Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Futsal

Supertaça de Futsal adiada para 3 de Setembro

Por Sporting CP
22 Ago, 2025

Comandados de Nuno Dias querem entrar a vencer em 2025/2026

A Federação Portuguesa de Futebol anunciou, na tarde desta sexta-feira, a alteração da data da Supertaça de Futsal, inicialmente marcada para o dia 2 de Setembro. A decisão adiou a disputa do primeiro troféu da temporada para o dia seguinte, 3 de Setembro (quarta-feira), mantendo-se o Pavilhão Multiusos de Gondomar como palco da final.

O encontro entre o Sporting Clube de Portugal, vencedor da Taça de Portugal, e o SL Benfica está agendado para as 21h00, com transmissão em directo no Canal 11.

Esta será a 19.ª participação dos Leões na prova, na qual procuram conquistar o seu 12.º troféu e reforçar o estatuto de maior vencedor da competição.

Foto José Lorvão

Nuno Dias: "Estivemos muito bem"

Por Sporting CP
10 Ago, 2025

Técnico satisfeito com exibição no regresso ao Pavilhão João Rocha

Após a vitória expressiva perante o Eléctrico FC (10-2) no Troféu Stromp, que serviu de apresentação da versão 2025/2026 dos Leões do futsal, Nuno Dias, treinador do Sporting CP, falou aos meios de comunicação do Clube e realçou a forma como todos os jogadores “estão todos a assimilar as ideias e isso é o mais importante nesta fase”.

Não escondeu, também, que “tira coisas boas” deste jogo, em especial o impacto das caras novas. “Já se nota que os jogadores que chegaram já estão perfeitamente integrados, neste caso o Bruno Pinto e o Felipe Valério, porque o Pedro Santos e o Bruno Maior são da ‘casa’. Para os dois reforços é tudo novo, mas estão a apanhar tudo muito rápido e facilmente, e isso viu-se”, sublinhou antes de detalhar os pontos fortes desta exibição bastante completa sobre o Eléctrico FC.

“A intensidade com que jogamos, a forma pressionante após a perda e a objectividade e a verticalidade para atacar o espaço, mesmo que em grande parte tenhamos jogado sem pivô. Mesmo assim, sendo um sistema que não utilizamos muito, estivemos muito bem. Fizemos um bom jogo e foi mais um bom momento de avaliação”, resumiu Nuno Dias, embora acredite que vêm aí “mais melhorias” para que a equipa apareça “cada vez melhor”.

Também o reforço Bruno Pinto, protagonista com um póker nesta sua estreia no Pavilhão João Rocha, fez o rescaldo desta partida. “Foi uma estreia óptima de toda a equipa, mas foi só um jogo de preparação. Estamos a tentar chegar aos melhores índices o mais rápido possível para encarar a época de exigência que se avizinha. Foi um bom teste da nossa parte”, considerou, destacando a forma como se tem adaptado facilmente ao grupo.

“O grupo recebeu-nos muito bem. Tinham-me dito que após uma semana ou duas já nos íamos sentir aqui há anos e realmente foi assim. Depois, na quadra as dinâmicas são óptimas, porque o mais difícil é conhecer-nos uns aos outros”, disse o ala de 31 anos.

Foto José Lorvão

Futsal apresentou excelente amostra no Troféu Stromp

Por Sporting CP
10 Ago, 2025

Goleada sobre o Eléctrico FC com caras novas em destaque (10-2)

De regresso ao Pavilhão João Rocha, a equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal apresentou-se aos Sócios e adeptos, este domingo à noite, com uma goleada sobre o Eléctrico FC por 10-2 no Troféu Stromp.

Embora ainda em fase de pré-época, os Leões de Nuno Dias mostraram uma versão muito afinada e rubricaram uma exibição de domínio total e com uma assinalável capacidade goleadora – ao intervalo já estava 5-0. Além disso, os reforços apresentaram-se com impacto aos Sportinguistas, uma vez que Bruno Pinto fez quatro golos, o jovem Pedro Santos – um dos regressados após empréstimo, juntamente a Bruno Maior – ‘bisou’ e Felipe Valério, outra cara nova, também ‘facturou’. Rocha, Wesley e Pauleta apontaram os restantes.

Antes do início da partida, como é habitual, deu-se a apresentação do plantel dos Leões para 2025/2026. Com ‘guarda de honra’ composta por jovens da formação do futsal verde e branco, Gonçalo Portugal (1), Tomás Paçó (4), Zicky Té (6), Diogo Santos (7), Wesley (8), Pauleta (10), Allan Guilherme (11), Felipe Valério (14), Bernardo Paçó (16), Pedro Santos (18), Bruno Pinto (25), Alex Merlim (29), Taynan (33), Bruno Maior (44), Rocha (70), Rúben Freire (77) e Henrique Rafagnin (92) entraram um a um na quadra, por ordem numérica, seguidos pela equipa técnica que os vai orientar.

