Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Três renovações nos trampolins

Por Sporting CP
08 Mar, 2021

Diogo Abreu, Diogo Ganchinho e Pedro Ferreira continuam no Sporting CP

O Sporting Clube de Portugal renovou os contratos de Diogo Abreu, Diogo Ganchinho e Pedro Ferreira, três atletas de ginástica de trampolins que têm representado o emblema Leonina e a selecção nacional ao mais alto nível.

A oficialização do novo contrato aconteceu esta segunda-feira, no Estádio José Alvalade, e contou, para além dos atletas, com Miguel Afonso (membro do Conselho Directivo do Sporting CP), José Carlos Reis (Director Técnico e Operacional das modalidades do Sporting CP), Luís Duarte (director da ginástica do Sporting CP) e Luís Santos (um dos treinadores da ginástica de trampolins do Sporting CP).

Diogo Abreu é o mais antigo de Leão ao peito. Dos 27 anos de vida, mais de 20 foram passados enquanto atleta do Sporting CP, o que faz com que Alvalade seja mesmo uma segunda casa. Nas primeiras palavras após a renovação, não escondeu o orgulho.

"Esta renovação tem um significado muito importante porque posso continuar a representar o Sporting CP, o Clube pelo qual tenho mais carinho, durante os próximos anos. Quer também dizer que o Sporting CP valoriza o meu trabalho, o que é muito importante. Já são 20 anos a fazer trampolins aqui, no Sporting CP, que é a minha segunda casa. Quero continuar a representar o Sporting CP durante muitos anos e dar muitas alegrias aos Sportinguistas", disse aos meios de comunicação Leoninos.

Segundo Diogo Abreu, o Sporting CP tem dado todas as condições de trabalho aos atletas apesar da pandemia de COVID-19. "A pandemia foi muito complicada para o desporto em Portugal e foi preciso fazer alguma adaptação. O Clube respondeu bastante bem e dá-nos as condições para podermos continuar a treinar ao mais alto nível com todas as questões de segurança a ter em conta. Temos conseguido continuar a treinar, até porque há Jogos Olímpicos em 2021 e temos de nos preparar bastante bem. Posso treinar com os melhores atletas de Portugal e do Mundo e gosto imenso de treinar com eles. Tenho uma alegria enorme nos treinos e isso é muito importante para quem treina todos os dias e muitas horas por dia. Felizmente, sinto isso com os meus colegas de treino. Somos todos amigos e isso motiva-nos a treinar mais e melhor", garantiu.

Com 33 anos, Diogo Ganchinho está no Sporting CP desde 2016 e o balanço, garantiu, "é muito positivo", o que também ajudou na decisão da renovação.

"Estou no Sporting CP há cinco anos e ter conseguido conquistar, por exemplo, um título europeu e uma medalha nos Jogos Europeus para o Clube é uma satisfação enorme, a par dos títulos nacionais que temos tido por equipas e a nível individual. É uma grande satisfação, num ano em que o desporto sofreu, ver que o Sporting CP reúne forças para continuar a ter os seus atletas e dá-lhes condições para continuarem a fazer o seu trabalho", referiu o ginasta, que admitiu ter também uma vertente emocional na ligação ao Sporting CP.

"Para mim, que sou Sportinguista, e para o meu avô, também ele Sportinguista, foi um motivo de satisfação enorme [chegar ao Clube em 2016]. Poder dizer-lhe que representei o Sporting CP e ele ter visto... Ficou super orgulhoso. Para mim também é uma honra enorme. Sendo um Clube da dimensão do Sporting CP, aquilo que fazemos tem um impacto diferente. Chega a muita gente", lembrou.

Contando também que tem uma excelente relação com os colegas de treino, Diogo Ganchinho é da opinião de que a amizade ajuda no trabalho. "Somos amigos, o que torna o trabalho mais fácil. Para além do trabalho sério, também nos conseguimos divertir, o que facilita bastante a nível motivacional. Fazemos parte da equipa portuguesa e a própria selecção ganha muito com este trabalho que fazemos juntos diariamente", afirmou.

Por fim, sobre o apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio - os três Leões estão na luta pela mesma vaga -, Diogo Ganchinho assegurou que, seja quem for o atleta a ir ao Japão, o Sporting CP e Portugal vão estar bem representados. "É uma corrida para um lugar e somos três. Falta uma competição de apuramento, assim como o Campeonato da Europa. Vai ser até ao fim e é certo que vamos estar bem representados", prometeu.

Pedro Ferreira é o mais jovem (23 anos) e chegou ao Sporting CP em 2015, quando trocou Vila do Conde por Lisboa para entrar na universidade. O sentimento de renovar a ligação ao emblema verde e branco "é fantástico", contou.

"Ter o meu valor reconhecido pelo Clube deixa-me com grande felicidade, ainda para mais sendo um Clube que desde sempre deu um grande valor às modalidades. Sendo eu uma pessoa que adora desporto, sinto-me orgulhoso por contribuir para o sucesso do Clube. É o maior Clube no que toca à ginástica, a nível de filiados. Os últimos anos têm corrido muito bem, temos praticamente toda a selecção nacional sénior no Sporting CP. Para mim, é óptimo porque treino todos os dias com os melhores atletas de sempre nos trampolins, o que me ajuda a evoluir. Estamos os três a lutar pelo apuramento olímpico e, apesar de, infelizmente, só haver uma vaga, os dois que ficarem de fora têm a ganhar com esta luta. Isso tem-se notado nos últimos anos, em que tivemos medalhas nos Campeonatos da Europa, em Mundiais", disse ao Jornal Sporting e à Sporting TV.

O atleta recordou ainda os primeiros tempos de Leão ao peito. "Nunca tinha vivido sem os meus pais e estava tudo muito confuso. O Sporting CP sempre serviu como minha casa, o que me deixou sempre à vontade nesses períodos de adaptação. Sem o Sporting CP teria sido, certamente, mais complicado. Fui super bem recebido", revelou.

Luís Duarte, director da ginástica Sportinguista, também comentou as renovações de Diogo Abreu, Diogo Ganchinho e Pedro Ferreira, mostrando-se bastante satisfeito.

"É o reconhecimento do Clube para com a excelência da ginástica nacional. Temos três dos melhores atletas desta modalidade. Por outro lado, é honrar o fundador do Clube: «Tão grande como os maiores da Europa» e, neste caso, do Mundo. Ter três dos melhores atletas de trampolins a treinar connosco é fantástico. São o exemplo daquilo que é o nosso Clube e um exemplo para todos aqueles que fazem ginástica, que são muitos. Um Clube que sabe respeitar este tipo de atletas está a dar uma imagem da sua grandeza. É muito importante", frisou.

Por fim, Luís Santos, que treina os três atletas, falou sobre o momento que todos atravessam e ainda de objectivos a curto prazo.

"Trabalhar com eles é relativamente fácil porque eles são extremamente dedicados, embora nesta altura seja mais difícil porque falta todo um ambiente à volta. Eles dedicam-se o mais possível e tem sido excelente. (...) Nesta altura, o nosso trabalho está muito focado para os Jogos Olímpicos. Vai haver um Campeonato da Europa pelo meio e mais uma prova que vai decidir qual dos três nos vai representar. Neste momento, qualquer um dos três tem possibilidade", concluiu.