Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Vedran Tolić/UEFA

Nuno Dias: "Probabilidades são 50%-50%"

Por Sporting CP
02 maio, 2021

Está lançada a final da UEFA Futsal Champions League

A equipa principal de futsal do Sporting Clube de Portugal defronta, esta segunda-feira, o FC Barcelona para a final da UEFA Futsal Champions League e realizou-se, este domingo, a conferência de imprensa de antevisão. Em Zadar, Croácia, onde está acontecer a final eight da prova, o treinador Nuno Dias e o jogador Alex Merlim responderam às perguntas dos jornalistas através de videochamada.

Já depois de posar para uma fotografia com o troféu da UEFA Futsal Champions League em conjunto com Alex Merlim e com Andreu Plaza e Daniel Shiraishi, treinador e jogador do FC Barcelona, respectivamente, Nuno Dias começou por falar de alguns membros da equipa técnica que têm sido essenciais para o sucesso Sportinguista.

"Aproveito a oportunidade para elogiar o trajecto e a evolução desta equipa, assim como a evolução e a forma como compete a um nível tão alto. É como muito orgulho que tenho o privilégio de treinar estes jogadores, que têm sido extraordinários. Depois, uma palavra para algumas pessoas que têm permitido isso. O Luís Ribeiro e o Filipe Rodrigues têm feito um trabalho notável para estarmos num grande nível físico e aguentarmos toda a intensidade dos jogos. Por último, também uma palavra para o Miguel Ferreira e para o Casca [Paulo Luís], que pouco têm dormido para podermos analisar adversários, tirar detalhes e pormenores que, às vezes, são muito importantes. Têm sido incansáveis na análise exaustiva aos nossos adversários em tão pouco tempo", começou por dizer Nuno Dias, que é da opinião de que não há favoritos entre os Leões e os catalães.

"Quando se chega a uma final, com o percurso que as equipas tiveram, não há um mais favorito do que outro. Acredito que as probabilidades de vitória são de 50% para cada um e nós vamos, dentro desses 50%, dedicar-nos ao máximo para conseguir aproveitar a nosso favor tudo o que daí vier. Chegando a esta fase, ninguém está acima de ninguém", assegurou, continuando. "Felizmente, somos uma das duas equipas que podem levar o troféu. É com esse espírito que a equipa tem estado ao longo da competição e não só. O Sporting CP já leva 40 e tal jogos sem conhecer a derrota. Isso diz muito do carácter e da ambição desta equipa. Quer sempre mais, não relaxa nem se desleixa com o que já alcançou. Encaro o jogo de amanhã com esse espírito", referiu.

Sobre o FC Barcelona, Nuno Dias explicou que se trata de "uma das melhores equipas do Mundo", mas revelou também que o Sporting CP está numa fase fantástica. "Tem jogadores de grande nível em quantidade e em qualidade. Vários jogadores fortes no um contra um, outros são pivôs de referência e de movimentação, fixos de marcação e de movimento, alas defensivos e desequilibradores. Têm um dos melhores plantéis do Mundo. É a opinião geral de quem conhece o futsal. Espero um jogo difícil, mas entendo que o Sporting CP tem 50% de probabilidades e é a isso que nos vamos agarrar. Estamos num momento extraordinário. Vivemos um período, em termos competitivos e de união, dos melhores que já senti ao longo de quase dez anos de Sporting CP. É, talvez, o melhor momento em termos de união e espírito de equipa. Quando a inspiração não traz resultado, a transpiração vai, certamente, fazer com que as coisas resultem a nosso favor", afirmou.

Por fim, Nuno Dias comentou algumas reacções ao jogo contra o Inter FS nas meias-finais, que terminou com o triunfo verde e branco por 2-5. Desde Tino Pérez, treinador do Inter FS, até jornalistas e órgãos de comunicação social, surgiram de Espanha alguns comentários sobre a alegada agressividade e o suposto excesso de contacto físico do Sporting CP. O treinador Leonino, contudo, não concorda.

