Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Futsal

Foto António Vale

Dez Leoas continuam em Alvalade

Por Sporting CP
16 Jul, 2019

Futsal feminino mantém a confiança nas jogadoras

Débora Queiroz, Ana Silva, Cátia Morgado, Débora Lavrador, Débora Venâncio, Jéssica Cordeiro, Kika, Matilde Ferreira, Vává e Carolina Pedreira, atletas da equipa sénior feminina de futsal do Sporting Clube de Portugal, reforçaram a sua ligação com o emblema de Alvalade. Carolina Pedreira, Kika e Débora Queiroz falaram com o Jornal Sporting e reforçaram o “orgulho de continuar a representar o SCP”.
 
Carolina Pedreira foi uma das atletas a “queimar etapas”, por isso sente que a “responsabilidade é muito maior”. “É fruto do meu trabalho e estou muito feliz”, frisou orgulhosamente. “Neste momento, o futsal feminino tem muito mais visibilidade do que tinha há alguns anos e isso é muito bom. No SCP, o que pretendemos fazer é ganhar muitos mais títulos e sempre que entrarmos em campo é para isso que vamos trabalhar”, prometeu a jogadora do Clube verde e branco.


 
Por sua vez, Débora Queiroz afirmou que “cada vez que entra em campo é para dar o melhor”, prometendo tentar corresponder às expectativas. Para a jogadora, o objectivo é continuar a evoluir e, “para além dos desejos pessoais e do Clube, dignificar a modalidade também é muito importante”. O futsal feminino tem chamado a si cada vez mais atenção, algo que Débora associa ao Europeu da modalidade: “As pessoas começaram a ter uma perspectiva diferente no que diz respeito ao futsal feminino. Relativamente ao SCP, sempre tivemos muito apoio, os adeptos sempre nos acompanharam para onde quer que fomos e acho que vai continuar assim.”
 
Kika, por sua vez, “sente-se em casa a jogar no Sporting CP”, sendo um orgulho “jogar no Pavilhão João Rocha”. “O futsal está a crescer imenso, principalmente nos escalões mais jovens. Estão a conseguir chamar mais jogadoras para as equipas seniores e isso é bom. A responsabilidade é maior agora. Estou totalmente focada na equipa de seniores e acho que isso é sempre bom”, acrescentou.

Foto Mário Vasa

Bernardo Paçó: “Vou dar tudo para conseguir responder da melhor maneira”

Por Sporting CP
09 Jul, 2019

Guarda-redes de futsal verde e branco vai transitar para o plantel sénior

Após oito anos nos escalões de formação do Sporting Clube de Portugal, o jovem guarda-redes de 19 anos, Bernardo Paçó, vai transitar para o plantel dos Campeões Europeus de futsal e passará a jogar e a treinar sob as ordens do treinador Nuno Dias.

Para o atleta, a passagem de júnior para sénior do Sporting CP é o “realizar de um sonho... Vou dar tudo para conseguir responder da melhor maneira e mostrar que podem confiar em mim”, garantiu.

Trabalhar ao lado de Guitta e de Gonçalo Portugal, dois guarda-redes que Bernardo admira bastante, vai ser “incrível, são ambos referências para mim e das melhores a nível do futsal. Vai ser muito bom poder aprender com eles, receber conselhos e conseguir evoluir o máximo possível para poder um dia mais tarde chegar onde eles chegaram”.

Na época passada, Bernardo foi chamado diversas vezes por Nuno Dias e chegou mesmo a ser utilizado na equipa sénior: “Encaro esta transição como um grande orgulho, vai ser uma motivação extra. Já trabalhei com a equipa, mas estive sempre bastante nervoso. Agora, com este voto de confiança que foi depositado em mim por parte do Sporting CP, vou responder melhor, vou estar mais liberto e consciente daquilo que posso ou não fazer”.

Ser treinado por Nuno Dias, um técnico bastante consagrado, vai ser “fantástico, tem muitas coisas para me dizer e para me ensinar e eu vou estar de ouvidos bem abertos para poder evoluir o máximo possível ao lado dele e da restante equipa técnica”.

