Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Nuno Dias: "Não há margem para errar"

Por Sporting CP
15 Jan, 2021

João Matos também fez a antevisão da estreia na UEFA Futsal Champions League

A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal regressa este sábado, pelas 15h00, à UEFA Futsal Champions League com a recepção ao JB Futsal Gentofte, partida referente aos dezasseis-avos-de-final e que marca a estreia europeia dos Leões em 2020/2021.

Na conferência de imprensa de antevisão, Bo Holden, treinador da formação dinamarquesa, e Mads Falck, jogador do JB Futsal Gentofte, juntaram-se a Nuno Dias e João Matos, na sala de imprensa do Pavilhão João Rocha, para projectar o embate entre os dois emblemas.

Sobre o primeiro adversário na competição, apesar da pouca informação disponível, o treinador Leonino não espera uma tarefa fácil frente ao conjunto nórdico.

"A maior dificuldade, quando jogamos contra adversários de ligas menos conhecidas, é exactamente o conhecimento que não temos, porque a informação não é muita. No entanto, percebemos que é uma equipa que é a base da selecção da Dinamarca, portanto são jogadores habituados a confrontos internacionais. Depois, é uma equipa que por ganhar o seu campeonato também está habituada a jogar nas competições europeias. Relativamente ao Sporting CP, temos de estar e vamos estar preparados. Tenho todo o plantel disponível, podemos perspectivar um bom jogo da nossa parte e com o objectivo claro de passar aos oitavos-de-final", sublinhou.

Por esta altura, o JB Futsal Gentofte lidera de forma isolada e domina o seu campeonato doméstico com uns impressionantes 45 golos marcados em apenas seis jogos. Um registo que, para Nuno Dias, serve de aviso para o desafio deste sábado. 

"Às vezes desvalorizamos equipas que jogam em ligas menos competitivas, o que é um erro enorme. Por exemplo, o Kairat Almaty FC joga numa liga pouco competitiva, mas já venceu esta competição por três vezes. Esses números fazem-nos perceber que é um conjunto que está habituado a ganhar, fá-lo de forma inequívoca, com muitos golos marcados, e isso diz muito da dificuldade que nos vão colocar", analisou.

O técnico verde e branco abordou também o novo formato da UEFA Futsal Champions League, que este ano contempla eliminatórias a uma só mão ao longo da prova.

"Este novo formato faz com que não haja margem para errar. Nesta edição não há segundas oportunidades, quem perder está fora. A mensagem que levamos é exactamente essa. Quanto ao objectivo nesta competição, queremos ultrapassar este primeiro obstáculo para atingir os oitavos-de-final", vincou Nuno Dias.

Por sua vez, Bo Holden, treinador da formação dinamarquesa, não escondeu a dimensão que este encontro acarreta para o JB Futsal Gentofte.

"É, sem dúvida alguma, um grande jogo para nós, contra uma equipa de topo que já ganhou tudo em Portugal e também uma UEFA Futsal Champions League. Queremos dar uma boa réplica na quadra, mas sabemos que vai ser muito difícil. Temos um plano A e um plano B, mas tudo se pode desmoronar em cinco minutos. No fundo, queremos levar daqui uma boa experiência e, claro, um bom jogo", referiu em declarações aos jornalistas.

"Espero que amanhã joguem os melhores jogadores do Sporting CP para que possamos ter essa experiência", apontou Holden antes de elogiar vários atletas Leoninos.

Depois, João Matos, capitão dos Leões, assumiu o favoritismo do Sporting CP, mas alertou também para o poder físico do JB Futsal Gentofte.

"Nós assumimos esse favoritismo, temos de estar a esse nível, porque é a nossa obrigação. Se queremos traçar esse caminho para chegar o mais longe possível, vamos entrar de forma decidida para mostrar a nossa força e vontade de vencer o jogo, sabendo que do outro lado estará uma equipa com um poder físico assinalável e superior ao nosso, que vai procurar equilibrar o jogo de uma forma competitiva", referiu.

Sobre o regresso aos palcos europeus depois de vários meses, João Matos não escondeu a satisfação de todo o plantel. "Sentimos sempre que é uma semana diferente, é inevitável, é a grande competição. Temos os pés bem assentes na terra, não nos vamos deslumbrar, mas independentemente do adversário queremos muito estar presentes, disputar e competir com rigor. Logicamente que estamos todos com vontade de ouvir a música da Liga dos Campeões e ser chamados um a um, tudo isso traz boas memórias e vamos começar aqui a nossa caminhada".

Por fim, Mads Falck, jogador dinamarquês, reforçou a dificuldade da tarefa que terão pela frente, mas garantiu que a equipa vai estar à altura. "Vai ser um jogo realmente complicado, mas nós vamos tentar dar o nosso melhor, fazendo o nosso jogo e criando oportunidades. Como é sabido, o Sporting CP é uma das melhores equipas da Europa, mas vamos estar prontos".