Nuno Dias e João Matos foram os últimos e entraram com as conquistas da época passada, o treinador com a Taça da Liga e o capitão com a Taça de Portugal, e ambos deixaram umas palavras aos adeptos com os olhos postos na nova época.

“Vai ser um ano difícil”, começou por avisar João Matos, mas garantindo que o grupo vai, “com ambição e humildade”, em busca da “reconquista do título que nos pertence”. “Obrigado pelo apoio constante e que estejamos cá para festejar no final”, acrescentou o camisola 9.

De seguida, também Nuno Dias tomou a palavra para sublinhar que a equipa vai fazer “de tudo para conquistar mais troféus”. “Vamos continuar a trabalhar e esperamos que vocês continuem a comparecer, como sempre”, terminou.

Já com a bola a rolar, a partida abriu com uma oportunidade para cada lado, mas os dois guarda-redes levaram a melhor. Aos poucos, o conjunto verde e branco – pressionante - assumiu um ascendente claro na partida e chegou ao 1-0 através de um desvio do reforço Bruno Pinto num lance confuso.

Sob a mesma toada de domínio Leonino, que só aumentou, Pauleta e Rúben Freire acertaram nos ferros, mas Rocha teve melhor pontaria e depois de receber em zona frontal, rodou e ‘fuzilou’ Diogo Basílio para o 2-0 aos oito minutos. Pouco depois, Taynan, em esforço, ficou muito perto do terceiro, que, no entanto, foi assinado também por Bruno Pinto, que viu premiada a sua insistência com um ressalto que acabou no fundo das redes.

E o novo camisola 25 dos Leões voltou a ser protagonista ainda nesta primeira parte muito positiva, desta feita a assistir de cabeça – após ter recebido uma bola bem medida de Bernardo Paçó – para a conclusão do jovem Pedro Santos na área. Ainda assim, o responsável por fechar em beleza os primeiros 20 minutos foi o outro reforço, Felipe Valério, que descaído sobre a esquerda, flectiu para dentro e ‘encheu’ o pé para um belo golo que perfez o expressivo 5-0 ao intervalo sobre um emblema de Ponte de Sor com poucos argumentos até então.

O Eléctrico FC, no reatamento, ainda esboçou uma reacção e marcou por Henrique Vicente, mas não permitiu acalentar qualquer esperança, porque o Sporting CP respondeu logo com dois golos em três minutos. Com um pontapé certeiro numa aérea, Bruno Pinto – em grande - chegou ao hat-trick e, a seguir, serviu novamente Pedro Santos, que apontou o 7-1.

Mas os comandados de Nuno Dias não ficaram por aqui. Depois de Pauleta ter voltado a acertar no poste, uma jogada rápida protagonizada e finalizada por Wesley aumentou ainda mais a vantagem no marcador e, já à entrada para os últimos cinco minutos, Bruno Pinto completou o seu póker, correspondendo a uma bola de Tomás Paçó que pedia apenas um desvio para a baliza deserta.

Do outro lado da quadra, Henrique Rafagnin teve mais algum trabalho, até defendeu a tentativa adversária de converter a sexta falta Leonina, mas não conseguiu evitar um segundo golo dos visitantes - embora sem qualquer peso no desfecho do encontro.

O 10-2 final sentenciou-se pelos pés de Pauleta, que depois de tanta insistência, mostrou toda a sua frieza num cara-a-cara – mérito na assistência de Bruno Maior – e marcou depois de ‘sentar’ Diogo Basílio.

Cumprida a missão com distinção no Troféu Stromp, levantado perante os Sportinguistas presentes, os Leões de Nuno Dias vão continuar os trabalhos de pré-temporada, tendo na mira a Supertaça, o primeiro jogo oficial e também objectivo em 2025/2026. Com o SL Benfica como adversário, o troféu vai ser disputado no dia 2 de Setembro, às 19h30, no Multiusos de Gondomar.

Foto João Pedro Morais

Zicky: "Muita vontade de voltar a competir"

Por Sporting CP
09 Ago, 2025

Futsal defronta Eléctrico FC este domingo no Troféu Stromp

A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal tem a primeira apresentação aos Sócios e adeptos este domingo, frente ao Eléctrico FC, para o Troféu Stromp. Em antevisão à partida para os meios de comunicação do Clube, Zicky falou do habitual espírito de vitória da formação orientada por Nuno Dias.

“Encaramos esta partida como todas as outras, porque quem entra a jogar pelo Sporting CP tem de entrar a pensar em ganhar o jogo e fazer tudo para representar o Clube da melhor maneira e então este jogo, para representar o nosso grande Francisco Stromp. Temos de estar nas nossas melhores capacidades, dentro do que é a pré-época, que é o início da temporada e dar o nosso melhor. Independentemente da fase em que estamos, temos de dar o nosso melhor sempre”.

