Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Miguel Vererano/Unisports

Sporting CP vence o campeão europeu e ergue a Masters Cup

Por Jornal Sporting
26 Ago, 2018

Critério da disciplina fez a diferença a favor da turma de Nuno Dias

Era o jogo do título e os leões não perdoam quando se fala em levantar troféus. Na reedição das últimas duas finais da UEFA Futsal Cup, o Sporting CP “vingou-se” do Inter Movistar (4-2) e conquistou a Masters Cup por ter melhor folha disciplinar do que o SL Benfica – que terminou com os mesmos seis pontos e o mesmo goal average. Em Portimão, e com muitos adeptos leoninos nas bancadas, os tricampeões nacionais tornaram-se a primeira equipa portuguesa a vencer o importante troféu de pré-época.

Depois de baterem o Magnus Futsal, rival brasileiro, a turma de Nuno Dias entrou com a mesma determinação para superar um adversário que não traz boas memórias. Quem saiu em vantagem até foi o Inter, com Ricardinho a desviar para a baliza de Guitta na sequência de um canto, mas a resposta dos leões não tardou. Rocha, um dos reforços para a nova temporada, mostrou créditos na posição de pivô e empatou depois de uma grande jogada individual. O 2-1 chegou por intermédio de outro brasileiro, que não quis ficar atrás do compatriota. Dieguinho saiu rápido para o ataque, ganhou espaço para fuzilar o guarda-redes adversário e a bola só parou nas redes da baliza de Alex. Com o equilíbrio entre as duas equipas, não houve mais golos até ao intervalo.



Foi o suspeito do costume a empatar de novo a partida, já na segunda metade. Numa fase em que o Sporting CP até estava mais perigoso, Ricardinho ameaçou e à segunda conseguiu mesmo deixar André Sousa sem resposta. Os leões mantiveram o ritmo de jogo, tentando pressionar o Inter no seu meio campo. A oportunidade para chegar ao 3-2 surgiu precisamente numa recuperação em zonas altas, com Dieguinho a oferecer um presente a Varela – só teve de encostar. Como no primeiro tempo, os pivôs quiseram igualar-se. Rocha, que viria a ser considerado o melhor jogador da prova, trabalhou de costas para a baliza, aguentou a bola e esperou que Léo chegasse para marcar um grande golo de meia distância. Estava feito o 4-2 final, resultado que daria o troféu ao conjunto de Nuno Dias. Além da conquista, sempre importante, fica o nível exibicional frente a duas grandes equipas do panorama internacional, como afirmou o técnico leonino. “Estamos a melhorar e a subir o rendimento. Quem está no Sporting CP sabe que, independentemente de ser particular ou oficial, o nosso pensamento é sempre ganhar. Começámos a treinar no dia 7 de Agosto e apresentarmos já este nível é muito bom, ainda mais com um plantel que se alterou”, assumiu.

Mesmo com várias caras novas, a dinâmica de triunfos mantém-se neste início de época “Sabíamos que não ia ser uma competição fácil. O Sporting CP fez bem o seu trabalho e conseguimos estas duas vitórias. Isso mostra o poder que a nossa equipa tem, mesmo com a saída de muitos jogadores e a entrada de outros. O grupo está a reagir bem e os que chegaram também”, confirmou Dieguinho.



Já o melhor jogador do torneio, Rocha, mostrou-se entusiasmado por integrar uma das equipas mais forte da Europa. “Quero agradecer ao Sporting CP por me ter dado a oportunidade. É uma estrutura de grandes pessoas. Estou feliz por ter sido campeão e agora é continuar a trabalhar. É uma realidade bem diferente daquela que eu tinha no Brasil”, disse.

Depois da Masters Cup, os leões vão jogar o Torneio de Viseu, na próxima semana, e a Supertaça, no arranque oficial da época, a 8 de Setembro.