Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Duas mãos cheias na conquista da glória

Por Jornal Sporting
30 Set, 2018

Equipa de sub-20 alcançou a Taça de Honra do escalão, após vencer os Leões de Porto Salvo por 10-2

O futuro do futsal já segue o exemplo dos seniores. A Taça de Honra tem lugar garantido no Museu Sporting depois de, este domingo, os sub-20 alcançarem uma expressiva vitória por 10-2, no Pavilhão Municipal de Casal de Cambra, frente aos Leões de Porto Salvo.

A história da vitória começou a desenhar-se logo ao minuto dois, com um remate frontal de Célio que só parou no fundo das redes contrárias. Com uma primeira parte fortíssima por parte do Sporting CP, o adversário tentava, mas não conseguia chegar com eficácia à baliza leonina. Hugo Neves, na frente, ia procurando a sorte e, após passe de Gustavo Pioneiro – reforço da temporada 2018/19 –, falhou na cara do guarda-redes. Até que, no minuto 5, Neves 'sacou da cartola' o golo mais bonito do jogo: depois de uma boa recepção, o jovem jogador rematou cruzado e 'colocou' a bola mesmo no ângulo superior direito . O 2-0 estava feito e esperava-se mais... dois minutos depois, uma boa combinação acabou com o tento de Rúben Gomes (3-0). 

A renovar a equipa, Tiago Varanda, técnico do Sporting CP, ia trocando jogadores e mantendo a referência nas redes. Bernardo Paçó, capitão, foi dos melhores em campo, ao defender algumas (das poucas) oportunidades dos Leões de Porto Salvo. Os rapazes da Listada verde e branco subiam no terreno à medida que procuravam espaços e tentavam decifrar caminhos para o quarto golo, que chegou pelo pé de Célio, outra vez. O jovem – chamado aos seniores na partida frente ao Pinheirense - 'bisou' e permitiu ao Sporting CP chegar ao intervalo a vencer por 4-0.

No segundo tempo, o opositor entrou mais agressivo, mas sem organização para bater o conjunto de Tiago Varanda, metódico e com muita classe. Apesar de terem marcado o primeiro golo da segunda parte, logo Tomás Reis meteu o pé no acelerador e deu novamente a vantagem de quatro aos leões (de Alvalade). Num período em que o adversário se superiorizou, coube a Hugo Neves pegar no jogo e, depois de correr a quadra de uma ponta a outra, cruzar para Ricardo Pinto, que teve apenas de encostar para o sexto.

Ao minuto 14, Diogo Mesquita fez um enormíssimo trabalho que culminou no fundo da baliza: recepção perfeita e um 'chapéu' do outro Mundo. O resultado de 7-1 pouco tempo durou. Célio, que realizou uma excelente exibição, perdeu a bola na área e deu o 7-2 aos contrários. 

Antes do apito final, ainda houve tempo para completar mais uma mão cheia: Diogo Mesquita, Célio e Tomás Reis aumentaram a vantagem e estabeleceram o resultado num demolidor 10-2.

Depois de, na época passada, a Taça de Honra lhes ter 'fugido', os rapazes de verde e branco voltaram a erguer o troféu. A festa fez-se na quadra, com direito a muitas fotos, sorrisos e saudações, sendo que a viagem só irá terminar no Museu. Tiago Varanda mostrou-se muito satisfeito com a exibição. “Conquistámos o primeiro objectivo desta temporada. Queríamos recuperar esta Taça de Honra e conseguimos, depois de realizarmos um brilhante jogo. Agora é continuar e o foco está em sermos campeões nacionais”, assumiu.

No final da partida e de medalha ao peito, Célio foi o porta-voz da felicidade de todo o grupo: “Tornámos o jogo fácil. Quisemos ganhar e trabalhámos muito para isso. Saímos com a missão cumprida.”