O pivô do conjunto verde e branco falou da ideia de grupo no Sporting CP e da desejada integração rápida dos reforços. “As energias estão recarregadas, muita vontade de voltar a competir. Quem já cá estava, recarregar as forças, quem veio entrar na família e rapidamente adaptar-se ao ADN do Sporting CP, ao espírito Sportinguista, ao ADN que o Sporting CP sempre incutiu aqui e vamos à luta, como irmãos”, enfatizando a causa maior: representar sempre no máximo o Clube.

“Acredito que algumas pessoas que estão de fora não saibam o que é representar este Clube, ou o que é a mística do Sporting CP, mas temos aqui muitos que sentem esta camisola como ninguém e sabem qual é a importância de representar o Sporting CP. Os que vêm rapidamente adaptam-se e rapidamente entram na nossa ‘linhagem’. O que é mais difícil para eles acho que é a intensidade, adaptarem aos treinos, porque a exigência aqui é máxima até nos treinos. Às vezes temos treinos mais intensos do que jogos, porque nós queremos competir e apresentamo-nos sempre da melhor maneira e nos treinos não é diferente”.

Zicky não escondeu a vontade de voltar a pisar o Pavilhão João Rocha em jogos e de reviver e empatia entre a equipa e os Sportinguistas na bancada. “Já tenho saudades do pavilhão João Rocha, os nossos últimos momentos foram momentos incríveis apesar do resultado final, penso que o que nós apresentámos e os nossos adeptos na bacada foi incrível. Essa união é o que nós queremos para o Sporting CP, a união entre os adeptos e os jogadores que prevaleça sempre. Apesar de o resultado não ter sido o que nós pretendíamos, acho que quem esteve cá e quem viu de fora, viu o quanto nós queríamos vencera Liga da época passada, o quanto fizemos para que tudo nos corresse da melhor maneira, e este ano não será diferente. Vamos carregar as nossas energias para nos apresentarmos da melhor maneira”.

O canhoto Leonino deixou ainda uma mensagem aos Sportinguistas, relembrando quem segue o futsal que o Sporting CP tem estado sempre na luta e a ganhar no futsal. “Obrigado a eles. Nós na época passada em quatro títulos nacionais em disputa vencemos dois, o SC Braga um e o SL Benfica um. Resultados em confrontos directos frente aos nossos rivais, levámos quase sempre a melhor. Quando entramos mostramos sempre a vontade que temos de vencer os jogos e disputamos sempre os jogos da melhor maneira. Fomos sempre às finais, disputámos sempre os jogos da melhor maneira, dois caíram para nós. Temos aqui um Sporting CP que quer responder sempre com trabalho e vai responder sempre da melhor maneira, como têm visto nos últimos anos”.

Foto João Pedro Morais

Sporting CP inicia Liga em casa do SCU Torreense

Por Sporting CP
30 Jul, 2025

Conjunto de Nuno Dias tem primeiro jogo em casa frente ao SC Braga

A equipa de futsal do Sporting CP vai começar a Liga com jogo em Torres Vedras, frente ao SCU Torreense, ditou o sorteio realizado esta quarta-feira.

A formação de Nuno Dias inicia a Liga no fim de semana de 6 e 7 de Setembro e no fim de semana a seguir (13 ou 14), o conjunto Leonino vai receber o SC Braga, no Pavilhão João Rocha, na 2.ª jornada.

O primeiro dérbi será na 5.ª jornada, com o Sporting CP a deslocar-se a casa do SL Benfica. Na segunda volta, à 16.ª jornada, o Sporting CP vai receber o SL Benfica no Pavilhão João Rocha.

Calendário completo do Sporting CP na Liga de futsal.

