Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

“Estamos muito motivados para fazermos história”

Por Jornal Sporting
11 maio, 2018

Paulo Freitas destacou a ambição leonina na antevisão da final-four da Liga Europeia, garantiu que a equipa está focada em vencer o FC Porto na meia-final e deixou elogios aos Sportinguistas

FC Porto, Sporting CP, FC Barcelona ou Reus. Estas são as quatro equipas que vão disputar a final-four da Liga Europeia, que se irá disputar este fim-de-semana no Dragão Caixa. Com a mira apontada ao título europeu, os leões, que vão ter pela frente o anfitrião na meia-final (sábado, às 12h30), desvalorizaram o factor ‘casa’ do adversário.

“Pode ser entendido como uma vantagem circunstancial. Não me admira que possam estar, obviamente, mais adeptos do FC Porto do que nossos. Mas, a este nível, acaba por não ter assim tanta influência. A prova está no grande jogo que tivemos no João Rocha para a Taça de Portugal e o FC Porto acabou por vencer nas grandes penalidades. Logo, não é um factor determinante. Claro que preferia jogar em casa, pela força das referências visuais, da adaptação que temos à nossa pista… Da nossa parte, não vamos alterar nada do que tínhamos idealizado. Se fosse no João Rocha, queríamos ganhar. No Dragão Caixa, a ambição será igual. Não pensámos na competição em sim, mas no jogo que temos no sábado: uma final contra o FC Porto. Só depois pensamos no jogo seguinte”, começou por dizer Paulo Freitas, treinador verde e branco, na antevisão ao clássico.

Para um jogo grande como este, como já vem sendo hábito, todos os detalhes são importantes. Até porque, na verdade, são os pormenores que acabam por desequilibrar este tipo de encontros. “A prova está nos três encontros que realizámos contra o FC Porto. Na Elite Cup, ganhámos nos penáltis. Na Taça, perdemos nas grandes penalidades e para o campeonato perdemos por um golo, num resultado tremendamente injusto – até porque o resultado que mais se adequava era a divisão de pontos. É fundamental a forma como vamos abordar a partida. Temos de perceber que é o jogo mais importante da nossa vida. Apenas e tão só porque é o próximo. Temos de entrar tremendamente concentrados, determinados e, fundamentalmente, libertos. De forma a exponenciar todas as nossas qualidades e colocarmos em pista todas as nossas valências. Só ao nosso melhor nível vamos derrotar o FC Porto”, sublinhou.

Sendo este um clássico de altas rotações, não é de admirar que a moral leonina esteja ao mais alto nível. Até porque em jogo está o tão desejado ceptro europeu. “A equipa está focada, determinada e com um prazer enorme em representar o Sporting numa competição destas, que já há muitos anos não estava presente. Estamos muito motivados para fazermos história”, garantiu Paulo Freitas, fazendo questão de frisar ainda a importância do apoio dos Sportinguistas, capazes de ‘desequilibrar’ qualquer jogo a favor dos leões.

“Com os nossos adeptos nas bancadas estamos sempre muito mais confortáveis no jogo. Sentimos que criámos já uma dinâmica tal que eles próprios percebem que nós não conseguimos controlar todos os momentos no jogo, nos quais eles aparecem a empurrar-nos para a frente, quase que tapando a nossa baliza. É evidente que, no Dragão Caixa, vão estar mais adeptos do FC Porto, mas também temos a noção que, em Oliveira de Azeméis, por exemplo, 300 Sportinguistas calaram o pavilhão adversário. Sendo o Sporting um Clube diferente, para melhor, não tenho dúvidas que mesmo em número reduzido se irão fazer ouvir”, concluiu.