Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Prolongamento castiga Leões

Por Sporting CP
06 Jun, 2021

Desaire na Luz iguala final (7-5)

A equipa principal de futsal do Sporting Clube de Portugal visitou, neste domingo, o SL Benfica e saiu derrotada por 7-5 no segundo jogo da final do play-off da Liga Placard. Assim, depois de os Leões terem vencido o primeiro encontro no Pavilhão João Rocha, a decisão volta a ficar empatada (1-1).

Com Guitta, João Matos, Alex Merlim, Diego Cavinato e Rocha no cinco inicial, os Leões entraram vocacionados para o ataque, mas um desequilíbrio defensivo abriu espaço para Tayebi inaugurar o marcador aos dois minutos. Contudo, a reacção Leonina não tardou e chegou de forma certeira: Taynan recebeu no meio-campo adversário, combinou com Erick Mendonça, penetrou e, em zona frontal, atirou sem hipóteses para o empate (1-1). 

Motivado, o Sporting CP manteve a pressão alta e intensa e colheu os frutos. Primeiro, Zicky Té surgiu na cara de Roncaglio, mas o guardião do SL Benfica levou a melhor. À segunda, o jovem pivô Leonino apareceu outra vez em zona privilegiada, mas desta vez optou por servir com classe Pany Varela, que rematou para o 1-2. Início frenético no Pavilhão Fidelidade e a atitude competitiva da equipa de Nuno Dias a ser recompensada com a reviravolta.

O jogo estava bem vivo e era disputado a um ritmo altíssimo por ambas as formações. O mais pequeno erro podia fazer a diferença e assim foi: Roncaglio abordou mal uma bola longa e Pauleta, oportuno, aproveitou para fazer o golo na baliza deserta, alargando a vantagem para 1-3. De seguida, Guitta apareceu entre os postes pela primeira vez para defender um pontapé forte de Fábio Cecílio. 

Pressionadas pela desvantagem na final e neste encontro, as águias eram obrigadas a reagir e subiram de produção. Robinho relançou a discussão com o 2-3 e Tayebi converteu um pontapé de penálti, restabelecendo a igualdade no marcador (3-3). Jogo louco no dérbi dos dérbis do futsal, oferecendo uma das primeiras partes mais espectaculares dos últimos tempos. Até ao intervalo, Zicky e Cavinato, para o Sporting CP, e Cecílio e Tayebi, para o SL Benfica, ficaram perto do golo, mas o empate seguiu para a segunda parte.

O reatamento trouxe o mesmo jogo aberto e de acção constante perto das duas balizas. Depois de uma primeira oportunidade de Pany Varela, as bolas paradas abriram o livro para a turma de Alvalade. Num livre em zona frontal, Merlim tocou para Taynan, que rematou cruzado de forma repentina para o fundo das redes (3-4). O camisola dez dos Leões exibiria o seu pé esquerdo de novo, poucos minutos depois. Desta vez, Taynan arriscou no livre directo e atirou rasteiro junto ao primeiro poste, surpreendendo tudo e todos. Hat-trick para o internacional cazaque, 3-5 no marcador e os Leões voltavam a rugir mais alto.

Mais confortável na quadra e no resultado, o Sporting CP apostava nas transições ofensivas e defensivamente estava mais sólido, contando com um Guitta que emergia na baliza sempre que necessário. Ainda assim, à entrada para os últimos minutos, o SL Benfica conseguiu desmontar a estrutura Leonina e Arthur, solto, fez o 4-5. A incerteza regressou à quadra e o empate voltou também ao marcador, assinado por Jacaré. Chuva de golos, nova vantagem verde e branca anulada e tudo de volta à estaca zero para os últimos cinco minutos.

Apesar dos menores riscos assumidos pelas duas equipas, Merlim e Rocha ainda ameaçaram e, do outro lado, Robinho viu o poste negar o golo aos encarnados. Seria o prolongamento a decidir o encontro.

Mais pressionado para igualar a final, Joel Rocha, técnico das águias, apostou no 5x4 com guarda-redes avançado e, com alguma felicidade, Tiago Brito assinou o 6-5 ainda na primeira parte. Já no segundo tempo, Nuno Dias respondeu na mesma moeda, mas seria o SL Benfica a fazer o 7-5. Na resposta, Merlim atirou ao poste e, depois de o Sporting CP ter passado grande parte do encontro na liderança do marcador, a primeira vantagem encarnada de dois golos foi suficiente para vencer.

Depois de mais de duas horas de jogo e com tudo em aberto na final (1-1), os dois emblemas voltam a enfrentar-se na próxima quinta-feira, às 20h30, no Pavilhão João Rocha.

Sporting CP: Gonçalo Portugal [GR], Mamadú Turé, Diogo Santos, Tomás Paçó, Zicky, Erick Mendonça, João Matos [C], Taynan, Rocha, Guitta [GR], Diego Cavinato, Pany Varela, Pauleta e Alex Merlim.