Maria Kostourkova reforça basquetebol
05 Set, 2025
Poste internacional portuguesa "feliz por fazer parte desta família"
O Sporting Clube de Portugal contratou Maria Kostourkova, de 28 anos, para a equipa feminina de basquetebol.
A poste de 1,94 metros regressa a Portugal depois de ter deixado o CRC Quinta dos Lombos em 2015 para ingressar no basquetebol universitário dos EUA, tendo vestido as cores das Washington State Cougars. Em 2019, voltou à Europa já actuou pelas eslovenas do ŽKK Celje, pelas espanholas do CDB Clarinos Ciudad de La Laguna Tenerife, do Basket Zaragoza 2002 e do AE Sedis Bàsquet, pelas alemãs do TV 1872 Saarlouis Royals e pelas polacas do MB Zagłębie Sosnowiec, onde estava em 2024/2025. É, também, presença regular na Selecção Nacional.
Nas primeiras palavras de Leão ao peito, Maria Kostourkova explicou o que a levou a escolher o emblema de Alvalade.
"O Sporting CP tem vindo a desenvolver um projecto muito engraçado e os últimos anos têm provado isso mesmo. Fico muito feliz por poder fazer parte desta família e desta equipa", disse aos meios de comunicação Leoninos.
A atleta falou ainda das metas para 2025/2026: "Individualmente, o meu objectivo é ajudar a equipa no que puder fazer. Colectivamente, vamos estabelecer os objectivos como equipa e vão ser os mais altos possíveis".
Admitindo que vão ter de ser feitos "ajustes" para competir no mais alto escalão, Maria Kostourkova não tem dúvidas de que "a equipa é excelente". "As jogadoras são muito boas e agora há que criar um grupo forte e unido", acrescentou.
Depois de revelar que já viu "muitos jogos da equipa masculina" no Pavilhão João Rocha, a Leoa quer, agora "encher o pavilhão com a equipa feminina".
"Vamos fazer tudo para orgulhar os Sportinguistas. Espero que nos venham apoiar", concluiu Maria Kostourkova.