Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Kauhajoki Karhu Basket

Desaire na Finlândia

Por Sporting CP
26 Out, 2022

Basquetebol caiu frente ao invicto Kauhajoki Karhu Basket (104-85)

A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal visitou, esta quarta-feira, os finlandeses do Kauhajoki Karhu Basket e perdeu por 104-85 no jogo da terceira jornada do grupo G da FIBA Europe Cup.

Desde cedo em desvantagem no marcador, os Leões lutaram apesar das contrariedades, mas a frieza nórdica, sobretudo nos triplos, nunca permitiu à turma de Alvalade uma aproximação significativa para discutir o encontro. Os campeões finlandeses só tinham vitórias na fase de grupos e assim continuaram, enquanto o Sporting CP encerrou a primeira volta no terceiro lugar e com quatro pontos (uma vitória e duas derrotas).

O treinador Pedro Nuno Monteiro apostou em Travante Williams, Ricardo Monteiro, Marcus LoVett Jr, Marko Loncovic e Isaiah Armwood de início do lado Leonino e a partida começou a todo o gás e com muito acerto de ambas partes (9-10) – logo a abrir, sete desses pontos foram apontados por Loncovic.

Com o espaço existente nos dois lados do campo, os triplos também não tardaram em surgir na Finlândia, porém sobretudo para o Karhu Basket (71%-20%), que com muita eficácia se fez com o primeiro ascendente no marcador (22-13), antes de fechar os primeiros dez minutos na liderança por 31-16. E esta toada seguiu também para o início do segundo quarto, apesar do esforço dos Leões, que ainda procuravam afinar a sua pontaria no ataque.

Contudo, as contrariedades continuaram para o Sporting CP, que com menos de dois minutos decorridos nesta fase viu Travante expulso por acumulação de faltas, após ter-lhe sido atribuída ainda uma anti-desportiva. A seguir, DJ Fenner e LoVett Jr esboçaram a reacção verde e branca, mas a formação nórdica não desarmava na sua sólida vantagem no marcador (43-31).

Já com o jogo mais travado e faltoso, o Karhu Basket impôs-se também nos lances livres, mas com os bases Ventura e LoVett Jr em simultâneo em campo a turma de Alvalade reequilibrou a partida e reduziu a diferença no resultado para nove pontos (48-39). Apesar de terem saído por cima no parcial (21-24), ao intervalo o marcador assinalava 52-40 para o conjunto local - a disparidade nas percentagens de lançamento (69%-44%) explicava facilmente a primeira parte.

No reatamento, novamente mais eficaz, o Karhu Basket continuou a causar estragos e a levar a melhor numa fase de muito contacto em campo - e várias faltas técnicas -, complicando cada vez mais a tarefa Leonina (63-46). Cestos de Ricardo Monteiro, DJ Fenner e LoVett Jr ainda acalentaram a esperança do Sporting CP, mas rapidamente os triplos finlandeses foram mantendo os Leões cada vez mais à distância e sempre atrás do prejuízo (74-55).

A montanha que os Leões teriam de ultrapassar nos derradeiros dez minutos era muito íngreme, sobretudo tendo em conta o desgaste notório na equipa. A diferença era grande e a luta, que nunca faltou do lado verde e branco, seria inglória (92-77). João Fernandes e Armwood também acabaram excluídos, DJ Fenner foi o melhor entre os Leões (21 pontos, dois ressaltos e quatro roubos de bola), mas nada demoveria o Karhu Basket da liderança, fechando o marcador em 104-85.

Agora, para os Leões de Pedro Nuno Monteiro segue-se mais um jogo fora, desta feita no recinto da AD Ovarense e a contar para a Liga.

Sporting CP: Travante Williams (3), Ricardo Monteiro (4), Marko Loncovic (9), Diogo Ventura [C] (5), António Monteiro (2), João Fernandes (10), DJ Fenner (21), João Troni, Isaiah Armwood (15) e Marcus LoVett Jr (16).