Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Futsal

Foto João Pedro Morais

Diogo Palma Carlos: "Mostrámos vontade e ambição"

Por Sporting CP
10 Jan, 2026

Reacções ao apuramento para a final eight da Taça da Liga de futsal

Após a goleada frente ao Valpaços FC, que garantiu ao Sporting Clube de Portugal a presença na final eight da Taça da Liga de futsal, Diogo Palma Carlos, treinador de guarda-redes da equipa verde e branca, analisou a exibição em Trás-os-Montes.

“Apesar de termos entrado bem no jogo, relaxámos um pouco a meio da primeira parte e só mais tarde voltámos a pegar no jogo”, começou por reconhecer, em declarações ao Jornal Sporting, sublinhando contudo que o contexto competitivo do adversário em nada alterou a preparação da equipa para o encontro.

“Apesar de ser um jogo contra uma equipa de um escalão inferior, isso não mudou em nada a nossa preparação e a nossa concentração. É certo que o Valpaços FC está na II Divisão, mas não é uma equipa qualquer”, frisou, fazendo questão de valorizar o percurso do adversário esta temporada.

“É uma equipa que conseguiu classificar-se para a fase de apuramento de campeão da II Divisão e é uma das principais candidatas a subir à Liga na próxima época. Por isso, a nossa preparação foi igual à de qualquer outro jogo, fosse da Liga, fosse da UEFA Futsal Champions League. Não mudou nada”, reforçou.

Sobre o desenrolar da partida e os números expressivos do marcador, o treinador de guarda-redes foi claro quanto aos aspectos a melhorar.

“No momento em que relaxámos, sofremos golos que uma equipa como a nossa, que ambiciona vencer todas as competições, não pode sofrer. Sofremos quatro golos, alguns em que podíamos ter feito mais”, concedeu, antes de destacar a boa resposta do grupo.

“Depois, fomos dando ao jogo o ritmo certo e, acima de tudo, mostrou-se a vontade e a ambição que esta equipa tem”, atirou.

A fechar, Diogo Palma Carlos mostrou-se satisfeito com o apuramento para a etapa de todas as decisões, num discurso de renovada ambição.

“Queríamos muito estar na final eight da Taça da Liga e queremos muito voltar a conquistar o troféu. É mais um daqueles que temos para conquistar este ano”, afirmou. “Já temos um, faltam quatro, e a Taça da Liga é um deles”, concluiu.

Foto João Pedro Morais

Futsal carimba presença na final eight da Taça da Liga

Por Sporting CP
10 Jan, 2026

Leões de Nuno Dias venceram o Valpaços FC por 11-4

A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal venceu na tarde deste sábado o Valpaços FC por 11-4, em jogo da primeira eliminatória da Taça da Liga, garantindo a presença na final eight da competição, da qual é a actual detentora.

Em Trás-os-Montes, a formação orientada por Nuno Dias deixou clara a seriedade com que encarou o desafio desde o primeiro instante. Logo aos 15 segundos, Rocha inaugurou o marcador com um remate poderoso e sem ângulo desde a esquerda.

O Valpaços FC ainda conseguiu restabelecer a igualdade aos seis minutos, mas o Sporting CP respondeu de forma avassaladora, transformando o encontro num verdadeiro vendaval ofensivo.

Aos oito minutos, Felipe Valério devolveu a vantagem com um disparo do meio da rua, sem hipótese para o guarda-redes anfitrião, e segundos depois Bruno Pinto ampliou para 1-3, também com um remate fortíssimo de muito longe. O quarto golo surgiu aos nove minutos, numa jogada estudada a partir de uma reposição lateral, com Taynan a surgir na esquerda e a encher o pé para o 1-4.

Empurrado pelo público e com grande alma, o Valpaços FC voltou a marcar aos 14 minutos, reduzindo para 2-4, mas o Sporting CP manteve o pé no acelerador. Aos 17 minutos, Merlim assinou um golo monumental, aproveitando o adiantamento do guarda-redes da casa, com um remate que atravessou a quadra de uma ponta à outra.

