Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Nuno Dias: "Era importante fechar hoje a eliminatória"

Por Sporting CP
04 Jun, 2022

​Técnico satisfeito com a passagem às meias-finais do Campeonato Nacional

No rescaldo do triunfo contra o FC Azeméis (1-0), o treinador da equipa principal de futsal do Sporting Clube de Portugal, Nuno Dias, mostrou-se satisfeito com a passagem às meias-finais do Campeonato Nacional e considerou que “o mais importante era conseguir o 2-0 na eliminatória e não carregar os jogadores com mais um jogo”.   

“Era importante fechar hoje a eliminatória, até pela gestão de esforço. Tivemos pela frente um adversário muito difícil, com qualidade e que nos dificultou a tarefa. Organizaram-se bem, a defender e a atacar, e criaram-nos dificuldades. O facto de não termos alargado a vantagem permitiu que o resultado nos instantes finais fosse muito curto. Sabemos o perigo que isso é no futsal, mas parabéns ao FC Azeméis pois trabalharam e fizeram por merecer”, disse à Sporting TV, acrescentando: “Parabéns ao Sporting CP porque segue mais uma vez para as meias-finais”.

Quanto à próxima fase, na qual os Leões vão encontrar CRC Quinta dos Lombos ou AD Fundão para decidirem o acesso à final, Nuno Dias foi peremptório ao garantir que não tem preferência.

“Se for a AD Fundão, temos uma deslocação no primeiro jogo, e ser for contra o CRC Quinta dos Lombos jogamos mais perto. O CRC Quinta dos Lombos ganhou-nos na última jornada da fase regular e está a fazer um final de época muito bom. Já a AD Fundão ficou em quarto e fez uma época muito positiva, esteve em terceiro quase até à última jornada. Seja quem for, será um adversário difícil e que nos vai criar muitas dificuldades, tal como o FC Azeméis”, sublinhou.

Sobre o facto de a época ir longa e a forma como isso poderá afecta a equipa, o técnico reconheceu que existe algum cansaço, mas frisou que isso é algo normal para este plantel.

“Hoje fizemos o 45.º jogo oficial nesta temporada, sendo que os jogadores da selecção ainda contam com mais devido ao Mundial e ao Europeu. Alguns têm talvez 60 jogos, o desgaste é grande. Por mais profissionais que sejamos, não somos máquinas e é normal que quando chegamos a esta fase a acumulação seja grande. Mas bom é estarmos aqui até ao fim, isso é que nos interessa independentemente do cansaço. É para isso que trabalhamos e é com esse intuito que jogamos, o ideal é fazermos sempre muitos jogos pois quer dizer que chegamos às finais”.

Já o capitão João Matos falou numa “enorme satisfação” pelo facto de os Leões terem passado às ‘meias’. “Fizemos a nossa obrigação e estamos nas meias-finais merecidamente. O resultado peca por escasso, mas fizemos um bom jogo e criámos muitas oportunidades, o guarda-redes do FC Azeméis teve um dia incrível. O adversário criou perigo nas poucas oportunidades que somou, mas temos o melhor guarda-redes do Mundo. O jogo teve pouca história, houve muito caudal ofensivo do Sporting CP durante quase todo o duelo e a vitória é mais do que merecida”.

Por fim, o jogador de 35 anos olhou para o que aí vem. “Agora há que recuperar e preparar o que temos de preparar mediante o adversário que calhar. Curiosamente ambos os possíveis adversários ganharam-nos na fase regular quando jogámos fora de casa. São jogos difíceis, é uma meia-final de play-off e são duas equipas com muita qualidade colectiva e individual, mas não há preferência. O CRC Quinta dos Lombos poderia ser vantajoso por evitarmos uma deslocação longa, mas vai passar quem tiver mais mérito. Se ainda tiverem de ir ao terceiro jogo vão ter menos tempo de recuperação e preparação, e nós podemos depois tirar proveito disso”.