Para a próxima época, a sua primeira enquanto jogador sénior, o guardião Leonino ambiciona “reconquistar o que nos pertence [Campeonato Nacional], lutar pelo bicampeonato europeu e vencer todas as competições em que estaremos inseridos, pois é esse o objectivo do Sporting CP todos os anos e espero conseguir fazer o melhor possível, o meu desejo é ajudar a equipa da melhor maneira”.

Bernardo Paçó deixou ainda uma mensagem aos Sportinguistas: “Vou dar o meu máximo com toda a raça, vou honrar o símbolo que trago ao peito, vou dar tudo por eles [adeptos] e pelo grande Sporting CP”.

Sporting CP conhece grupo da UEFA Futsal Champions League

Por Sporting CP
04 Jul, 2019

Miguel Albuquerque esteve presente no sorteio

A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal, actual campeão em título da UEFA Futsal Champions League, conheceu esta quinta-feira os seus adversários da Main Round Path A, que se vai disputar entre 8 a 13 de Outubro de 2019, na Eslovénia.

Os Campeões Europeus ficaram no grupo A e vão defrontar o Futsal Klub Dubovec, que será o anfitrião, os sérvios KMF Ekonomac Kragujevac e o FC Mostar SG, da Bósnia.

Miguel Albuquerque, director-geral para as modalidades Leoninas esteve presente no sorteio que se realizou na Suíça: "Do ponto vista teórico, [o sorteio] acaba por ser favorável para o Sporting CP. O SCP é claramente favorito a passar à fase de elite, é o campeão em título e vai chegar à Eslovénia com esse estatuto".

Acerca da responsabilidade do Clube de Alvalade em vencer a prova, o dirigente Leonino afirmou que "é sempre a mesma em qualquer que seja a modalidade": "O SCP entra em todas as competições para ganhar. Não é um chavão, é uma obrigação. Esta Champions League não pode fugir à regra."

Ainda sobre a competição, Miguel Albuquerque relembrou que o Sporting CP tem "responsabilidades acrescidas pelo facto de ser o Campeão Europeu em título e de apresentar esse estatuto", mas frisou que "os estatutos não ganham jogos, por isso o SCP tem de trabalhar muito em campo para passar esta fase."

"É quase uma obrigação marcar presença na elite, e depois aí terá de continuar a trabalhar para disputar a final four e aí tentar revalidar este título, que tantos anos demorou a chegar a Alvalade, mas não queremos que fique por aqui. A nossa ambição e ilusão é muita e voltar a conquistar este título seria inédito na história do futsal nacional e um marco importante na vida do Sporting CP. Esta primeira fase é muito importante para que possamos passar em primeiro lugar, já que vai ter interferência naquilo que é o enquadramento dos grupos na fase de elite", terminou o director-geral para as modalidades verdes e brancas.

Foto José Lorvão

No topo da Europa

Por Sporting CP
25 Jun, 2019

Equipa de futsal lidera ranking da UEFA

O Sporting Clube de Portugal está na primeira posição do ranking das equipas que vão participar na UEFA Futsal Champions League em 2019/2020. Os Leões, actuais detentores do título, registam o coefiente de 67,833, superando por larga margem a concorrência.
 
Na segunda posição aparece o FC Barcelona, campeão espanhol, com 46,501, enquanto o AFC Kairat, que perdeu com o Sporting CP na final da UEFA Futsal Champions League, fecha o pódio com 42,667.
 
A UEFA anunciou ainda que a ronda principal da competição, em que o Sporting CP vai entrar em prova, vai-se realizar entre 8 e 13 de Outubro, seguindo-se a ronda de elite (de 19 a 24 de Novembro) e a fase final (23 e 24 ou 25 e 26 de Abril). O sorteio da ronda preliminar e da ronda principal acontece já no próximo dia 4 de Julho.

Foto Ramon de Melo

Pauleta é Leão!