Ainda nesse minuto, o italo-brasileiro assistiu Diogo Santos, que flectiu para dentro e finalizou para o 2-6. Aos 18 minutos, Henrique Rafagnin, que não quis ficar atrás dos companheiros, juntou-se à lista de marcadores com uma autêntica bomba disparada ainda antes da linha de meio-campo.

Com o cronómetro a avançar, houve tempo para mais um golo: a pouco mais de um minuto para o intervalo, Allan Guilherme descobriu Diogo Santos, que apareceu sozinho na linha de golo para encostar, bisar na partida e fixar o resultado em 2-8 ao descanso.

No regresso para a segunda parte, o Valpaços FC voltou a marcar logo aos 23 minutos, reduzindo para 8-3, mas a resposta verde e branca foi imediata. Aos 28', Bruno Pinto também bisou no encontro, na sequência de uma bola parada executada na perfeição, e fez o 3-9.

A formação da casa, que nunca desistiu de um lance, ainda voltou a marcar aos 30 minutos, mas a superioridade do Sporting CP manteve-se evidente e, aos 32 minutos, Allan Guilherme fez o décimo golo dos verdes e brancos: após um passe preciso de Bruno Maior já dentro da área, o brasileiro finalizou à boca da baliza uma jogada de contra-ataque que ele próprio iniciara com uma recuperação defensiva. Já nos instantes finais, Pauleta fechou a contagem na sequência de um canto batido por Taynan, estabelecendo o 4-11 final.

Com este triunfo expressivo, o Sporting CP segue em frente na Taça da Liga e vai assim defender o título na final eight disputada entre 11 a 15 de Março. Segue-se agora uma pausa competitiva para o Campeonato da Europa, com os Leões a regressarem à acção apenas em Fevereiro.

Sporting CP: Gonçalo Portugal [GR], Luís Correia, Tiago Rodrigues, Diogo Santos (2), Wesley, Pauleta (1), Allan Guilherme (1), Felipe Valério (1), Bruno Pinto (2), Alex Merlim [C] (1), Taynan (1), Bruno Maior, Rocha (1) e Henrique Rafganin [GR] (1). Treinador: Nuno Dias.

Foto Isabel Silva

Bruno Maior: "Entramos em qualquer competição para ganhar"

Por Sporting CP
09 Jan, 2026

Sporting CP desloca-se a casa do Valpaços FC, sábado, às 16h00, para a Taça da Liga

A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal desloca-se, este sábado, a casa do Valpaços Futsal Clube para a estreia na presente edição da Taça da Liga.

O jogo, com início às 16h00, na cidade transmontana, assinala o início da defesa do troféu por parte do conjunto orientado por Nuno Dias e o fixo Bruno Maior deu o ‘mote’ em declarações aos meios de comunicação do Clube. “Temos de olhar para o jogo como se fosse frente a qualquer equipa da I Liga, temos de dar o nosso melhor, entrar bem e começar bem o ano nesta prova”, frisou.

Bruno Maior olha para o adversário como uma equipa que estará determinada em criar dificuldades ao Sporting CP, até por ter o factor casa. “Sabemos que o pavilhão vai estar cheio, certamente, e isso é um extra para eles. Nós vamos querer responder a isso, também sabemos que vão estar muitos adeptos do Sporting CP lá e queremos dar uma boa resposta aos adeptos presentes”, atentou o jovem fixo.

Bruno Maior tenciona que o Sporting CP continue como detentor do troféu no final da prova, o que é mais um factor de motivação para os comandados de Nuno Dias. “Entramos em qualquer competição para ganhar, vai ser esse o nosso objectivo e este jogo será importante para isso mesmo, para darmos uma boa resposta na Taça da Liga”, reforçou.

O jogador Leonino lançou o apelo aos Sportinguistas para estarem presentes em força nas bancadas do recinto do Valpaços FC: “Como sempre, os Sportinguistas estão presentes em qualquer pavilhão e esperamos que seja mais uma vez com pavilhão cheio e a torcerem por nós”.

