Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Decisões de apuramento ficam para a última jornada

Por Sporting CP
31 Jan, 2024

Sporting CP perde na Turquia frente ao Bahçeşehir Koleji SK por 99-87

A equipa principal masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal saiu derrotada por 99-87 no recinto dos turcos do Bahçeşehir Koleji SK na quinta e penúltima jornada do grupo L da FIBA Europe Cup.

Os Leões orientados por Pedro Nuno Monteiro assinaram momentos de grande qualidade frente ao poderoso adversário e chegaram a recuperar 20 pontos de vantagem num quarto (cada um de dez minutos), mas a melhor ponta final da formação turca, com ‘tiros abertos’, sobretudo de três pontos a caírem, acabou por fazer a diferença.

As contas quanto às ambições de apuramento do Sporting CP ficam adiadas para a última jornada e a equipa Leonina tem as aspirações em aberto. Precisa de ganhar na última jornada por mais de nove pontos aos polacos do Legia Warszawa (jogo dia 7 de Fevereiro, às 19h30, no Pavilhão João Rocha) para conseguir o apuramento rumo aos quartos-de-final da FIBA Europe Cup.

O jogo teve fases de alternância no domínio por parte de ambas as equipas. No final do primeiro quarto, a vantagem era da formação da casa por 25-20, muito devido à elevada taxa de acerto nos lançamentos de três pontos por parte da equipa da casa, enquanto o Sporting CP respondia e mostrava bons argumentos mais pelo jogo interior, sobretudo através dos lançamentos certeiros do poste Eddie Ekiyor.

O segundo quarto não correu de feição ao Sporting CP, com a equipa turca a cavar cada vez maiores distâncias no marcador. À eficácia da linha de três pontos, juntou-se a luta nas tabelas ganha pelo conjunto da casa, com o Sporting CP a não encontrar antídotos para travar este ascendente do adversário. Ekiyor era a unidade mais produtiva da equipa Leonina, que passou por sérias dificuldades, das quais reagiu só bem perto do final dos segundos dez minutos, com um excelente triplo de Marcus LoVett Jr.. O Bahçeşehir Koleji SK, com jogadores de excelente nível e já com passagens pela NBA, como é o caso de Cavanaugh, disparou para uma vantagem de 56-38 ao intervalo.

No terceiro quarto, o Sporting CP assinou uma exibição magnífica e gradualmente foi encurtando a desvantagem. Os triplos de Marcus LoVett Jr. e de Michael Moore começaram a entrar e a equipa verde e branca foi ‘calando’ o ensurdecedor apoio dos entusiastas adeptos da formação turca.

O Sporting CP subiu muito o nível defensivo e no ataque conseguiu lançamentos de grande eficácia, mesmo os de enorme grau de dificuldade, forçando até ataques sem lançamentos ao adversário. 70-65, com parciais de 11-0 e de 9-0, mostravam a muito boa capacidade do grupo de Pedro Nuno Monteiro, que entrava para os últimos dez minutos com reais possibilidades de bater o categorizado adversário.

O quarto quarto começou por prometer ainda mais, quando Marko Loncovic deixou o Sporting CP a apenas um ponto do Bahçeşehir Koleji SK através de uma finalização debaixo do cesto, mas algum azar em duas tentativas de triplo – uma de Diogo Araújo e outra de André Cruz, nas quais a bola rodou o aro e não entrou – acabaram por ter do lado do adversário a resposta com lançamentos bem sucedidos e que distanciaram novamente a equipa da casa no marcador.

O Sporting CP nunca desistiu, mas a frieza da equipa turca permitiu gerir a vantagem, que no final se fixou nos 99-87, com os portugueses a deixarem boa imagem perante uma das mais fortes equipas da FIBA Europe Cup e que já está apurada para a próxima fase.

Sporting CP: Ron Curry (10), Eddie Ekiyor (23), Marcus LoVett Jr. (17), Mike Moore (21), Diogo Ventura [C] (3), Diogo Araújo (3), Litos Cardoso, Marvin Clark Jr. (2), André Cruz (6), Marko Loncovic (2), Salvador Gomes e Denilson Tavares.