1.ª jornada SCU Torreense – Sporting CP

2.ª jornada Sporting CP – SC Braga

3.ª jornada Rio Ave FC – Sporting CP

4.ª jornada Sporting CP – SC Ferreira do Zêzere

5.ª jornada SL Benfica – Sporting CP

6.ª jornada Sporting CP – CRC Quinta dos Lombos

7.ª jornada Sporting CP – AD Fundão

8.ª jornada ADCR Caxinas – Sporting CP

9.ª jornada Sporting CP – Eléctrico FC

10.ª jornada FC Famalicão – Sporting CP

11.ª jornada Sporting CP – CR Leões de Porto Salvo

12.ª jornada Sporting CP – SCU Torreense

13.ª jornada SC Braga – Sporting CP

14.ª jornada Sporting CP – Rio Ave FC

15.ª jornada SC Ferreira do Zêzere – Sporting CP

16.ª jornada Sporting CP – SL Benfica

17.ª jornada CRC Quinta dos Lombos - Sporting CP

18.ª jornada AD Fundão - Sporting CP

19.ª jornada Sporting CP - ADCR Caxinas

20.ª jornada Eléctrico FC - Sporting CP  

21.ª jornada Sporting CP - FC Famalicão

22.ª jornada CR Leões de Porto Salvo - Sporting CP

Foto João Pedro Morais

Pedro Santos e Bruno Maior integram plantel sénior de futsal

Por Sporting CP
28 Jul, 2025

Jovens formados no Sporting CP regressam após empréstimo

Dois regressos com selo da formação verde e branca. Pedro Santos e Bruno Maior vão integrar de forma definitiva o plantel de futsal do Sporting Clube de Portugal em 2025/2026. Cedidos ao CR Leões de Porto Salvo nas últimas temporadas, os dois jovens Leões regressam agora à casa que os viu crescer, prontos para lutar por uma oportunidade no conjunto orientado por Nuno Dias.

À margem do primeiro treino com bola da pré-temporada, os dois jogadores conversaram com os meios de comunicação do Clube e mostraram-se, obviamente, muito felizes pelo regresso.

Pivot de 20 anos, Pedro Santos representou o Sporting CP enquanto júnior e evoluiu no CR Leões de Porto Salvo em 2024/2025. Agora, volta para ficar.

“Senti-me muito bem ao saber que ia fazer parte do plantel deste ano. Orgulhoso, como sempre, de estar numa das melhores equipas do mundo. A minha última temporada foi de dever cumprido: individual e colectivamente, atingimos os objectivos definidos no início. Felizmente, este ano estou cá novamente”, disse o jovem Leão, consciente da importância do emblema de Porto Salvo no seu processo evolutivo.

Habituado a trabalhar com a equipa principal desde os tempos de júnior, Pedro explicou que essa exposição precoce a patamares competitivos superiores também o ajudou a vingar rapidamente. “Treinar com a equipa principal ajudou-me, física e mentalmente, a chegar ao nível que apresentei o ano passado. Este ano sinto estar ainda mais preparado, graças também aos colegas e à equipa, que são cinco estrelas”, elogiou.

Para 2025/2026, o objectivo é fácil de definir: continuar a crescer e marcar a diferença. “O objectivo colectivo é ganhar tudo, como sempre. Individualmente, quero dar o meu máximo, nunca desistir de nenhum lance, marcar muitos golos, fazer muitas assistências e, acima de tudo, conquistar os três pontos em todos os jogos”, apontou.

Com 21 anos, Bruno Maior é fixo e esteve também ao serviço do CR Leões de Porto Salvo nas duas últimas temporadas. A experiência fora de casa reforçou-lhe a maturidade e o foco.

“No primeiro ano de sénior consegui, a meio da época, fixar-me no plantel do Leões. Na última época, consegui fazer mesmo parte da equipa e realizar aquilo que queria: regressar ao Sporting CP”, começou por dizer, revelando o que sentiu ao receber o telefonema de Nuno Dias para integrar o plantel desta nova temporada.

“Fiquei mesmo muito feliz. Quando cheguei ao Sporting CP, disse que o meu sonho era fazer parte do plantel de sénior do Clube. E hoje posso dizer que esse sonho se concretizou, fruto do meu trabalho. Por isso, claro que estou muito feliz, mas isso não chega. Agora, é trabalhar para me fixar e ajudar o Sporting CP a conquistar títulos, que é o nosso objectivo”, afirmou com entusiasmo.

Confiante no seu percurso e no trabalho que o trouxe até aqui, Bruno não tem dúvidas sobre o caminho a seguir. “Sei o que faço dentro e fora de campo. Estou a crescer muito, mas tenho de trabalhar ainda mais, porque agora os objectivos são outros. É continuar e dar tudo para ajudar o Sporting CP a ganhar todas as competições possíveis”, definiu.

E apesar de ter evoluído fora de portas, o jovem jogador mostrou-se já plenamente integrado nas dinâmicas. “Já conhecia a maior parte do grupo. Quando vinha ao [Pavilhão] João Rocha ou o Sporting CP ia jogar a Porto Salvo, era sempre uma brincadeira. Fiz parte deste grupo muitas vezes, em treinos, jogos e estágios. Fui recebido de braços abertos e quando é assim, é muito fácil a adaptação. Como o Mister disse há pouco na roda, ao fim de uma semana parece que já fazemos parte do plantel há vários anos”.

De resto, Nuno Dias também falou sobre os jovens reforços. O técnico sublinhou a importância das cedências e da integração regular nas pré-temporadas da equipa sénior, mesmo em idade de júnior, para que os dois Leões pudessem estar agora preparados para ‘agarrar’ um lugar.

