Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Futsal

Foto José Lorvão

Um adepto especial

Por Sporting CP
24 maio, 2019

Martim Sequeira, de seis anos, foi convidado ilustre no Pavilhão João Rocha

O Sporting Clube de Portugal vs. AD Modicus (4-1) contou com um adepto especial nas bancadas. Martim Sequeira, Sportinguista de seis anos, foi convidado de Erick Mendonça e, no final, desceu à quadra para conviver com o atleta e com a restante equipa.

Os dois têm muito em comum. Martim Sequeira sofre da doença de Perthes e precisa de uma cadeira de rodas para se movimentar. Erick Mendonça teve o mesmo problema em criança, superando as dificuldades até chegar ao Sporting CP para se tornar Campeão Europeu.

Depois de vibrar com os golos e com o triunfo verde e branco, Martim Sequeira foi cumprimentar a equipa e Erick em especial. Recebeu das mãos do craque a camisola que o Leão utilizou na UEFA Futsal Champions League e atirou: "adoro o Sporting CP".

Em declarações ao Jornal Sporting e à Sporting TV, Erick Mendonça explicou como conheceu Martim. "A oportunidade de nos conhecermos surgiu através de uma entrevista que eu dei. O pai do Martim leu, identificou-se com a minha história e tentou entrar em contacto comigo através do [Pedro] Cary. Enviaram-me uma carta e começámos a entrar em contacto. Ele veio ver um treino nosso, trocámos umas ideias sobre o meu passado e sobre as minhas ideias em relação à doença. Dei um bocadinho do que posso ao Martim e aos pais", disse.

Nuno Sequeira, pai de Martim, também não escondeu a satisfação. "Li a entrevista do Erick [Mendonça] e percebi que era a mesma doença. Pensei logo em tentar a minha sorte e em escrever uma carta ao Erick para o Martim poder ver que pode voltar a andar. O Erick é a prova viva de que é verdade. O Erick fez mais do que isso: convidou-nos para assistirmos a um treino e a este jogo e deu-nos uma bola assinada por todos. Foi muito bom", admitiu.

Foto José Lorvão

Nuno Dias: "Adeptos foram parte do sucesso"

Por Sporting CP
24 maio, 2019

A análise do treinador ao triunfo

Depois da vitória por 4-1 sobre a AD Modicus, Nuno Dias começou por agradecer aos adeptos pela presença em massa. No total, foram 2686 espectadores a apoiar os Leões, o que não deixou o técnico indiferente.

"Quero dar os parabéns a este público que foi fantástico. Num dia em que era imprescindível ter o apoio deles e em que nada podia correr mal a resposta dos nossos adeptos foi extraordinária. É este ambiente que precisamos no domingo para podermos chegar à final. Esperamos que os nossos adeptos compareçam exactamente da mesma forma para nos ajudarem. Eles foram parte do sucesso", começou por dizer o treinador dos tricampeões nacionais à Sporting TV, partindo depois para a análise à partida.

"O jogo teve algumas parecenças com a primeira partida da final no que diz respeito à nossa finalização e à forma como o guarda-redes do Modicus esteve brilhante. Hoje, a diferença esteve na nossa atitude defensiva. Para além do golo e de mais um ou outro lance, não me lembro de mais lances de perigo do Modicus. Não os deixámos construir e esse foi o segredo. O público e os jogadores estão de parabéns", reforçou.

Foto José Lorvão

Leões a um triunfo da final

Por Sporting CP
24 maio, 2019

Vitória sobre a AD Modicus adia decisão para domingo

A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu a AD Modicus por 4-1 no segundo jogo das meias-finais do play-off da Liga Sport Zone, voltando às vitórias. Com este triunfo, a equipa Leonina fica apenas a uma vitória de marcar novamente a presença na final do campeonato.
 
Perante 2686 espectadores, o Sporting CP entrou forte e com vontade de marcar primeiro, mas foi a AD Modicus quem o fez por intermédio de Óscar Santos aos dois minutos. A resposta foi rápida e, pouco depois, Cavinato rematou para um desvio de Dieguinho ao segundo poste que fez o 1-1 no marcador.
 