Por Sporting CP
24 Jun, 2019

Ala internacional português e uma das revelações da Liga Sport Zone é reforço dos Campeões Europeus de futsal

Paulo Mendes, mais conhecido no mundo do futsal por Pauleta, tem 24 anos, joga na posição de ala e é uma das promessas do futsal nacional tendo sido uma das grandes revelações da Liga Sport Zone na época 2018/2019. O jogador, que tem sido chamado por Jorge Braz para a equipa das quinas, esteve no passado fim-de-semana ao serviço da Selecção Nacional nos dois jogos de preparação disputados, onde se apresentou em grande plano tendo e nos quais marcou [em ambos os encontros]. O atleta irá integrar o plantel do Sporting Clube de Portugal onde garante que ambiciona “conquistar títulos” já a partir da próxima época.

O ala, agora verde e branco, referiu que as suas expectativas e objectivos são os mesmos que os do Clube: “Ganhar”. “Pretendo conquistar títulos e estou aqui para ajudar o Clube. É um sentimento de orgulho, para mim e para qualquer jogador, representar o Sporting Clube de Portugal”.

Pauleta chegou a defrontar o Sporting CP e pisou a quadra do Pavilhão João Rocha enquanto adversário. Agora, estando do lado do Clube de Alvalade, o atleta mencionou que “é uma sensação difícil de explicar, quando joguei aqui contra o SCP senti que era um campo complicado, com adeptos incríveis que apoiam do início ao fim, e agora como jogador do Sporting CP, espero que o apoio continue e que os adversários sintam o mesmo que eu que senti, o quão complicado é jogar aqui [enquanto adversário]”.

Tendo em conta que o Sporting CP é uma equipa com espírito vencedor e com 'peso' a nível nacional e internacional, para Pauleta, fazer parte desta família é um sentimento “difícil de explicar” porque “os objectivos são outros, passam por ganhar sempre e esse é também o meu instinto, quero sempre vencer e espero conseguir ajudar”.

Pauleta vai reencontrar no plantel Leonino caras conhecidas com as quais já partilhou o balneário, como por exemplo Erick Mendonça, com quem jogou na AD Fundão na época 2017/2018 o que, para o ala, “é muito bom, o Erick é um grande amigo meu e é um bom colega de equipa. Também conheço o Pany [Varela] e somos bons amigos fora do futsal”. 

Quando chegar a hora de Pauleta se estrear de Leão ao peito, o atleta admitiu que se vai sentir “nervoso de certeza, é um Clube grande e tenho de entrar forte no grupo para conseguir ajudar a equipa a conseguir os seus objectivos”. O jogador verde e branco garantiu ainda que “vou trabalhar e ajudar o Clube naquilo que for necessário”.

Foto José Lorvão

Paulo Luís e Raúl Oliveira renovam pelo Sporting CP

Por Sporting CP
23 Jun, 2019

Treinadores-adjuntos continuam ao lado de Nuno Dias

Paulo Luís e Raúl Oliveira, elementos da equipa técnica de Nuno Dias, chegaram a acordo com o Sporting Clube de Portugal para o prolongamento da ligação contratual. Recorde-se que Nuno Dias, treinador da equipa principal de futsal, também estendeu o seu vínculo com o Sporting CP no final do ano passado.

Este é o culminar natural do trabalho produzido ao longo das últimas épocas, que foram recheadas de inúmeros títulos, entre eles a UEFA Futsal Champions League, ganho na presente temporada.

No Sporting CP desde 2009, Raúl Oliveira, treinador de guarda-redes da equipa de Alvalade, venceu sete Campeonatos Nacionais, cinco Taças de Portugal, cinco Supertaças, quatro Taças de Honra da AF Lisboa, duas Taças da Liga de Portugal e uma UEFA Futsal Champions League.

Por sua vez, Paulo Luís, no Clube desde 2012, venceu cinco Campeonatos Nacionais, quatro Taças de Portugal, quatro Supertaças, quatro Taças de Honra da AF Lisboa, duas Taças da Liga de Portugal e uma UEFA Futsal Champions League.

Taynan no Sporting CP

Por Sporting CP
21 Jun, 2019

Reforço da equipa de futsal para a próxima época entre os melhores da Champions

Taynan da Silva Rego, conhecido no mundo do desporto apenas como Taynan, é reforço da equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal a partir de 2019/2020.

