Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Leões com poder de fogo

Por Sporting CP
22 Nov, 2025

Forte ataque ditou mais uma vitória

A equipa masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este sábado, o SC Vasco da Gama por 94-62 na quarta jornada da fase de grupos da Taça Hugo dos Santos.

Mais uma vez, o grande poderio ofensivo dos Leões foi evidente e a formação de Luís Magalhães somou, assim, o segundo triunfo na competição.

Stephan Swenson, Maik Morgan, Maleeck Harden-Hayes, Robby Robinson e Brandon Johns Jr. começaram para o emblema de Alvalade, que dominou do início ao fim e com toda a naturalidade.

Malik Morgan foi o primeiro a brilhar com um triplo certeiro, seguindo-se (mais) uma fenomenal exibição de Brandon Johns Jr. nas tabelas. Da linha de três pontos, João Fernandes também facturou e, num ápice, o Sporting CP já vencia por 14-5.

Daí até ao final do primeiro quarto, continuou a só dar Sporting CP e Francisco Amarante, com um triplo, fechou o resultado em 25-13.

Segundo quarto e, novamente, mais Sporting CP. Triplo de Diogo Ventura e mais pontos do capitão, agora intercalados com outros de Rui Palhares.

Brandon Johns Jr., claro, continuou a brilhar, acertando até um triplo que deixou o SC Vasco da Gama a 23 pontos de distância (40-17). Muito forte no ataque, o Sporting CP não baixou a guarda e nunca deixou os visitantes terem esperança noutro resultado que não a derrota.

Sem surpresas, o resultado ao intervalo estava fixado nuns confortáveis 52-34, com 15 pontos já amealhados por Brandon Johns Jr. por esta altura.

Forte em todas as vertentes do desafio, o Sporting CP não parou de  cavar um fosso ainda maior no terceiro período. Francisco Amarante, Stephan Swensn e Robby Robinson estiveram de mão quente do três pontos e tano Malik Bowman como Diogo Ventura, Brandon Johns Jr. ou João Fernandes contribuíram para o 70-46 a dez minutos do fim.

O jogo estava resolvido e o quarto final serviu para separar ainda mais os dois conjuntos no marcador. Marcado por mais momentos de grande nível de Brandon Johns Jr. e João Fernandes, dois dos atletas em destaque, o período teve ainda outros factos dignos de registo.

Para além do triplo de Malik Morgan (83-51), Dinis Cherepenko, jovem poste de 19 anos, voltou a somar minutos. Para fechar a pontuação do lado verde e branco, Miguel Correia acertou um triplo e o jogo terminou pouco depois com 94-62.

Com um duplo-duplo (24 pontos e dez ressaltos), Brandon Johns Jr. foi a principai figura do encontro, sendo que João Fernandes (12 pontos e seis ressaltos), Malik Morgan (11 pontos e cinco assistências), Maleeck Harden-Hayes e Diogo Ventura (dez pontos cada um) também estiveram em evidência.

Os Leões voltam a jogar no próximo sábado, visitando o CP Esgueira para a Liga.

Sporting CP: Brandon Johns Jr. (24), Malik Bowman (6), Maleeck Harden-Hayes (10), Miguel Correia (3), Rui Palhares (3), Francisco Amarante (8), Robby Robinson (4), Diogo Ventura [C] (10), João Fernandes (12), Dinis Cherepenko, Malik Morgan (11) e Stephan Swenson (3).