Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Justas contas leoninas

Por Jornal Sporting
10 Fev, 2018

Com a vitória frente aos sueco do IFAS (11-3), o Sporting CP está a três pontos de se sagrar campeão europeu. O que pode acontecer já amanhã, pelas 7 horas em Portugal

A equipa de goalball do Sporting Clube de Portugal venceu ao início da tarde deste sábado os suecos do IFAS por 11-3, no terceiro jogo da etapa de Malmo da Super Liga Europeia. Com este resultado, os leões ficam assim a uma vitória de se sagrarem campeões europeus.

Depois de terem defrontado e vencido os gregos do Kleio Tessalónica (9-2) da parte da manhã, o Sporting CP continuou a sua caminhada rumo ao título maior na Europa. Apesar do grau de dificuldade ter subido devido ao valor do adversário, a verdade é que a equipa orientada por Márcia Ferreira – já com o lituano Justas Pazarauskas no trio inicial – não deu qualquer hipótese. O primeiro golo, apontado por Leomon Moreno, abriu a contagem para o que se previa ser um encontro de resultado épico. É que no goalball, quando uma equipa marca o 10.º golo de diferença, o jogo termina automaticamente no que na gíria se conhece por capote.

Depois do golo inaugural de Leomon, assistiu-se a um verdadeiro espectáculo por parte do lituano, que à sua conta marcou oito dos 11 golos dos leões, cimentando assim a sua posição de melhor marcador da prova com um total – até agora – de 73 golos (mais cinco que Fatmir Seremeti, do FIFH Malmo e mais 11 que o alemão Reno Tiede, do Hansa Rostock). Justas, fortíssimo no remate e muito concentrado na defesa, apontou o segundo, o terceiro, o quarto – deixou o quinto a cargo de Leomon –, o sexto (terminando depois a primeira parte); o sétimo – o oitavo saiu das mãos de Luís Miguel –, o nono, o décimo e o décimo primeiro. Um autêntico festival Pazarauskas, que precisou do primeiro dia para se poder ambientar ao melhor emparelhamento com o reforço brasileiro da equipa. Algo que foi apurado até ao ponto ideal.

Com o 9-0 apontado quando ainda faltavam cinco minutos e meio para o final do encontro, tudo apontava para um possível final antecipado, conforme dizem os regulamentos. No entanto, os suecos conseguiram reduzir para 9-1, voltando a pairar o capote quando surgiu o 10-1. Ainda assim, com dois golos seguidos (10-2 e 10-3), o IFAS não relançou o jogo – longe disso! –, mas prolongou o que poderia ter fechado mais cedo, não fossem as duas grande penalidades falhadas por Leomon Moreno e Justas Pazarauskas logo no início do primeiro tempo.

O Sporting CP não está apenas a lutar pelo título de campeão europeu. Esforça-se para garantir o domínio total da competição, o que tem sido conseguido, mesmo frente aos adversários mais fortes.

Amanhã, domingo, pelas 7 horas em Portugal, a formação de Alvalade defronta o FIFH Malmo, a equipa da casa, no que poderá ser o encontro de consagração dos leões. A diferença pontual para o segundo classificado – os finlandeses do Old Power – continua a ser de 15 pontos, o que será inalcançável após garantir-se mais três pontos. O 28.º título internacional do Sporting CP está muito perto de ser conquistado em Malmo.