Com 26 anos, o internacional cazaque – apesar de ter nascido no Brasil – chega a Alvalade proveniente do AFC Kairat, pelo que o Sporting CP não é um emblema estranho para o jogador. Na final da UEFA Futsal Champions League, defrontou os Leões e perdeu por 2-1 em Almaty, no Cazaquistão. Apesar da derrota, Taynan foi seleccionado para o cinco ideal da final four e também para o cinco ideal da competição.

Antes do AFC Kairat, Taynan jogou em vários clubes brasileiros e também no Irão. Agora, garante, está "muito feliz" por passar a representar o Sporting CP.

"Estou muito satisfeito. Qualquer atleta de futsal quer jogar no Sporting CP, que é um Clube muito grande e é um imenso prazer poder fazer parte dele", começou por dizer ao Jornal Sporting. "Assinei pelo Sporting CP devido à história e ao respeito que o Clube tem no mundo inteiro. Toda a gente fala bem do Sporting CP. Portugal e a cidade de Lisboa também foram importantes nesta decisão e quando surgiu a proposta, não pensei duas vezes. Inclusivamente, conheço alguns jogadores que jogam no Sporting CP. Estou muito feliz e não vejo a hora de começar", acrescentou.

Garantindo que o Sporting CP tem "uma equipa muito boa", Taynan revelou que uma das suas maiores qualidades é a competitividade e o gosto pela vitória. "Vou chegar com muita vontade de vencer, isso nunca vai faltar. Ser competitivo é a minha principal característica, não gosto de perder nem no dominó", frisou.

Por fim, Taynan explicou o que espera amealhar em 2019/2020 com a camisola verde e branca. "[Objectivos?] Ganhar mais uma UEFA Futsal Champions League pelo Sporting CP, que tanto merece pelo trabalho excepcional que tem vindo a fazer. Não só no futsal, como também em outras modalidades que tenho acompanhado. O foco está todo em vencer mais uma Champions e todas as competições que vamos disputar", concluiu.

Foto Mário Vasa

Sub-20 são Campeões Nacionais de futsal

Por Sporting CP
20 Jun, 2019

Sporting CP venceu por 0-1 e conquistou o título

Depois da expressiva vitória no Pavilhão João Rocha por 6-1 no primeiro jogo, a equipa Leonina entrou no pavilhão da Luz com a consciência de que estava à distância de um triunfo para se sagrar Campeão Nacional. E o que é certo é que os jovens Leões resolveram a final em dois jogos.

Desde o início que se percebeu, claramente, que o SCP tinha mais futebol e melhores jogadores, ao ponto de não se ter conseguido impor mais cedo no marcador devido a um punhado de intervenções extraordinárias do guarda-redes adversário. Apesar da maior clarividência, o jogo passou por fases de equilíbrio, com o SL Benfica a perceber que teria de dar o tudo por tudo para sonhar com a vitória.

E foi aos três minutos do segundo tempo que o Sporting CP expressou no marcador a sua superioridade com um golo de Hugo Neves. A partir de então, louve-se a atitude da equipa, que manteve a calma e a tranquilidade apesar das provocações e insultos provenientes das bancadas. Até ao fim, os Leões não cederam e ainda desperdiçaram boas ocasiões para aumentar o resultado - inclusive uma grande penalidade a 33 segundos do fim.

Mas a festa estava reservada, com manifesta alegria por parte dos jogadores e treinadores, que contagiaram a numerosa falange Leonina que nunca se cansou de apoiar os jovens Leões. Todos mereceram a conquista deste título.

“Vamos honrar o lema do Sporting CP: Esforço, Dedicação, Devoção e Glória”

Por Sporting CP
19 Jun, 2019

Bernardo Paçó e Tiago Varanda fizeram a antevisão do próximo confronto

A equipa sub-20 de futsal do Sporting Clube de Portugal vai reencontrar o SL Benfica naquele que será o jogo 2 da final do Campeonato Nacional do escalão da modalidade. De realçar que os Leões seguem em vantagem após terem vencido os encarnados por 6-1 no jogo 1.

