma vantagem de sete pontos (11-18), mas a formação da casa foi recuperando até ao final do quarto.

Um belo triplo de Micah Downs deixou os Leões a cinco pontos das águias (15-20) e Miguel Maria Cardoso, em cima da buzina, também facturou da linha de três pontos, levantando os Sportinguistas das cadeiras. No final do primeiro período, o SL Benfica vencia, mas apenas por 18-20.

O bom momento continuou para o segundo quarto. João Fernandes fez o 19-20 de lance livre e Tanner Omlid, com dois lances bastante semelhantes (roubo de bola na defesa e afundanço na frente), levou o Pavilhão João Rochaà ebulição. O Sporting CP estava na frente e Justin Tuoyo apontou o 25-20, concluindo um parcial de 13-0 para o emblema e Alvalade.

Os Campeões Nacionais estavam muito bem na defesa, conseguindo vários desarmes de lançamento como aquele que João Fernandes impôs a Broussard de forma bastante vistosa, mas o SL Benfica respondeu com um parcial de... 18-0, virando o marcador de 25-20 para 25-38. Para tal, contribuíram também várias decisões estranhas da equipa de arbitragem a favorecer os visitantes.

O Sporting CP equilibrou as contas perto do intervalo, começando com um lançamento triplo de Diogo Ventura, e terminou o segundo quarto a perder por 31-41. Com sete pontos, Tanner Omlid era o melhor marcador Leonino por esta altura.

O conjunto de Luís Magalhães entrou bem no terceiro quarto, com três triplos de Micah Downs, outro de Shakir Smith e um afundanço de Joshua Patton. O poste, com uma grande assistência de Shakir Smith, voltou a afundar para o 49-54 e António Monteiro, da linha de lance livre, deixou o Sporting CP a três pontos (51-54).

O SL Benfica conseguiu voltar a cavar um fosso maior, mas António Monteiro, em cima da buzina, conseguiu um excelente lançamento triplo que fechou o quarto em 54-59, deixando tudo em aberto para os dez minutos finais.

Micah Downs, Shakir Smith e António Monteiro foram as principais figuras no último quarto, com o Sporting CP a aproximar-se bastante das águias. Depois de um triplo de António Monteiro e de dois lances livres convertidos por Shakir Smith, os Leões encostaram no SL Benfica (73-74), mas os forasteiros conseguiram ser mais fortes nos minutos seguintes, vencendo por 76-90.

Com 21 pontos, Micah Downs foi o melhor marcador do Sporting CP, sendo que Shakir Smith (15 pontos e oito assistências) também esteve em clara evidência.

Sporting CP: Miguel Maria Cardoso (3), Shakir Smith (15), Justin Tuoyo (5), Diogo Ventura [C] (3), António Monteiro (11), Tanner Omlid (7), João Fernandes (1), Daniel Relvão, Diogo Araújo, Joshua Patton (10), Micah Downs (21) e Daniel Machado.