"Várias foram as vezes em que jogámos contra o Inter FS nesta competição. Já vencemos e já perdemos. Sempre que vencemos, não me recordo de alguma palavra de algum órgão de comunicação social espanhol a dar os parabéns ao Sporting CP e a valorizar a superioridade no jogo. Houve contacto de parte a parte, houve muitas simulações por parte de alguns jogadores do Inter FS para ludibriar a arbitragem, que esteve muito bem nesse nível. Não concordo nada com essa conversa e com esse tipo de comentários. Ficava-lhes muito melhor, depois de terem perdido por 2-5, valorizar o que o Sporting CP fez e a superioridade que o Sporting CP demonstrou em alguns momentos do jogo. Em termos estratégicos e de qualidade de jogo, o Sporting CP demonstrou que é uma grande equipa e teve as melhores chances. Até me sinto triste pelos meus jogadores, que mereciam outro tipo de reconhecimento", finalizou.

Alex Merlim mostrou-se satisfeito por atingir a final e garantiu que o Sporting CP está pronto para o desafio. "Todas as equipas queriam estar neste momento a que nós e o FC Barcelona chegámos. Espero um jogo difícil. A equipa deles, como a nossa, tem muita qualidade. Se as duas equipas chegaram a esta final é porque tiveram mérito. Que possamos ter um jogo digno de uma final da UEFA Futsal Champions League. Se possível, com espectáculo, mas nestes encontros não basta jogar, há que vencer. A nossa equipa está preparada para fazer uma grande partida amanhã", disse o internacional pela selecção de Itália.

Sobre a juventude no plantel Sportinguista, Alex Merlim mostrou-se plenamente satisfeito com o grupo que encontra no balneário actual.

"Quem joga na nossa equipa sabe a responsabilidade de jogar no Sporting CP. Estão de parabéns pelo que têm feito até hoje. Apesar de serem jovens, estão a demonstrar um enorme carácter ao jogar estes jogos importantes de extrema intensidade. (...) Já tive a idade deles e também sou jovem. (Risos) Quem joga no Sporting CP tem de saber a responsabilidade. Eles são jovens, mas com 20 anos eu já era pai e tinha responsabilidades na minha vida. No Sporting CP, todos estão aqui para vencer e trabalhar. Estou orgulhoso de fazer parte deste grupo e por participar em momentos incríveis. Não há melhor do que isto", contou o ala de 34 anos.

De volta à final, Alex Merlim não escondeu a "vontade de fazer golos e ajudar a equipa", como aconteceu no derradeiro encontro de 2018/2019, contra o AFC Kairat, e realçou "uma entrega, em todos os jogos, que ainda não tinha visto". "Quando um não chega, chega o outro. Este é o espírito da equipa e foi isto que nos trouxe até à final. Na final, não pode ser diferente: temos de jogar com a mesma vontade e a mesma intensidade, sempre respeitando o adversário, mas nunca temendo. Esperamos fazer uma grande partida e levar este título para Portugal", começou por falar, continuando com elogios ao FC Barcelona.

"O FC Barcelona é uma equipa que dispensa comentários. Tem muita qualidade individualmente e colectivamente, por isso é uma das melhores equipas do Mundo e está na final. O Ferrão é um dos melhores jogadores do Mundo, têm um jogo muito forte com o pivô, nas combinações a dois e no um para um. Uma final é decidida nos pormenores e estamos atentos a todas estas situações", adicionou, assegurando que o Sporting CP "está de parabéns", mas quer "algo melhor". "E o melhor é o título", completou Alex Merlim.

O FC Barcelona vs. Sporting CP, a contar para a final da UEFA Futsal Champions League, está marcado para as 19h00 (hora de Portugal continental e Madeira), em Zadar, na Croácia. A transmissão televisiva em directo está assegurada pela Sporting TV.