“Passaram por estas pré-épocas connosco, fizeram um bom trabalho ‘fora de portas’ e agora regressam definitivamente”, afirmou Nuno Dias, reforçando a aposta firme e continuada do Clube na formação.

Dois jovens, duas promessas com ADN Leonino, que voltam para dar tudo pelo emblema que os viu crescer. Com ambição, trabalho e talento, Pedro Santos e Bruno Maior cresceram com o sonho de vestir de verde e branco entre os melhores. Agora, esse sonho deixa de ser apenas um destino para passar a ser o ponto de partida de algo ainda maior.

Foto João Pedro Morais

Futsal dá o pontapé de saída para 2025/2026

Por Sporting CP
26 Jul, 2025

João Matos, Bruno Pinto e Nuno Dias com discurso ambicioso

Vinte e seis dias depois, a equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal está de volta ao trabalho. Após os primeiros testes médicos, a nova temporada arrancou este sábado com o primeiro treino com bola, antecedido dos habituais testes físicos. Notório, desde logo, o ADN de sempre: exigência, ambição e compromisso com a vitória.

Na 14.ª época consecutiva de Nuno Dias ao leme da equipa técnica Leonina, o regresso ao labor ficou marcado por várias caras conhecidas... e outras ainda a dar os primeiros passos entre os "graúdos".

Do escalão sub-19, três jovens promessas - Tiago Rodrigues, Rafael Ruela e Tomás Nogueira - vão integrar a pré-temporada, reforçando o elo que une a formação ao plantel principal. Também Bruno Maior e Pedro Santos, que estiveram cedidos, regressam agora aos verdes e brancos para trabalhar com o grupo de forma definitiva.

"Como sempre, temos a oportunidade de trazer jogadores dos Sub-19 e Sub-18. Eles fazem muito trabalho connosco e este ano não vai fugir à regra. Vamos continuar a observá-los, a perceber a evolução deles. Hoje é o Nogueira, o Tiaguinho e o Ruela. Foi assim também com o Bruno Maior e o Pedro Santos. Passaram por estas pré-épocas connosco, fizeram um bom trabalho e agora regressaram. É isso que esperamos também deles, agora", explicou Nuno Dias aos meios do Clube, sublinhando a aposta firme na formação.



Quanto aos reforços, o técnico deixou clara a confiança na sua integração. "São jogadores que têm qualidade. E quando se tem qualidade, a adaptação é fácil. Vão apanhar tudo muito depressa, pela qualidade que têm e também pela qualidade do grupo. O nosso é um grupo que recebe, que acolhe, que integra. Vão sentir-se do Sporting CP no fim desta semana ou da próxima, como se tivessem já dez anos de casa", garantiu.

Entre os recém-chegados, Bruno Pinto vive os primeiros dias de Leão ao peito com a satisfação de quem sempre sonhou com este momento. "Já imaginava isto há muito tempo. Nós, como jogadores, temos sempre o objectivo de representar os melhores clubes do mundo... e o Sporting CP é um deles", confidenciou, sublinhando o desejo de "ser útil, adaptar-se rapidamente e chegar ao seu melhor nível o mais rapidamente possível".

O ala vincou ainda os objectivos colectivos para a época que agora inicia. "A responsabilidade de quem joga no Sporting CP é a de ganhar tudo. Estando aqui dentro, sente-se essa adrenalina, essa mística, essa vontade, esse objectivo em cada detalhe. Temos a Supertaça, daqui a praticamente um mês, mas pensamos já em ganhar o próximo lance, o próximo treino. É ganhar, ganhar, ganhar".

Também João Matos traçou a linha da ambição verde e branca. "O Sporting CP tem de ser campeão, ponto. A expectativa é a de estarmos novamente em todas as decisões e a ambição é ganhar todas essas decisões. Já carregámos um bocadinho as baterias… agora é voltar à carga e fazer aquilo que mais gostamos", afirmou o capitão Leonino. 

O foco está já na Supertaça, marcada para 31 de Agosto, mas também em todos os pequenos passos até lá. O camisola 9 reconhece o "sofrimento típico" destas fases de preparação, mas destaca o valor dos jogos de dificuldade elevada na pré-época como "testes importantes ao patamar competitivo" da equipa.



A alimentar este discurso vencedor está a liderança de Nuno Dias, que foi claro quanto aos objectivos para 2025/2026. "Este ano, não podemos dizer que temos de continuar a ganhar. Vamos dizer que temos de voltar a ganhar. E isso começa agora, aproveitando todos os minutos, nos treinos, nos jogos, no balneário ou no descanso, porque todos vão ser preciosos".

Sem falsas promessas, mas com a certeza de um compromisso diário e inegociável. "Comigo, ninguém promete títulos. Prometemos trabalho, inovação e superação constante. Vamos mostrar como somos… porque isso cativa os adeptos e enche os pavilhões", rematou o treinador.