Bruno Maior expressou ainda o desejo de a equipa de futsal do Sporting CP dar continuidade ao que de bom conseguiu já na primeira metade da presente temporada, nomeadamente no rendimento ofensivo na Liga, em que a formação Leonina é o melhor ataque da prova (101 golos marcados em 15 jogos).

“Queremos continuar, mas como sempre queremos melhorar, também. Há aspectos defensivos que temos de melhorar e no ataque queremos continuar, mas se der para melhorar, era o ideal”, considerou, por fim.      

Foto Isabel Silva

Rúben Freire emprestado ao MNK Osijek

Por Sporting CP
08 Jan, 2026

Ala ruma à Croácia

Rúben Freire, futsalista do Sporting Clube de Portugal, está de saída por empréstimo e ruma à Croácia para representar o MNK Osijek.

Reforço dos Leões desde Novembro de 2024, o ala português ajudou a equipa de Nuno Dias a conquistar a Taça da Liga e a Taça de Portugal nessa mesma temporada, bem como a Supertaça já no arranque da presente época. No total, Rúben Freire cumpriu 47 jogos e marcou nove golos de Leão ao peito.

O Sporting CP agradece a Rúben Freire todo o empenho e profissionalismo demonstrados ao serviço do Clube e deseja-lhe as maiores felicidades neste período de empréstimo.

Foto João Pedro Morais

Edgar Beldroega: "O resultado demonstra a atitude que tivemos"

Por Sporting CP
05 Jan, 2026

Reacção à goleada em Ferreira do Zêzere (1-6)

Após a vitória frente ao SC Ferreira do Zêzere por 6-1, Edgar Beldroega, membro da equipa técnica verde e branca, considerou que o Sporting CP teve "uma postura excepcional", sublinhando o rigor com que o plano de jogo foi cumprido ao longo dos 40 minutos de jogo.

"Cumprimos o plano de jogo do início ao fim e, por isso mesmo, conseguimos ter controlo sobre o jogo, sobre os diferentes momentos do jogo e sobre tudo o que envolvia esta partida. Conseguimos anular as características mais fortes do SC Ferreira do Zêzere, que passam muito pelas individualidades, e impor o nosso jogo, que teve de ser ligeiramente ajustado", começou por dizer, em declarações ao Jornal Sporting, explicando que essas adaptações se deveram às várias ausências por lesão e castigo.

"Tivemos de jogar em 4-0 em muitos momentos, tanto pela ausência do Rocha, que foi expulso no último jogo, como por não termos mais nenhum pivô disponível para além do Allan Guilherme", justificou.

Sobre mais uma goleada, esta a marcar o arranque do novo ano civil, Edgar Beldroega destacou a ambição constante da equipa. "Queremos ganhar todos os jogos, marcando o maior número de golos possível e sofrendo o menor número de golos possível. Começar 2026 com uma goleada é sinónimo de mostrar aquilo que queremos para este ano: conquistar títulos e ganhar jogos, respeitando sempre esta nossa ideia", garantiu.

Em jeito de balanço final, o técnico considerou que o marcador espelhou fielmente o que se passou dentro das quatro linhas.

"Foi um excelente jogo. O resultado demonstra exactamente aquilo que aconteceu em campo e a atitude que tivemos, uma atitude que queremos repetir em todos os jogos".

Foto Isabel Silva

Goleada para abrir o ano

Por Sporting CP
04 Jan, 2026

Leões do futsal venceram o SC Ferreira do Zêzere por 1-6

A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu o SC Ferreira do Zêzere por 1-6, na noite deste domingo, em jogo a contar para a jornada 15 da fase regular da Liga.

Os Leões de Nuno Dias entraram mais pressionantes, desde cedo à procura de inaugurar o marcador, e logo aos dois minutos Wesley teve nos pés a primeira grande oportunidade do encontro. O brasileiro respondeu bem à reposição lateral e rematou forte, para uma boa intervenção de Pedro Martinho.

Na outra baliza, Bernardo Paçó também foi cedo chamado a intervir. Ainda no decorrer do mesmo minuto, Barreto apareceu desmarcado, mas controlou mal o esférico e rematou enrolado, para defesa fácil do guardião verde e branco.

