Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Sinal verde: que venham os play-offs!

Por Sporting CP
06 maio, 2023

Recital de pontos no triunfo Leonino sobre a AD Ovarense (91-77)

A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu a AD Ovarense por 91-77, na 10.ª e última jornada da segunda fase da Liga, numa tarde de recital de pontos e bem jogar, sobretudo de Marcus LoVett Jr (25 pontos) e Eddy Polanco (23 pontos). Isto, no mesmo dia em que Maria José Valério, a inesquecível intérprete da Marcha do Sporting, completaria 90 anos.  

Os dois primeiros pontos foram para o Sporting CP, assinados por Travante Williams, com resposta da AD Ovarense através de um triplo e contra-resposta Leonina por Isaiah Armwood. Cândido Sá anotou depois para a equipa vareira, que graças ao acerto de Nuno Morais cavou uma distância de quatro pontos (4-8), com pouco mais de quatro minutos jogados.

Um triplo de Marcus LoVett aproximou o Sporting CP à distância de um ponto, mas o acerto da AD Ovarense para lá dos 6 metros e 25 permitiu à equipa vareira ganhar uma diferença de cinco pontos (9-14). Para chegar a esta pontuação, a AD Ovarense marcou quatro triplos, ou seja, dos primeiros 14 pontos, só houve um lançamento concretizado nas áreas mais interiores e que valeu dois pontos.

A pontuação seguia baixa para a equipa Leonina, uma vez que os lançamentos de média e longa distância não estavam a entrar, até bem perto do último minuto de jogo, quando a equipa verde e branca conseguiu uma recuperação que levou o jogo para uma igualdade a 19 pontos no final do primeiro quarto.

No segundo quarto, entrou em acção a mão quente de Marcus LoVett Jr, que encadeou uma sequência de oito pontos consecutivos, seis dos quais na sequência de dois triplos de execução perfeita. Os Leões passaram para a frente do marcador com cerca de três minutos jogados no segundo quarto, para um resultado parcial de 28-25.

Com uma defesa mais profunda e a todo o campo, a equipa Leonina conseguiu recuperar bolas e transformar os turnovers provocados ao adversário em pontos. Com cinco minutos jogados no segundo quarto, a vantagem Leonina era de cinco (35-30).

A ferver nos lançamentos continuava Marcus LoVett Jr, que fosse nos triplos, ou nos lançamentos em penetração, acumulava pontos para o Sporting CP, com a diferença a situar-se nos onze pontos (43-32). A três minutos e oito segundos do final dos segundos dez minutos, quando o técnico da AD Ovarense, João Silva, pediu um desconto de tempo, os visitantes ainda esboçaram uma ténue reacção, mas tudo passava pelas mãos, arte e eficácia de Marcus LoVett Jr, que continuou a ‘colheita’ de pontos’, com uma chuva de triplos e uma fantástica percentagem de cinco convertidos em sete tentados nos dois primeiros quartos. Ao intervalo, o Sporting CP estava na frente por 47-36. 

Para os terceiros dez minutos de jogo, a receita Leonina foi a mesma dos segundos dez minutos, com o acerto de Travante Williams a abrir o marcador. No entanto, a AD Ovarense reagiu com cinco pontos consecutivos, três dos quais saídos de um triplo de Rodrigo Soeiro, que teve resposta imediata e na mesma moeda, por Travante Williams. Mas Pedro Nuno Monteiro, treinador da equipa Sportinguista, pediu um desconto de tempo quando a AD Ovarense reduziu a diferença para oito pontos (53-45), depois de mais um triplo concretizado, e com pouco mais de dois minutos jogados.

A reacção Leonina foi imediata, com um triplo de Travante William, numa fase em que de longe se fazia perto, tal o acerto dos lançadores de ambas as equipas. Naquela altura, até mais da AD Ovarense, o que se reflectiu no marcador com a recuperação da equipa vareira, que igualou a 57 pontos e passou mesmo para a frente por 57-59, com cinco minutos e 20 segundos para jogar no terceiro quarto. Foi isso mesmo que levou Pedro Nuno Monteiro a parar o jogo para dar novas indicações aos jogadores do Sporting CP.

Logo no reatamento, uma jogada de quatro pontos de Eddy Polanco (lançamento de três pontos concretizado e falta) fez a equipa do Sporting CP voltar para a frente do marcador (61-60). Foi nesse momento que Eddy Polanco assumiu protagonismo, com nova jogada de cesto, falta e mais três pontos, sendo também eficiente nas tarefas defensivas, ao provocar perdas de bola sem lançamento aos adversários e até a concretizar em contra-ataque. Foi precioso, nos últimos minutos do terceiro quarto, o base-extremo, para um resultado de 70-64 no final do terceiro quarto.

No último quarto, o Sporting CP manteve a AD Ovarense à distância, com Diogo Araújo a marcar um triplo que possibilitou ao Sporting CP ficar com uma diferença favorável de dez pontos, que se foi mantendo dentro destes números, isto com Eddy Polanco efectivo a lançar com mais um triplo importante (82-71) a cinco minutos e 42 segundos do final da partida. O mesmo Polanco meteu outro triplo logo após o desconto de tempo e deixou o jogo definitivamente encaminhado para o lado Leonino, com 87-71 a quatro minutos e 53 segundos do final. Até à última buzina, foi mesmo só gerir, com a equipa de Pedro Nuno Monteiro a terminar o jogo com 91 pontos contra 77 da AD Ovarense.

Seguem-se os play-offs, com o Sporting CP a defrontar nos quartos-de-final o SC Lusitânia dos Açores à melhor de três jogos e a beneficiar de vantagem no factor casa, na eventualidade de ser necessário o jogo de desempate.