 

Foto Isabel Silva

Leões do futsal de regresso para 2025/2026

Por Sporting CP
24 Jul, 2025

Plantel realizou exames médicos na Clínica CUF Alvalade

A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal deu, esta quinta-feira, o pontapé de saída na temporada 2025/2026 com a realização dos habituais exames médicos na Clínica CUF Alvalade.

Depois das férias, os Leões de Nuno Dias apresentaram-se ao trabalho com motivação e boa-disposição e vão, nos próximos dias, arrancar com os treinos no Multidesportivo do Estádio José Alvalade.

Alex Merlim, um dos mais experientes do grupo, foi um dos porta-vozes do primeiro dia da pré-temporada, garantindo ser "muito gratificante regressar aos trabalhos".

"As férias foram mais curtas este ano, mas não temos nada a lamentar. Somos profissionais e temos de agradecer todos os dias por ter saúde e fazermos o que mais gostamos", disse aos meios de comunicação Leoninos.

Sobre metas definidas para a época que se avizinha, o internacional pela selecção de Itália foi claro: voltar a vencer a Liga: "Logo após a final, tivemos um jantar com alguns jogadores e o objectivo é esse. Queremos reconquistar o campeonato, mas não só. Quem joga aqui joga para competir e tentar ganhar. Se vamos ganhar todas? Não sei, mas não vai faltar dedicação e vontade. Pelo plantel que foi montado, entramos em todas as competições para tentar vencer".

Alex Merlim continuou lembrando que em 2024/2025 foram conquistadas as Taças (de Portugal e da Liga), o que não chega para a ambição de um grupo que tem dominado a modalidade e brilhado no panorama internacional.

"Queremos vencer todas as competições em Portugal e sabemos a nossa capacidade na UEFA Futsal Champions League. Temos chegado sempre à final four, mas para quem joga cá isso não chega. O objectivo é o título, mas pensando jogo a jogo até porque este ano tem um formato diferente", lembrou.

Sobre as caras novas, o ala de 39 anos - que está no Sporting CP há dez - mostrou-se satisfeito: "Tentamos recebê-los da melhor maneira possível. Temos uma base com muitos anos no Clube, o que ajuda à adaptação dos novos jogadores, que sabem onde estão a chegar. Se estão cá, têm total capacidade para nos ajudar. São de selecção e vamos ajudá-los na adaptação ao nosso plantel. Creio que serão anos de muito sucesso para eles".

Um desses reforços é Felipe Valério, ala internacional brasileiro de 32 anos. "Estou feliz. Tudo o que é novo é bom. Escolhi este desafio e venho com muita ilusão. Esperava por este dia desde que acabei a temporada passada", contou o ex-AD ElPozo Murcia FS.

Com a certeza de que "a adaptação vai ser fácil", o novo Leão revelou que os colegas o "receberam muito bem" e o fizeram sentir-se "em casa".

Ciente dos objectivos ("ganhar as competições em que o Sporting CP entra"), Felipe Valério falou também da responsabilidade de utilizar o emblema Sportinguista ao peito.

"A pressão é uma coisa boa para os jogadores que sabem lidar com ela. É uma camisola muito grande, mas espero corresponder ao que o Clube apostou em mim. Estou feliz e não vejo a hora de poder começar a jogar e responder em quadra", concluiu.

Foto Miguel Braga

Bruno Pinto é reforço para o futsal

Por Sporting CP
13 Jul, 2025

Ala internacional português vem para ajudar a conquistar títulos

Bruno Pinto é reforço da equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal. O ala de 31 anos está de volta ao futsal português depois de uma passagem pela Liga da Arábia Saudita e explicou a razão para aceitar o convite da formação Leonina.

“É impossível recusar um convite do Sporting CP. A minha intenção não era regressar, mas há coisas na vida que nós não podemos rejeitar. Nunca se pode dizer não a um dos melhores clubes do Mundo. Foi essa a minha intenção: representar o Sporting CP e poder vir ajudar o Sporting CP continuar a ser um clube ganhador. É essa a minha intenção”, disse o atleta aos meios do Clube na apresentação.

Bruno Pinto acredita que se vai adaptar rapidamente ao novo emblema. “O Sporting CP tem das melhores equipas técnicas do Mundo, é um dos melhores clubes do Mundo, com os melhores jogadores do Mundo e por si só isso já é uma motivação para poder vir para aqui, para poder evoluir. Agradeço a confiança, porque a estrutura e a equipa técnica viram que eu tinha características que poderiam encaixar na equipa. A minha intenção é essa mesmo: que as minhas características possam ajudar a fazer o Sporting CP continuar a ganhar”.

