Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Leões vencem com clareza em nova boa exibição

Por Sporting CP
02 Dez, 2023

Triunfo em casa do CP Esgueira por 68-105

A equipa principal masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal venceu o CP Esgueira por 68-105, em partida da nona jornada da Liga, disputada em casa da equipa do distrito de Aveiro.

Os Leões orientados por Pedro Nuno Monteiro dominaram os 40 minutos de jogo com boas ligações entre jogo interior e exterior e uma boa taxa de eficácia nos lançamentos, com o ponto alto a ser um triplo do meio-campo e sobre a buzina para o intervalo de Ron Curry.  

Antes disso, o Sporting CP entrou com um parcial de 0-4, a cargo dos pontos de Eddie Ekiyor e de Marcus LoVett Jr e embora ainda tenha havido, depois, equilíbrio numa igualdade a oito pontos, foi ‘sol de pouca dura’. Depois de uma longa paragem de cerca de cinco minutos por problemas com a mesa oficial na contagem da pontuação da equipa Leonina, o Sporting CP começou a arrancar para diferenças cada vez maiores no marcador. Tyere Marshall conseguiu fazer diferença na zona interior, à imagem do companheiro de equipa, Eddie Ekiyor, enquanto Ewuosho era o jogador mais certeiro do CP Esgueira, com lançamento mais interiores ou de fora da área restritiva.

Com muita intensidade defensiva, a equipa Leonina passou para a frente por 13-22, com pontos sucessivos construídos no jogo interior, depois de forçar diversos turnovers, ou seja, perdas de bola sem lançamento, à equipa do CP Esgueira. O primeiro quarto terminou com um resultado de 18-24 com o Sporting CP na frente e os últimos dois pontos dos Leões assinados por Marko Loncovic num ‘gancho’.

O segundo quarto também começou da melhor forma para o Sporting CP, com dois triplos a abrir, e rapidamente se atingiram os dez pontos de diferença aos 22-32, com pouco mais oito minutos para jogar no segundo quarto - vantagem que se alargou quando Michael Moore converteu um triplo para 23-36.

De regresso após um desconto de tempo, houve quatro pontos consecutivos de Ekiyor e, após nova pausa técnica, ainda mais dois do poste canadiano, que reflectiam a maior força colectiva e individual do Sporting CP em relação ao CP Esgueira. Então, o momento mais alto do jogo foi assinado no último segundo do segundo quarto, com um sensacional triplo de Ron Curry, do meio-campo e à tabela para os 27-57 ao intervalo.

Novamente, o terceiro quarto começou com o acerto de Eddie Ekiyor no jogo interior e a equipa Leonina chegou a ter uma vantagem superior a 30 pontos – 35-67, graças um grande triplo de Litos Cardoso.

Com um triplo de Eddie Ekiyor – excelente exibição do poste Leonino -, o Sporting CP atingia os 70 pontos e a diferença de 30 para o adversário já permitia desvendar, com clareza a meio do terceiro quarto, que a formação Leonina iria ser a vencedora do jogo - cenário que se confirmou pelo tempo fora, com jogadas para vários gostos e feitios e pontos de diferentes zonas do campo conseguidos pela formação de Alvalade.

O Sporting CP dominava totalmente o jogo e no final do terceiro quarto vencia por 48-84, com destaque também para a boa exibição defensiva, pois em 30 minutos, a formação de Pedro Nuno Monteiro sofreu menos de 50 pontos.

Já o quarto quarto acabou por ser a confirmação final da superioridade Leonina, com a particularidade de o Sporting CP ter atingido a marca dos 100 pontos para o 61-102, através de um triplo de Litos Cardoso.

O resultado-final foi de 68-105 para o Sporting CP em casa do CP Esgueira e, assim, a equipa Leonina continua líder da Liga de basquetebol.  

Sporting CP: Mike Moore (9), André Cruz (3), Diogo Araújo (6), Ron Curry (5), Diogo Ventura (7), Marko Loncovic (16), Litos Cardoso (7), Denilson Tavares (2), Marcus Lo Vett Jr (5), Eddie Ekiyor (21), Tyere Marshall (24), Salvador Gomes.