Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Raça e talento de Leoas vale vitória nos instantes finais

Por Sporting CP
12 Out, 2025

Triunfo do Sporting CP por 78-76 frente ao CAB Madeira na segunda jornada da Liga feminina de basquetebol

A equipa feminina de basquetebol do Sporting CP venceu este domingo, com enorme brilhantismo, o CAB Madeira por 78-76, no Pavilhão João Rocha, na segunda jornada da Liga da modalidade.

Um resultado em que o fiel a desequilibrar a balança foi, entre muitos aspectos, a inquebrável vontade das Leoas orientadas por João Pedro Vieira, que no último quarto e já dentro dos últimos dois minutos, operaram uma maravilhosa reviravolta, depois de terem estado mais de três quartos e meio do jogo em desvantagem no marcador.

A equipa Leonina de basquetebol feminino deu um exemplo de superação, de nunca desistir e de raça, ingredientes que são imagens de marca do Sporting CP.

 O CAB Madeira entrou melhor na partida, nomeadamente no primeiro quarto, com três triplos inspirados de Madeline Burke, que criaram para as madeirenses boas vantagens, de 3-12, 7-22 e de 14-25, que se registava no final dos primeiros dez minutos.  

No segundo quarto, o Sporting CP começou por baixar da barreira dos dez pontos de desvantagem, com um cesto após ressalto ganho (esteve bastante bem a equipa Leonina no capítulo dos ressaltos, tanto ofensivos como defensivos), para o 16-25, com um minuto jogado, o que o levou a treinadora da equipa madeirense, Fátima Silva, pedir de imediato um desconto de tempo.

Com um basquetebol alegre e à procura das melhores linhas de passe, o Sporting CP ia carregando perto do cesto adversário e, por exemplo, com Dayna Rousse, uma jogadora com muito bons fundamentos técnicos do jogo e que terminou a partida com 28 pontos, a impressionar pelo nível exibicional.

A 22-28 e com o Sporting CP a recuperar no marcador, a treinador da equipa insular pediu o segundo desconto de tempo do segundo quarto, ainda com mais de cinco minutos para o intervalo, que chegaria com 32-39 para o CAB Madeira, mas com o Sporting CP sempre muito aguerrido e agarrado ao jogo. 

Com Simone Costa (muito bem a extremo no terceiro quarto) eficaz a concretizar e a assistir, o Sporting CP saiu do terceiro quarto com curta desvantagem de 52-56, que lançava todas as esperanças numa recuperação até à vitória da equipa Leonina, mas com a formação madeirense fortíssima nos triplos: Maria Lopes, Isabel Ferreira e Taylor Langan chegaram a parecer imparáveis, embora o Sporting CP também tivesse respondido muito bem, através de um triplo de Márcia Carvalho. O Sporting CP estava atrás no marcador, mas passava a mensagem de que ia ser mesmo até ao fim. E foi.    

Show das Leoas no último quarto

No último quarto, o CAB Madeira entrou melhor com quatro pontos consecutivos, com a resposta em forma de triplo a sair das mãos de Simone Costa. O principal problema estava a ser parar Isabel Ferreira, que com mais um triplo, não permitia às Leoas aproximarem-se mais no marcador para a desejada reviravolta.

Mas um esforço digno de aplausos da equipa de basquetebol do Sporting CP, que se entregou ao limite teve justa recompensa, cenário que até à entrada para os últimos cinco minutos podia parecer bem difícil, pois o CAB Madeira continuava muito frio, calculista e também experiente para gerir s vantagem que tinha conquistado logo no primeiro quarto.

Um triplo de Ema Huff, recolocou o Sporting CP bem dentro da corrida a 60-66 (como foi importante esse lançamento da jogadora Leonina), com a treinadora da equipa madeirense a sentir a aproximação da equipa Sportinguista no marcador. Depois de pedir um desconto de tempo, foi o Sporting CP a voltar mais forte, com Luana Serrenho, uma base de vontade inesgotável e de crença inabalável, a reduzir a diferença para quatro pontos, com dois lances livres depois de sofrer falta.

Duas perdas de bola sem lançamento, voltaram a comprometer seriamente as possibilidades Leoninas, até porque a equipa do CAB fez três pontos nesses dois lances, mas o Sporting CP nunca desistiu.

Dayna Rouse (excelente a extremo do Sporting CP), fez um triplo e Luana Serrenho encurtou para 69-74, para Emília Ferreira colocar o marcador em 71-74, ou seja, a uma posse de bola de diferença.  

Simone Costa numa entrada para o cesto fez o 73-74 e, a seguir, um roubo de bola de Dayna Rouse coroado com um cesto passou o Sporting CP para a frente por 75-74, com 43 segundos e seis centésimos para jogar.

Uma recuperação notável das Leoas, que logo a seguir, provocaram mais uma perda de bola às adversárias, através de Simone Costa, que da linha de lance livre concretizou uma tentativa e falhou a outra.

O CAB Madeira teve oportunidade de empatar, mas falhou uma tentativa e Luana Serrenho ao concretizar dois lances livres, colocou o ponto final na vitória Leonina, por 78-76 nos números finais.

No final, foram ainda cantados os parabéns por todo o Pavilhão à poste Leonina Emília Ferreira, que fez este domingo 29 anos, além de ter realizado uma exibição muito dedicada e de bom nível. A vitória da equipa de basquetebol feminino do Sporting CP foi uma grande prenda para a aniversariante Leonina, num dia em que a equipa do Sporting CP deu um grande exemplo de acreditar até o fim, para a primeira vitória das Leoas na Liga, à segunda jornada.       

Sporting CP: Márcia Carvalho, Simone Costa, Catarina Martins, Emma Huff, Madalena Costa, Cláudia Almeida, Luana Serranho, Ana Rita Urbano, Emília Ferreira, Dayna Rouse, Maria Ana Oliveira, Maria do Carmo Cruz.