Sobre as ambições colectivas que transporta ao ingressar no Sporting CP, o reforço Leonino referiu. “Quem representa este símbolo, quem representa este clube, estas pessoas, esta estrutura e estes adeptos tem de estar preparado para ganhar. O Sporting CP tem vindo a ganhar muito e mais vezes. Essa é a minha motivação e ambição: é poder ganhar tudo”.

Bruno Pinto revelou que características de jogo pode levar para a equipa de futsal. “Acima de tudo, muita alma, muita resiliência, muito espírito de grupo, muita vontade de trabalhar e dentro do campo, aliado a isso tudo, acho que consigo trazer golos. Acho que consigo trazer um bom passe, um bom remate e é para deixar a vida em campo pelo Sporting CP”.

O canhoto Leonino perspectivou ser agora companheiro de equipa de vários dos melhores jogadores do Mundo e poder jogar no Pavilhão João Rocha como atleta da casa. “Vai ser incrível. Já me passou pela cabeça várias vezes porque qualquer atleta trabalha para estar nos melhores clubes do Mundo. Esta é a minha Liga, foi aqui que joguei a minha vida toda. Conheço a Liga, conheço perfeitamente todos os jogadores de qualquer equipa, conheço o Pavilhão João Rocha, as pessoas que trabalham aqui, no Pavilhão, na equipa. O que espero é poder adaptar-me o mais rápido possível, ser uma ajuda, ser uma opção válida para o treinador e essa é a minha meta este ano”.

Bruno Pinto considerou ser o momento certo para voltar a Portugal e a uma Liga em clara expansão. “A Liga tem vindo a crescer ao logo dos anos. Cada vez mais conseguimos atrair melhores jogadores, melhores treinadores, os clubes profissionalizaram-se melhor. Isso traz mais competitividade à nossa Liga e ainda bem, porque isso também se traduz em resultados a nível de Selecção Nacional e nós na Europa também conseguimos ter bons resultados a nível de clubes. Temos aqui, no Sporting CP, de trabalhar mais e melhor do que os outros e isso não vai fugir à regra esta época”.

Bruno Pinto deixou ainda uma mensagem aos Sportinguistas. “Que continuem a apoiar a equipa, que continuem a encher o pavilhão. Cada vez que cá vim jogar contra ou ver os jogos é de arrepiar, são dos melhores adeptos do Mundo. Encher o Pavilhão é incrível e o que quero é que continuem a apoiar o Sporting CP, porque vocês fora e nós cá dentro, vamos conseguir trazer boas coisas para o nosso Clube”.

Rodrigo Pais de Almeida, membro do Conselho Directivo do Sporting CP, explicou a opção Bruno Pinto com um retrato muito elogioso ao novo reforço do futsal Leonino. “É um jogador que a nossa equipa técnica tinha identificado, que seguia e que tinha interesse há alguns anos. Conhecemos muito bem o Bruno, foi das selecções jovens de Portugal, recentemente foi internacional A. É um jogador com características muito próprias, sentíamos falta no plantel já há algum tempo. É um jogador canhoto, formado localmente, de passada larga, muito bom na finalização, muito bom na bola parada, que é das nossas armas mais fortes enquanto equipa e é um jogador que vem preencher. Dá profundidade, para não passar algumas dificuldades que tivemos na última época com uma ou outra lesão, com uma ou outra ausência que nos limitou muito ao longo de toda a época. O Bruno vem para ser mais um para somar, tem currículo que fala por si em termos de assistências e de golos e é um jogador que já há dois, três anos, que queríamos incorporar. Foi possível agora para o Bruno, face à sua ambição na carreira, e estamos muito felizes porque finalmente conseguimos trazê-lo para a casa dele. Sei que não é o mais importante, mas é um Sportinguista que vive o Sporting CP, sofre como nós e sabemos quanto isso é importante quando é preciso um esforço adicional”.

Foto João Pedro Morais

Felipe Valério reforça futsal Leonino

Por Sporting CP
04 Jul, 2025

Ala de 31 anos é internacional brasileiro e jogava na Liga espanhola

Felipe Valério é reforço da equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal. O internacional brasileiro é mais uma opção para Nuno Dias para a temporada 2025/2026 que se aproxima.

Nas primeiras palavras como novo jogador verde e branco, Felipe Valério mostrou entusiasmo por passar a ser Leão. “Vestir a camisola do Sporting CP é uma sensação muito boa e espero retribuir a aposta”, referiu aos meios do Clube na sua apresentação.

O novo ala Leonino deu-se a conhecer aos Sportinguistas e nomeou as suas principais características enquanto jogador. “Jogo muito em prol do colectivo, coloco sempre o colectivo acima de qualquer parte individual. A minha maior característica é essa: ajudar a equipa”.

