Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Maria Kostourkova: "É um jogo muito importante para nós"

Por Sporting CP
13 Dez, 2025

Leoas do basquetebol recebem a AD Sanjoanense este domingo (11h30)

A equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebe a AD Sanjoanense este domingo, às 11h30, no Pavilhão João Rocha, em jogo a contar para a 11.ª jornada da fase regular da Liga. Um triunfo, aliado à manutenção do quarto lugar na tabela, pode garantir às Leoas o apuramento para a final four da Taça da Liga. Um encontro que, por isso, reúne vários ingredientes especiais, desde a invencibilidade caseira até à importância competitiva do momento.

Em antevisão à partida, Maria Kostourkova sublinha o peso do desafio e a responsabilidade que está nas mãos da equipa.

"É um jogo muito importante para nós. Podemos ganhar este jogo e qualificar-nos para a Taça da Liga, embora ainda dependa também dos pontos de outro jogo. O que está nas nossas mãos é ganhar, e temos trabalhado toda a semana para o conseguir", afirmou a atleta aos meios do Clube, reforçando o foco total no que depende exclusivamente do grupo.

Sobre a AD Sanjoanense, a jogadora lembra o confronto da pré-época, mas destaca a evolução das duas equipas desde então.

"É uma equipa muito dura, que joga muito bem. Jogámos com elas na pré-época, foi um dos nossos primeiros jogos, mas desde aí as duas equipas estão muito diferentes. Temos trabalhado muito, evoluído bastante, e acredito que vai ser um jogo muito diferente daquele da pré-época. Estamos a trabalhar para conseguir agora o mesmo resultado", apontou, destacando ainda o factor casa como essencial.

"É muito importante, nesta Liga, contar com o factor casa. Temos sentido muito o apoio dos fãs e do público, e jogar em casa é especial para nós. Queremos continuar sem derrotas, ter cada vez mais público e que as pessoas gostem do que estão a ver", salientou a internacional portuguesa, que também falou sobre a crescente química da equipa, num plantel com várias caras novas.

“É um processo normal. Somos uma equipa com muita gente nova e isto nunca acontece do dia para a noite. Temos tentado focar-nos na integração de quem chegou este ano e acho que temos evoluído muito. Eu própria sou mais recente e tenho sentido muita ajuda das minhas colegas. Temos de continuar a trabalhar essa química e esse ambiente, sempre juntas”, sublinhou Maria Kostourkova.

Depois de um período prolongado afastada devido a lesão, a poste reconhece que o regresso à quadra tem sido gradual.

“Estive a recuperar bastante tempo, foi uma lesão longa, e ainda estou nesse processo. Mas tenho tido uma ajuda incrível, tanto do staff como das minhas colegas, e tem sido muito bom voltar ao campo”, partilhou, deixando por fim um apelo aos Sócios e adeptos, cuja importância voltou a reforçar.

“Cada jogo em casa é muito importante para nós. Alimentamo-nos muito da energia que os fãs trazem aos jogos, e é por isso que até agora não perdemos em casa. Convidamos todos os que possam a virem ao Pavilhão João Rocha no domingo de manhã”, concluiu.