Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Missão cumprida na Liga antes da decisão europeia

Por Sporting CP
15 Nov, 2025

Sporting CP liderou com pulso firme frente ao SC Braga (88-74)

De regresso à Liga, a equipa masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu o SC Braga por 88-74, este sábado à tarde, no encontro da sexta jornada da fase regular.

Acima de tudo, os Leões de Luís Magalhães souberam controlar um conjunto minhoto que chegava muito moralizado e com vários ex-Leões nas suas filas - Litos Cardoso, Mike Fofana, Cândido Sá e Ricardo Monteiro – ao Pavilhão João Rocha, não perdendo nunca a vantagem no marcador apesar das boas réplicas adversárias.

Somada a quarta jornada consecutiva a vencer, com actuação imponente do poste Brandon Johns Jr (20 pontos, dez ressaltos e duas assistências), o Sporting CP continua no segundo lugar em igualdade pontual com a AD Ovarense (11 pontos), ambos atrás do líder invicto SL Benfica (12 pontos)

Lançada a bola ao ar no Pavilhão João Rocha, o Sporting CP começou imediatamente a dar espectáculo. Um triplo de Claude Robinson e um vistoso alley-oop concluído por Maleek Harden-Hayes abriram as hostilidades e, além disso, com Brandon Johns Jr a impor-se no jogo interior, os Leões rapidamente se colocaram a vencer por 15-5.

O SC Braga – vindo de quatro vitórias seguidas - responderia com eficácia crescente (21-18) num primeiro parcial cuja história se escreveu principalmente a partir da linha de três pontos, mas o conjunto verde e branco – com uma revitalizante entrada de Stephan Swenson - conseguiu acabar por cima e saiu a vencer por 27-18.

Ainda assim, esta troca sucessiva de golpes somente tinha começado e a vantagem do Sporting CP foi mais ameaçada no segundo período. A formação minhota reentrou com muito acerto no lançamento e chegou a reduzir o marcador para a margem mínima por duas vezes (29-28 e 38-37). Os Leões, menos inspirados - Maleek Harden-Hayes foi a excepção - no ataque, aguentaram escudando-se principalmente na sua face mais combativa.

Já mesmo em cima da buzina, um impressionante triplo longínquo de Litos Cardoso reaproximou os bracarenses com o 45-42 que manteve tudo ‘apertado’ para a segunda metade da partida. E a igualdade chegou mesmo logo no reatamento (45-45), mas os comandados de Luís Magalhães responderam da melhor maneira possível: com um categórico parcial de 13-0 para voltar a distanciar-se num abrir e fechar de olhos (58-45).

O SC Braga, mais uma vez, até soube reagir imediatamente para encurtar essa diferença, só que ímpeto verde e branco não só não se extinguiu como ainda foi abrilhantado por Stephan Swenson e Brandon Johns Jr, máximos responsáveis por transformar o 58-53 em 69-58 no final do terceiro período.

A luta feroz entre Leões e guerreiros do Minho saldar-se-ia nos derradeiros dez minutos, onde os erros se multiplicaram de parte a parte, embora o Sporting CP continuasse a ter no poste Brandon Johns Jr uma arma tão poderosa como fiável na zona pintada (77-67) – atingiu nesta fase o duplo-duplo. Apesar do último esforço minhoto (79-72), o Sporting CP voltou a não tremer e garantiu um novo triunfo na Liga, confirmado com um triplo de Francisco Amarante e uma ‘bandeja’ de Diogo Ventura.

Cumprida a missão a nível doméstico, o Sporting CP volta a olhar para a Europa, mas novamente com os pés bem assentes no Pavilhão João Rocha. Os Leões de Luís Magalhães voltam a entrar em acção já na quarta-feira (19h30) com a recepção aos romenos do CS Vâlcea 1924, jogo em que se vai decidir a passagem Leonina à próxima fase da FIBA Europe Cup.

Sporting CP: Brandon Johns Jr (20), Uwais Razaque, Malik Bowman (4), Maleek Harden-Hayes (15), Miguel Correia, Rui Palhares (2), Francisco Amarante (9), Claude Robinson (3), Diogo Ventura [C] (5), João Fernandes (6), Malik Morgan (10), Stephan Swenson (14)