O brasileiro acredita que chega ao Sporting CP na melhor fase da carreira. “Acho que sim, e espero que o ano que vem seja melhor do que este que passou. Tanto de idade, como de cabeça e fisicamente encontro-me muito bem, então que tem tudo para ser um grande ano”, perspectivou.

Felipe Valério desvendou que já cruzou caminhos com alguns dos novos companheiros de equipa. “Toda a gente fala muito bem do Sporting CP, uma equipa vencedora, muito competitiva. Quero aprender com os meus companheiros, treinador, corpo técnico, e ajudar o Sporting CP a continuar esta carreira vitoriosa. Já joguei com o Taynan no AD El Pozo, com o Henrique Rafagnin no A. Carlos Barbosa de Futsal, e com o Rocha na selecção”, revelou.

Trabalhar com Nuno Dias é também uma grande motivação para Felipe Valério. “Para mim é importante. Espero que ele me ajude a melhorar, que eu continue a aprender, como com todos os treinadores que passaram pela minha carreira. [Nuno Dias] é um treinador vencedor, competitivo, e tenho a certeza de que vai aportar muito na minha carreira”.

Felipe Valério falou ainda das sensações de estar no Pavilhão João Rocha e do que espera viver na casa das modalidades Leoninas. “Quero entrar no que o Sporting CP já tem vindo a viver, que é uma história muito bonita, uma história de títulos, de grandes jogos. Só quero aportar um pouco mais na história que o Sporting CP tem vindo a fazer”.

Quanto a ambições pessoais e colectivas, Felipe Valério respondeu: “Colectivamente, a ambição é ajudar os companheiros a melhorar o que seja necessário. O futsal é um desporto colectivo, mas no qual o individual conta muito, por isso vou fazer o que puder para que a equipa continue a vencer”.

Felipe Valério fez ainda questão de deixar uma mensagem aos Sportinguistas. “Estou muito feliz por vestir esta camisola e espero estar à altura do Clube que vou representar”. 

Rodrigo Pais de Almeida, membro do Conselho Directivo do Sporting CP, dirigiu palavras muito elogiosas ao novo reforço Leonino.

“Acho que o Felipe Valério dispensa apresentações. É Campeão do Mundo pelo Brasil, um dos melhores jogadores do Mundo. Era capitão de um histórico da modalidade e de uma das melhores equipas do Mundo, que jogava na Liga Espanhola. E vem de uma época em que fez dezenas de golos e de assistências, em que foi o jogador mais importante dessa equipa. E, depois, tem todo o histórico de anos e anos no AD El Pozo, como atleta de topo, e anos e anos de internacionalizações pelo Brasil”, enunciou, destacando também o carácter do brasileiro:

“É um jogador com perfil de atleta diferenciado, que faz várias posições em campo, o que era algo que procurávamos. Além de tudo, acertámos na pessoa também. É um líder dentro e fora de campo e vem trazer coisas muito boas ao nosso grupo. Vai dar um aporte fabuloso a uma posição onde estávamos algo desfalcados”, completou.

O dirigente mostrou-se ainda confiante no rendimento imediato do reforço, concordando com a ideia de que o ala está no auge da sua carreira.

“Um atleta de futsal aos 31 anos está muito longe de estar ‘fora de prazo’. O Merlim está com 39 e com um rendimento fantástico. Um jogador de 31 anos, titular na selecção brasileiro e com números impressionantes nas últimas épocas, está sim no auge da carreira. Concordo com essa ideia”, assumiu.

“Até por isso, é um jogador que acreditamos ir integrar-se com muita facilidade e rapidamente trazer o adicional de qualidade que procuramos com a contratação. É um nome sonante que vem adicionar muita qualidade não apenas ao Sporting CP mas também à Liga”, avalizou.

A fechar, Rodrigo Pais de Almeida revelou a influência que os antigos – e agora novamente – colegas de equipa de Felipe Valério tiveram no fechar positivo das negociações.

“Vou cometer uma inconfidência: para conseguirmos contratar um atleta como o Felipe Valério precisamos não de dias, ou de meses. Tem de ser um namoro com algum tempo. E quando contratamos um jogador deste nível, com esta craveira, ele quer saber coisas sobre o Sporting CP. Não as vai perguntar a mim ou ao treinador. Ao Nuno Dias pergunta questões técnicas, a mim contratuais”, explanou.

“Ele falou com os colegas e aí tivemos, sei disso, uma grande ajuda daqueles que cá estão e daqueles que já cá estiveram, e que sabem como é que o Sporting CP valoriza e acompanha os seus activos e as suas famílias. Esses pormenores fazem a diferença: a forma como o Clube os recebe, como os adeptos os acarinham. Esse foi um factor fundamental para o Felipe Valério aceitar vir para o Sporting CP”, finalizou.

Páginas

Subscreva RSS - Futsal