O primeiro golo do jogo chegou pouco depois, aos cinco minutos, e foi mesmo do Sporting CP. A pressionar alto, os Leões recuperaram a posse de bola; que foi parar, como quem procura quem a bem sabe tratar, aos pés de Merlim. O italo-brasileiro agradeceu e disparou em arco para o primeiro golo da partida.

Apostando maioritariamente nas transições em velocidade, os da casa podiam ter empatado logo depois, aos seis minutos. Antes de sofrer falta, Jó Mahrez desmarcou-se nas costas da defensiva Leonina e rematou ao lado. Já na marcação do respectivo livre, Bernardo Paçó não teve dificuldades para segurar o remate de Chapinha.

O Sporting CP manteve-se por cima do encontro e voltou a ameaçar aos oito minutos. Primeiro, Alex Merlim voltou a testar a atenção de Pedro Martinho, desta vez com vantagem para o guarda-redes anfitrião, e depois foi Pauleta a testar-lhe os reflexos, com a bola a rasar ainda o poste da baliza achigã.

Os Leões não tiraram o pé do acelerador e, aos 15 minutos, Merlim bisou. Após novo erro na zona defensiva, o ‘Mago’ tirou Pedro Martinho do caminho e fez, com tranquilidade, o 0-2.

Uma primeira parte de grande nível defensivo e ofensivo dos Leões, que pecaram apenas na finalização. Os golos chegaram, contudo, na segunda parte, e cedo. Aos 24 minutos, Tomás Paçó recuperou mais uma bola em zona alta e disparou um remate fortíssimo para fazer o 0-3.

Dois minutos depois, foi Diogo Santos a juntar o seu nome à lista de marcadores: na sequência de um canto apontado à esquerda, o fixo/ala não marcou à primeira, mas não perdoou à segunda e aumentou a vantagem.

De dois em dois minutos, o Leão foi enchendo o papo e aos 28 minutos foi Bruno Pinto a aproveitar o espaço para desmarcar Allan Guilherme. O brasileiro, sozinho e com instinto matador, fez o 0-5.

O Sporting CP não ficaria pela mão-cheia de golos e, aos 32 minutos, o recém-entrado Tiago Rodrigues encostou para o 0-6, após um toque de calcanhar de Diogo Santos.

Ainda no mesmo minuto, o SC Ferreira do Zêzere apostou no 5x4 e logo depois chegou à quinta falta. Por seu lado, o Sporting CP foi gerindo sempre muito bem o jogo e só aos 35 minutos, num remate em força de Jó Mahrez, os anfitriães obrigaram Bernardo Paçó a defender com o pé.

Antes, aos 34 minutos, Felipe Valério também esteve muito perto de marcar desde o meio-campo verde e branco, mas Chico fez um corte providencial em cima da linha de golo e negou o golo que o brasileiro já se preparava para celebrar.

O tento de honra do SC Ferreira do Zêzere chegaria aos 38 minutos: Rodrigo Monteiro recuperou a posse em zona adiantada pela direita e serviu Chico Oliveira, que só precisou de desviar para o 1-6 final.

Mais uma goleada verde e branca, esta a abrir 2026 e construída com intensidade, organização e grande eficácia. O Sporting CP controlou o jogo do primeiro ao último minuto e confirmou o bom momento da equipa de Nuno Dias.

Sporting CP: Bernardo Paçó [GR], Tomás Paçó (1), Bruno Pinto, Wesley, Allan Guilherme (1), Gonçalo Portugal [GR], Bruno Maior, João Matos [C], Diogo Santos (1), Pauleta, Felipe Valério, Tiago Rodrigues (1), Alex Merlim (2). Treinador: Nuno Dias. Disciplina: cartão amarelo para Bruno Pinto (6’), Pauleta (20’) e Allan Guilherme (28’).

Foto Isabel Silva

Allan Guilherme: "Em busca dos três pontos"

Por Sporting CP
03 Jan, 2026

Futsal visita o SC Ferreira Zêzere este domingo (20h00)

Ano novo, objectivos de sempre. A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal visita este domingo, às 20h00, o SC Ferreira Zêzere, em jogo da 15.ª jornada da fase regular da Liga. Em antevisão à partida, Allan Guilherme sublinhou que os Leões esperam um adversário "a fazer o mesmo que tem feito" desde que subiu de divisão em 2021/2022: criar dificuldades a qualquer equipa que encontre pela frente.