Dois minutos depois, Deo assistiu João Matos num canto e o capitão dos Leões rematou de primeira para um golo de belo efeito que colocou o Sporting CP na frente. Ao intervalo, o 2-1 era enganador e pecava por ser demasiado escasso para o conjunto de Alvalade.


 
No segundo tempo, as oportunidades de golo continuaram a aparecer para o Sporting CP e Alex Merlim foi o autor do 3-1 aos 23 minutos. O resultado ficou fechado a cerca de três minutos do fim, quando Fernando Cardinal facturou, fazendo o 4-1 final.
 
O terceiro e último jogo da meia-final realiza-se domingo, 26 de Maio, pelas 19h30 no Pavilhão João Rocha.

Foto Mário Vasa

Nuno Dias: "A nossa obrigação é fazer tudo para ir à final mais uma vez"

Por Sporting CP
23 maio, 2019

A antevisão do Sporting CP vs. AD Modicus

Os tricampeões nacionais e Campeões Europeus de futsal do Sporting Clube de Portugal recebem esta sexta-feira a AD Modicus no segundo jogo das meias-finais da Liga Sport Zone. Depois de uma derrota fora de portas, os Leões querem a desforra e igualar a eliminatória.
 
"Analisámos o que aconteceu. O que tiramos de positivo é que conseguimos perceber onde não estivemos tão bem e temos de melhorar. Resta-nos colocar em prática algumas tarefas de modo a corrigir essas falhas, que não foram assim tantas. O jogo acabou por não correr da maneira que ambicionávamos e vamos tentar melhorar as coisas que identificámos para vencermos um jogo de cada vez. O primeiro será na sexta-feira", começou por dizer Nuno Dias ao Jornal Sporting e à Sporting TV.
 
"Não fomos eficazes e percebemos onde errámos. Se finalizámos tantas vezes e o grau de eficácia foi tão baixo, identificamos claramente onde é que temos de trabalhar. Mais preocupante seria se não tivéssemos criado acções de finalização. A diferença foi que nem sempre acertámos no alvo. Outras vezes acertámos e o adversário teve mérito, principalmente o guarda-redes do Modicus, que fez o trabalho dele", acrescentou.
 
Em caso de vitória, a equipa verde e branca defronta a AD Modicus novamente no domingo para decidir quem passa à final do campeonato. Contudo, "o foco está no segundo jogo", assegura Nuno Dias. "Vencendo-o, pensaremos no terceiro jogo. Nem nos passa pela cabeça outro resultado que não seja levar a eliminatória para o terceiro jogo e, aí, voltar a vencer. A nossa obrigação é fazer tudo o que está ao nosso alcance para ir à final mais uma vez", frisou.
 
O Sporting CP vs. AD Modicus tem início pelas 21h00 desta sexta-feira, 24 de Maio, no Pavilhão João Rocha.

Foto Mário Vasa

Pany Varela: “O Sporting CP sempre que joga é para vencer”

Por Sporting CP
22 maio, 2019

Jogador de futsal Leonino anteviu o próximo desafio

Na próxima sexta-feira, 24 de Maio, o futsal verde e branco recebe a AD Modicus para disputar o jogo dois das meias-finais do play-off da Liga Sport Zone e, Pany Varela, ala Leonino, começou por lamentar a derrota sofrida no domingo passado: “Infelizmente não conseguimos o resultado que desejávamos”, mas “vamos corrigir o que fizemos incorrectamente e tenho a certeza que, perante o nosso público, vamos conseguir a vitória”.

“Com a qualidade da nossa equipa, temos de conseguir fazer mais golos nas oportunidades que criamos”. “A mentalidade é a mesma, o Sporting CP sempre que joga é para vencer e na sexta-feira não vai ser diferente”, Pany assegurou ainda que a equipa tem consciência da “responsabilidade e do objectivo que temos para esta época” e que para alcançar esse objectivo “temos de vencer o próximo jogo”.

Foto Fernando Veludo

Futsal sofreu desaire

Por Sporting CP
19 maio, 2019

Campeões Europeus não conseguiram vencer o jogo um das meias-finais do play-off

Os Campeões Europeus do futsal do Sporting Clube de Portugal deslocaram-se à Maia para enfrentarem a AD Modicus no jogo um da meia-final do play-off da Liga Sport Zone, onde foram derrotados por 5-4.

