João Pedro Vieira: "Estamos a crescer e a melhorar"
23 Nov, 2025
Rescaldo ao triunfo das Leoas do basquetebol na sétima jornada da Liga
Após o triunfo da equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal por 78-49 frente ao Clube União Sportiva, o técnico Leonino, João Pedro Vieira, fez a análise para os meios de comunicação Leoninos.
“Já tínhamos jogado contra elas na pré-época e ficámos com boas sensações, porque há equipas que encaixam melhor umas nas outras e esta é uma daquelas que pensávamos que conseguíamos vencer. O Clube União Sportiva é uma equipa muito experiente, está na competição europeia, ainda esta semana vai voltar a jogar competição europeia, mas nós estamos a crescer, estamos a melhorar e hoje já tivemos a ajuda da Maria Kostourkova, que faz uma grande diferença no nosso jogo interior e que cria oportunidades para as outras [jogadoras].
João Pedro Vieira observou que a equipa está a conhecer-se e a jogar cada vez melhor em conjunto. “A equipa em si está a aprender novamente a jogar junta, porque temos tido lesões na equipa e não é fácil elas depois entrosarem-se. Elas estão a aprender a jogarem umas com as outras e estamos a crescer.
Dominámos os quatro períodos do jogo, era uma vitória muito importante que queríamos ter para nos mantermos no topo da classificação e esta equipa ainda tem margem para progredir. Acreditamos que ainda vamos trazer muitas alegrias aos nossos Sócios que têm comparecido no Pavilhão João Rocha, a quem agradecemos muito. Queremos que continuem a vir e que tragam mais a família e os amigos, porque elas merecem o apoio dos nossos Sócios”.
O técnico ressalvou o proveito da paragem competitivas para jogos da Selecção feminina nas últimas semanas. “Aproveitámos estas três semanas [de paragem] para Selecções par treinarmos coisas que precisávamos de treinar e recuperar jogadoras que estavam um bocadinho tocadas. Ainda não temos a equipa 100 por cento saudável para jogar, temos jovens na equipa que ontem [sábado] tiveram um jogo duro e que ajudam muito a equipa. Ainda hoje entrou uma jovem, Madalena Costa, que entrou bem e queremos que as nossas jovens da formação olhem para esta equipa e vejam eu um dia poderão estar aqui. Têm de trabalhar para um dia estar aqui e a Madalena Costa foi um exemplo. Entrou e jogou perfeitamente, como as outras seniores e ainda é uma miúda”.
Luana Serranho, base da formação Leonina, fez também o balanço do jogo para os meios de comunicação do Clube. “É um balanço bastante positivo. Não começámos tão bem o jogo, a nossa primeira parte comparada com a segunda não foi tão forte, depois na segunda parte acho que merecemos a vitória, fomos mais agressivas, a nossa eficácia de lançamentos começou a melhorar, portanto acho que foi isso que nos levou à vitória no jogo”.
A jogadora Sportinguista destacou a “garra e consciência de que não podíamos relaxar nunca e lutar sempre até ao final”, como predicados importantes para mais um triunfo em casa, referindo que se sente “bem por ter contribuído para o resultado e em poder ajudar a equipa. Estou grata por termos a equipa que temos e é um aspecto positivo a nossa eficácia começar a aumentar porque estamos com o feeling de que estamos a aprender a jogar umas com as outras”.