"O SC Ferreira Zêzere viveu uma evolução muito grande na Liga e sabemos que jogar lá é um pouco complicado. Vamos preparar-nos, porque jogar no Sporting CP é isso mesmo: estar preparados para tudo o que possa acontecer. Vamos em busca dos três pontos", começou por dizer o pivot, em declarações aos meios de comunicação verdes e brancos.

Destacando a "preparação forte" do grupo de Nuno Dias, apesar da paragem de Natal e de Ano Novo, o brasileiro garantiu que, frente ao actual quarto classificado da prova, o objectivo passa por dar continuidade ao bom trabalho das últimas semanas.

"Como todos sabem, jogar no Sporting CP é ir sempre à procura de melhorar a cada jogo, a cada semana, a cada dia, a cada treino. Preparámo-nos para este jogo e vamos à procura do melhor", frisou, falando ainda sobre o seu regresso após uma lesão prolongada, que tem sido pontuado com vários golos e exibições de bom nível.

"Estou a regressar aos poucos, mas ainda longe da minha melhor forma. Como diz o ditado, é de grão em grão que a galinha enche o papo. Pouco a pouco vou chegar ao meu melhor, vou trabalhar e treinar para isso", rematou.

Foto João Pedro Morais

Nuno Dias: "Procuramos sempre mais"

Por Sporting CP
28 Dez, 2025

Treinador no rescaldo à vitória expressiva

Após a vitória expressiva por 10-2 frente ao Rio Ave FC, Nuno Dias, treinador da equipa de futsal do Sporting CP, fez o rescaldo do encontro e do ano que agora finda em declarações aos meios de comunicação do Clube.

“Os números falam por si”, começou por dizer sobre a exibição, enaltecendo o carácter insaciável demonstrado pelos seus jogadores ao longo de todo o jogo. “Tivemos caudal ofensivo e fomos uma equipa que nunca se contenta. Acho que é isso que nos torna uma equipa alegre, vibrante e isso cativa. Procuramos sempre mais e ir constantemente à procura de um resultado melhor, é o nosso ADN e é com ele que vamos até ao fim”, sublinhou.

Depois, fazendo uma retrospectiva de 2025, o técnico verde e branco realçou que “o único troféu em disputa nesta época [a Supertaça] foi vencido pelo Sporting CP”, embora reconheça que na Liga o segundo lugar actual não é o desejado. “Não estamos no lugar que queremos e cabe-nos, agora, ir à procura do melhor possível para nós, ganhando os nossos jogos. Em termos de golos, está a ser uma das melhores épocas de sempre”, referiu ainda.

Depois, o jovem Tiago Rodrigues, autor de um dos tentos na goleada, também abordou a partida. “Entrámos muito bem, estivemos sempre por cima na primeira parte e na segunda, outra vez com muita vontade, resolvemos o jogo”, considerou, frisando a eficácia demonstrada: “Temos crescido muito e vamos continuar a trabalhar para fazer mais resultados destes”.

Já a nível pessoal, Tiago Rodrigues considerou que tem “evoluído muito com a ajuda dos seniores” e agradeceu, também, “as oportunidades” dadas por Nuno Dias.

Foto João Pedro Morais

Futsal termina 2025 com a sua melhor versão

Por Sporting CP
28 Dez, 2025

Exibição a todo o gás e goleada sobre o Rio Ave FC (10-2)

No Pavilhão João Rocha, a equipa de futsal do Sporting CP superou o Rio Ave FC por claros 10-2, este domingo, em partida da 14.ª jornada da fase regular da Liga.

Com mais um vendaval ofensivo e a sétima vitória consecutiva, os Leões de Nuno Dias fecham 2025 com a melhor série de resultados da temporada e, no que à Liga diz respeito, atingiram os 36 pontos, menos três que o líder SL Benfica, que ainda tem de jogar nesta jornada.

