Leoas já treinam no Pavilhão João Rocha
08 Set, 2025
Equipa feminina de basquetebol trabalha a todo o gás
Depois dos exames médicos que marcaram o início da pré-temporada, a equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal já realizou o primeiro treino de 2025/2026 no Pavilhão João Rocha.
Com a presença de António Coelho, coordenador do basquetebol do emblema de Alvalade, as Leoas deram início às sessões de trabalho numa temporada especial após a subida ao mais alto escalão da modalidade em 2024/2025.
Em declarações aos meios de comunicação do Sporting CP, João Pedro Vieira mostrou-se "muito feliz por ter sido conseguido um grande objectivo" definido quando o actual projecto teve início.
"Queríamos chegar ao mais alto escalão em três anos e conseguimos fazê-lo em dois. As atletas têm todo o mérito porque o trabalho é, essencialmente, delas. Naturalmente, reforçámos a equipa com jogadoras que achamos que vêm fazer a diferença. Foi o primeiro dia, acabaram de chegar, e temos um misto de muita experiência com jogadoras bem jovens, muitas da nossa formação. Estamos muito entusiasmados com o que podemos fazer esta época", disse o treinador verde e branco.
Sobre a pré-temporada, João Pedro Vieira explicou que vão ser realizados "bastantes jogos com várias equipas" para deixar o grupo pronto para representar o Sporting CP "da melhor forma".
"Esta Liga é muito competitiva, todas as equipas têm qualidade. Vai ser muito diferente do ano passado, onde fomos claramente superiores à maioria das equipas. Este ano não vai ser assim, mas queremos representar da melhor forma o Sporting CP e dar muitas alegrias aos Sócios e aos simpatizantes que venham ao Pavilhão João Rocha", afirmou.
Emília Ferreira, capitã Leonina para 2025/2026, também falou à margem do primeiro treino: "Ainda nos estamos a conhecer, ainda que já conheça a maior parte delas. Vamos tentar ter o maior sucesso possível, obviamente. Cada jogo vai ser uma final. (...) [As caras novas] integram-se ao verem como trabalhamos e o meu papel vai ser super importante nisso. Vamos integrá-las para que o processo seja rápido e agradável".
Uma dessas contratações é, precisamente, Maria Kostourkova, que garantiu que "toda a gente está entusiasmada": "Agora é começar a treinar, a conhecermo-nos umas às outras e ajustar as coisas ao que o treinador pretende de nós. Precisamos de tempo. (...) O próximo mês vai ser essencial para nos conhecermos e criarmos rotinas e estilo de jogo. Algumas já se conhecem do Sporting CP, outras das selecções. Temos um grupo muito variado, cada uma traz coisas diferentes à equipa".