Numa primeira parte com mais oportunidades criadas – e falhadas – pelo Sporting CP, foi a AD Modicus quem inaugurou o marcador. Após assistência de Gabri, Fábio Lima atirou para o fundo das redes logo aos dois minutos de jogo. Aos nove minutos, Merlim, com um remate certeiro, empatou a partida e fez o primeiro golo dos Leões. No minuto seguinte, o adversário voltou a adiantar-se no marcador. Aos 15 minutos, a equipa da casa acabou por marcar o terceiro golo, resultado que se registou até ao intervalo.

Depois de regressarem dos balneários, os Leões entraram na quadra com vontade de alterar o marcador a seu favor e, pelos pés de Cavinato, chegaram ao 3-2. Aos 36 minutos, o conjunto de Alvalade beneficiou da marcação de uma grande penalidade e Cardinal não falhou o alvo e igualou a partida, resultado que se manteve até ao fim do tempo regulamentar (3-3), com o jogo a seguir para prolongamento.

Num ambiente tenso, o Sporting CP cometeu duas faltas praticamente seguidas, atingido assim o limite permitido. Na sequência da sexta falta, Léo acabou por ver o cartão vermelho e Fábio Lima marcou novo golo para a equipa de Gaia na conversão do respectivo livre directo, estabelecendo o resultado que se registou no final dos primeiros cinco minutos do prolongamento (4-3).

O Sporting CP arriscou tudo no início da segunda parte do prolongamento entrando na quadra com Merlim na posição de guarda-redes avançado. Aos 48 minutos, o adversário aproveitou o 5x4 Leonino e Joel Queirós rematou para a baliza 'deserta'. Os Leões reagiram de imediato por Cavinato, que bisou na partida assinando o 5-4 com que terminou o encontro.

O Sporting Clube de Portugal irá reencontrar a AD Modicus na próxima sexta-feira, 24 de Maio, no Pavilhão João Rocha para o jogo dois da meia-final do play-off da Liga Sport Zone.

Foto Mário Vasa

Nuno Dias: “Não pensamos noutra coisa sem ser em vencer”

Por Sporting CP
18 maio, 2019

Treinador do futsal verde e branco fez a antevisão da próxima partida

Nuno Dias, técnico Campeão Europeu de futsal, anteviu o próximo desafio do Sporting Clube de Portugal a contar para as meias-finais do play-off da Liga Sport Zone: “Não pensamos noutra coisa sem ser em vencer, mesmo sabendo que vamos ter uma deslocação difícil, como ficou provado no jogo da primeira volta da fase regular, em que vencemos 3-2 já nos instantes finais da partida”. “Mas são outros tempos, outra fase da época, estamos melhor e certamente que iremos fazer um jogo diferente, com uma equipa que também melhorou desde essa altura”. Nuno Dias acrescentou ainda que o Sporting CP está a atravessar “um período muito positivo”, que os jogadores estão “bastante motivados” e que os Leões pretendem “dar continuidade a esse bom momento e ao bom trabalho que temos feito”.

Relativamente ao adversário, o treinador Leonino reconheceu que “o AD Modicus tem muita qualidade, tem tido um bom desempenho, fez um grande trajecto na fase regular e garantiu, com mérito, a passagem às meias-finais”. “É uma equipa com atletas fortes individualmente em várias posições, bons pivots e vários jogadores desequilibradores nas alas. Esperamos um adversário difícil, mas com a responsabilidade de seguir em frente e com um resultado positivo para nós. É uma equipa com potencial e que nos vai criar dificuldades, mas estamos preparados para elas”.

O AD Modicus vs. Sporting CP irá realizar-se amanhã, 19 de Maio, às 14h20, no Pavilhão Municipal de Grijó.

Foto Mário Vasa

Cavinato: “Queremos sair da partida com um resultado positivo”

Por Sporting CP
17 maio, 2019

Ala verde e branco fez a antevisão do próximo encontro

Diego Cavinato, atleta de futsal do Clube de Alvalade falou aos meios de comunicação do Sporting CP sobre a próxima partida dos Leões: “Esperamos uma eliminatória difícil, sabemos a qualidade que o adversário tem, temos trabalhado durante a semana para fazer um grande jogo, queremos sair da partida com um resultado positivo”.