Frente a uma equipa recém-promovida que tem surpreendido ao ocupar actualmente o sexto lugar, a entrada verde e branca foi dominadora – mesmo sem Henrique Rafagnin, João Matos, Taynan, Pauleta e Zicky Té nas opções – e tudo se desbloqueou cedo.

À passagem dos primeiros seis minutos, Felipe Valério puxou da esquerda para dentro e atirou para o fundo das redes, seguindo-se logo de imediato o 2-0, assinado por Bruno Maior, que só teve de encostar para golo aquilo que Wesley criou sobre a esquerda.

Quando o Rio Ave FC tentou responder, Bernardo Paçó mostrou-se sempre à altura e os Leões continuaram à solta no ataque e com muita pontaria, chegando à ‘mão cheia’ de golos antes dos 15 minutos. Com classe, Alex Merlim assinou o terceiro e, depois, Bruno Pinto assumiu o protagonismo, primeiro para roubar a bola em zona alta e permitir a Allan Guilherme um golo fácil e, a seguir, o próprio camisola 25 – melhor marcador da Liga – fez o 5-0 que prevaleceu até ao intervalo com um fantástico pontapé na passada.

Já no arranque do segundo tempo, o Sporting CP não tirou o pé do acelerador, só que pecou inicialmente na finalização e até foi o emblema de Vila do Conde a marcar primeiro. Ainda assim, logo no lance seguinte, Wesley repôs prontamente a diferença de cinco golos no resultado.

Mas a vantagem, já larga, continuou a ‘engordar’ nos últimos dez minutos, mesmo depois de Rocha ter visto o segundo amarelo e respectivo cartão vermelho – a equipa de arbitragem entendeu que entrou indevidamente a partir do canto. Allan Guilherme marcou mais dois e chegou ao hat-trick, enquanto pelo meio foi o jovem Tiago Rodrigues a entrar e marcar, aproveitando mais um erro na saída de bola dos visitantes.

De novo, o Rio Ave FC ainda reduziu, porém outra vez com ‘troco’ do lado verde e branco. Uma bola parada cobrada por Rúben Freire encontrou o desvio certeiro de Bruno Pinto ao segundo poste – vão 19 golos na Liga para o reforço – para o expressivo e final 10-2.

Na próxima jornada, o Sporting CP entra em 2026 com a deslocação ao reduto do SC Ferreira do Zêzere.

Sporting CP: Gonçalo Portugal [GR], Tiago Rodrigues, Tomás Paçó, Diogo Santos, Wesley, Allan Guilherme, Felipe Valério, Bernardo Paçó [GR], Pedro Silva [GR], Bruno Pinto, Alex Merlim [C], Bruno Maior, Rocha, Rúben Freire

Foto José Lorvão

Gonçalo Portugal: "Fechar o ano bem e começar o novo ainda melhor"

Por Sporting CP
27 Dez, 2025

Futsal enfrenta Rio Ave FC no domingo (18h00)

Após o Natal, a equipa masculina de futsal do Sporting CP volta a entrar em acção já no domingo (18h00), recebendo o promovido Rio Ave FC em partida da 14.ª jornada da fase regular da Liga.

“Fechar o ano bem e começar o novo ainda melhor” são os objectivos traçados por Gonçalo Portugal, guardião verde e branco, na antevisão ao duelo feita aos aos meios de comunicação Leoninos. “É bom para fechar este capítulo e esperemos que 2026 traga mais vitórias e bons jogos, especialmente aqui no nosso pavilhão”, apontou.

Apesar da semana de preparação atípica devido às festividades, Gonçalo Portugal garantiu que os Leões estão prontos para ir atrás da sétima vitória consecutiva.

“Parar dois dias para nós, atletas de alta competição, é muito, mas vamos chegar a domingo e fazer um bom jogo”, sentenciou o experiente guardião.

Com 2025 prestes a fechar-se, o Sporting CP é segundo classificado com 33 pontos, enquanto o Rio Ave FC, vindo de duas derrotas, ocupa o quinto lugar da tabela.

Páginas

Subscreva RSS - Futsal