Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Supertaça é verde e branca

Por Sporting CP
17 Set, 2022

Basquetebol Leonino supera SL Benfica e conquista o troféu

A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal conquistou, este sábado, a Supertaça ao vencer o SL Benfica por 84-89. Com o triunfo no dérbi, o emblema de Alvalade repetiu o feito da temporada passada e ganhou o troféu pela segunda vez.

Num Palácio dos Desportos Helena Sentieiro, em Torres Novas, cheio, Pedro Nuno Monteiro escolheu Marcus LoVett Jr., Travante Williams, Marko Loncovic, Isaiah Armwood e Ivica Radić para o cinco inicial verde e branco.

Foi Isaiah Armwood a inaugurar o marcador com dois lances livres convertidos e Ivica Radić deu nas vistas logo a seguir com um excelente gancho. A seguir, Isaiah Armwood acertou um triplo e Ivica Radić conseguiu um lançamento de belo efeito. Cedo se percebeu que estes seriam dois nomes a ter em conta nesta partida.

A perder por 11-7, o Sporting CP conseguiu um parcial favorável de 10-0 e virou o resultado para 11-17. A vantagem não mais foi perdida até ao final do quarto, com o conjunto Leonino a dominar. Diogo Ventura também apareceu em boa forma, com dois lançamentos triplos, e o marcador assinalava 28-33 quando estavam decorridos dez minutos.

O SL Benfica regressou para o segundo quarto com melhorias na defesa, o que dificultou a vida ao Sporting CP, e passou a estar na frente aos 36-35. A partir daí, no entanto, só deu verde e branco até ao intervalo.

Com mais um gancho de Ivica Radić, um lançamento triplo de Diogo Ventura e finalizações de António Monteiro, Travante Williams e Marcus LoVett Jr., o emblema de Alvalade conseguiu um parcial de 11-0 e virou para 36-46. Em cima da buzina João Fernandes percorreu todo o campo e lançou para o 37-48 que se verificava no final do segundo quarto.

O terceiro quarto foi positivo para o Sporting CP, com Ivica Radić a continuar a brilhar e Marcus LoVett Jr. a subir de rendimento com penetrações de grande qualidade.

Mesmo em cima do final do período, o base conseguiu mesmo um triplo que colocou o resultado em 54-69, dando 15 pontos de vantagem aos Leões.

Tudo parecia encaminhado de forma tranquila para a vitória Sportinguista e um triplo de Ivica Radić (66-78) aumentava essa confiança, mas o SL Benfica 'acordou' nos minutos finais e foi-se aproximando cada vez mais até chegar ao 82-83.

Aí, a qualidade e experiência do Sporting CP voltou a aparecer. Travante Williams acertou um lance livre e Marcus LoVett Jr. brilhou com dois lances livres e um lançamento convertido. Diogo Ventura, também de lance livre, fechou as contas em 84-89 e rebentou a festa verde e branca em Torres Novas.

Com 22 pontos, Marcus LoVett Jr. foi o maior artilheiro do dérbi, sendo que Ivica Radić (18 pontos) também esteve em clara evidência.

Depois da conquista da Supertaça, o Sporting CP vai voltar a defrontar o SL Benfica, mas agora em casa e a contar para a primeira jornada da fase regular da Liga.

Sporting CP: Travante Williams (10), Ricardo Monteiro, Marko Loncovic, Diogo Ventura [C] (12), António Monteiro (4), João Fernandes (5), DJ Fenner (7), João Troni, Dinis Cherepenko, Isaiah Armwood (11), Ivica Radić (18) e Marcus LoVett Jr. (22).