Bernardo Paçó, guardião Leonino, assegurou que a equipa espera “um grande jogo”, pois trata-se de um dérbi, e que “vamos sempre respeitar o adversário e corrigir as coisas menos boas que fizemos no primeiro jogo, queremos melhorar, vencer, e trazer o troféu para o nosso Museu que nos foge há duas épocas seguidas e este ano tem de ser nosso”.

O jogador verde e branco prometeu que “vamos melhorar na finalização, pois o guarda-redes do SL Benfica esteve muito bem no último jogo e ‘obrigou-nos’ a disputar o prolongamento”. “Vamos melhorar nos índices de foco e compromisso, vamos mostrar raça e esperamos sair de lá com a vitória após os 40 minutos”.

Tendo em conta que o Sporting CP pode sagrar-se campeão nacional caso vença o jogo 2, Bernardo revelou que no balneário está “tudo ansioso, é um grande momento... resume a época de uma equipa, estivemos a trabalhar ao longo destes meses para este momento, e é isso que vamos tentar fazer e temos trabalhado ao máximo”.

O guarda-redes Leonino deixou ainda umas palavras aos Sportinguistas: “Prometo que a nossa equipa vai dignificar este grande Clube, porque temos muita raça, muita união e de certeza que vamos honrar o lema do Sporting CP: esforço, dedicação, devoção e glória”.

Tiago Varanda, treinador dos Leões, referiu que “perspectivamos um jogo difícil como têm sido as últimas partidas que disputámos na Luz”, mas “vamos bastante confiantes graças ao jogo que fizemos aqui [Pavilhão João Rocha], a vitória que alcançámos no prolongamento foi um adiar daquilo que aconteceu no jogo porque fomos superiores em toda a partida”. “Esperamos as dificuldades que temos encontrado nos últimos jogos, mas os treinos têm corrido bem e temos trabalhado para melhorar”.

Tal como Bernardo, o técnico Leonino deixou também uma mensagem aos adeptos do Sporting CP: “Queremos retribuir o grande apoio que tivemos no passado domingo [jogo 1], foi incrível ver a bancada cheia, espero que seja sempre assim. Foram muito importantes para nós nesse jogo, apoiaram sempre a equipa ao máximo e queremos conquistar o campeonato para poder dedicá-lo aos nossos adeptos”.

O SL Benfica vs. Sporting CP irá jogar-se na próxima quinta-feira, 20 de Junho, às 15h00, no pavilhão n.º 2 da Luz.

Foto Ramon de Melo

Leões em vantagem na final

Por Sporting CP
16 Jun, 2019

Sub-20 de futsal bateram o eterno rival perante centenas de Sportinguistas

A equipa sub-20 de futsal do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o SL Benfica por 6-1 no jogo 1 da final do Campeonato Nacional de futsal de juniores A.

Numa primeira parte em que os Leões criaram várias oportunidades de golo e estiveram claramente por cima do adversário, foi o SL Benfica a inaugurar o marcador. Instantes depois, aos 10 minutos, Zicky chutou para o fundo das redes e empatou a partida, resultado que se manteve até ao intervalo (1-1).

Depois do regresso dos balneários, a equipa da casa entrou mais forte e rematou por diversas vezes, mas sem sucesso. Nos instantes finais do tempo regulamentar, Bernardo Paçó, guarda-redes Leonino, avançou no campo e mostrou os seus dotes técnicos passando por vários jogadores adversários e serviu Hugo Neves que falhou a baliza por escassos centímetros. O marcador manteve-se assim inalterado e a partida prosseguiu para prolongamento.

Nos instantes iniciais da primeira parte do prolongamento, o Sporting CP conseguiu finalmente desbloquear o marcador, novamente por Zicky. A 40 segundos do fim, Célio aumentou a vantagem para os Leões, estabelecendo o 3-1 que se registou aquando do intervalo.

Na segunda parte do prolongamento, o Sporting CP continuou a insistir no ataque e Wesley de França assinou o quarto golo Leonino, gesto repetido pelo seu colega Célio, momentos depois. A contagem foi encerrada por Hugo Neves, que marcou a meia-dúzia para os Leões, com o jogo a terminar com 6-1 para a equipa de Alvalade.

Páginas

Subscreva RSS - Futsal