Relativamente ao adversário, Diego Cavinato referiu que “esperamos um Modicus motivado, vão jogar contra o Sporting CP, Campeão Europeu” o ala Leonino espera também “uma meia-final difícil” mas que “o importante para nós é vencer”. “Sabemos das dificuldades que vamos ter no pavilhão do adversário, mas é para isso que temos trabalhado”.

Após a conquista da UEFA Futsal Champions League, os Leões estão focados em vencer o Campeonato Nacional: “A Europa 'já foi', fizemos história, foi uma grande conquista para nós, mas agora estamos focados no tetracampeonato, que é outro passo importante para entrar na história deste grande clube”.

O Modicus vs. Sporting CP disputa-se no próximo domingo, 19 de Abril, às 14h20, no Pavilhão Municipal de Grijó.

Foto António Vale

II Open Day de futsal

Por Sporting CP
16 maio, 2019

Modalidade vai ter dois novos escalões

O Sporting Clube de Portugal vai realizar o II Open Day de futsal. Desta vez, o evento recebe dois novos escalões que a secção de futsal vai passar a ter: petizes (nascidos em 2013 e 2014) e traquinas (2011 e 2012). No total, o futsal verde e branco vai ter 16 equipas em competição.

A iniciativa realiza-se no próximo dia 26 de Maio, domingo, entre as 9h00 e as 12h00, no Pavilhão João Rocha. Entre as 9h00 e as 10h30 o Open Day é destinado aos traquinas, enquanto que a partir das 10h30 os petizes vão ser os protagonistas.

Na primeira edição do Open Day, a secção de futsal do Sporting CP conseguiu reunir algumas dezenas de atletas e chegou mesmo a recrutar alguns para as camadas jovens do Clube. As perspectivas, desta vez, são ainda melhores. 

Mais do que resultados, os novos escalões de petizes e traquinas têm como principal objectivo preparar as crianças para os escalões superiores, que deixarão de precisar de recrutar tantos atletas de fora. Os petizes e os traquinas, espera-se, terão grande parte dos respectivos plantéis encontrada nestes Open Days.

Foto António Vale

Campeões Europeus levam Taça às instalações da ROFF

Por Sporting CP
14 maio, 2019

Leões deram continuidade aos festejos da UEFA Futsal Champions League

Os atletas da equipa principal de futsal do Sporting Clube de Portugal visitaram, na tarde desta segunda-feira, as instalações do main sponsor da modalidade Leonina, a ROFF, de forma a dar continuidade às celebrações do título europeu.

Pelas mãos do capitão Leonino João Matos, a taça foi levada até aos colaboradores da empresa para que também eles pudessem celebrar este feito histórico.

Miguel Albuquerque, director-geral das modalidades do Sporting CP, acompanhou esta actividade, e em declarações à Sporting TV afirmou que “os parceiros são fundamentais para o sucesso do Sporting CP e das suas modalidades”: “Neste caso estamos a falar da ROFF, nosso parceiro há alguns anos. Grande parte do nosso sucesso é cimentado nesta parceria, que é fundamental para nos manter competitivos e com um projecto vencedor e que queremos manter por muitos anos.”

Também o treinador da equipa verde e branca, Nuno Dias, afirmou que é “justo da parte do SCP reconhecer a importância da ROFF”, lembrando que “a ROFF faz parte da equipa”: “São estes momentos de confraternização que são importantes para darmos um pouco do que somos e da nossa gratidão para com aqueles que nos ajudam e nos querem bem.”

Francisco Febrero, CEO da ROFF, salientou o facto de a sua equipa “festejar os momentos bons” e este não foi excepção, celebrando o “trabalho brilhante” da equipa de futsal Leonina.

“Achámos por bem convidá-los para confraternizar com a nossa equipa e salientar que as vitórias pertencem a todos nós, dando-lhes a oportunidade de falar com os atletas”, terminou.

Páginas

Subscreva RSS - Futsal