Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Alejandro Domínguez: "A receita passa pela união e trabalho colectivo"

Por Sporting CP
21 Jan, 2023

Leões visitam Dragão Arena no domingo (15h00)

A equipa principal masculina de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal desloca-se, este domingo, ao recinto do FC Porto para disputar o encontro da 14.ª jornada do Campeonato Nacional, que marca o início da segunda volta da fase regular.

Os dois emblemas chegam ao clássico com apenas dois pontos de diferença, sendo o líder o FC Porto com 34 pontos, e o Sporting CP, terceiro classificado com 32. Assim, Alejandro Domínguez, treinador dos Leões, fez a antevisão do encontro e considerou que estão reunidos todos os ingredientes para o jogo de cartaz da jornada.

"É um momento especial da época. Acabámos a primeira volta e vamos a casa de uma equipa que só perdeu contra nós [4-2]. É difícil, mas ao mesmo tempo é daqueles jogos que todos queremos jogar. Além de que cada um apresente a sua melhor versão, a receita passa pela união e trabalho colectivo, que definem também o ambiente que nos une aqui no Sporting CP. Assim, podemos ir com garantias de ser competitivos e conseguir algo positivo", começou por perspectivar aos meios de comunicação do Clube.

De seguida, analisando as propostas de jogo das duas equipas, o técnico considera que “são mais as coisas que unem as duas equipas do que aquelas que as distinguem”, referiu, continuando. "Somos muito parecidos. Eu e o Ricardo [Ares, treinador do FC Porto] trabalhámos muito tempo juntos e temos uma visão do jogo muito parecida. Por isso, esse é mais um ingrediente e vamos ver que surpresas surgem", atirou ainda.

Ora, num jogo que se prevê, como é habitual, muito equilibrado, Alejandro Domínguez destacou que, nestes casos, são “as capacidades individuais” que podem desequilibrar o clássico.

"Esses detalhes, nestes jogos, estão relacionados com os um-contra-um. A nível colectivo acho que as duas equipas se conhecem muito bem mutuamente e, ainda que a táctica colectiva seja sempre muito importante, os aspectos da técnica e táctica individual vão fazer a diferença", frisou.

O Sporting CP foi, até ao momento, o único conjunto a vencer os dragões neste campeonato, logo na jornada inaugural, mas esta é “uma fase muito diferente da época”, adiantou o treinador verde e branco, que vê a sua equipa “muito bem” e focada “naquilo que pode fazer”.

"Quando estamos focados nisso, respeitando ao máximo as qualidades do adversário, somos uma super equipa e capaz de fazer qualquer coisa", enalteceu, concluindo: "No último jogo, em casa do Parede FC fizemos muitas coisas bem, outras corrigíveis, mas a evolução da equipa é muito boa. Somos um conjunto competitivo, muito sólido e vamos ao Dragão Arena com essa receita".

Depois, também Ângelo Girão, guarda-redes e capitão da turma de Alvalade, projectou uma deslocação “muito complicada” ao Dragão Arena, “onde é difícil ganhar”, alertou, embora tenha realçado que o Sporting CP tem “argumentos para isso”.

"Vamos com a cabeça totalmente focada na vitória, sabemos o que temos de fazer, estamos preparados para isso e queremos vir do Porto com os três pontos para os ultrapassar na tabela classificativa", apontou, objectivamente, antes de olhar para o momento actual da equipa.

"Sabemos que temos coisas a corrigir, o ano não começou da melhor maneira para nós, porque tivemos dois empates que não estavam nos nossos planos. Temos trabalhado para voltar a estar ao nível em que já estivemos e a vitória [frente ao FC Porto na primeira jornada] já não interessa para este jogo”, destacou, acrescentando: “O que queremos é corrigir os nossos erros e apresentar a nossa melhor versão no Dragão Arena".

Por fim, Ângelo Girão elogiou a forma como o treinador Alejandro Domínguez tem conseguido “conquistar o grupo” para impor as suas ideias em 2022/2023.

"Acho que o Alejandro, antes de ser um excelente treinador, é uma excelente pessoa e entrou com o pé direito. Soube conquistar o grupo, é alguém de quem gostamos e quando assim é torna-se mais fácil ouvir as ideias e estar do lado do treinador. Queremos ganhar, estamos no Sporting CP e o Alejandro veio ajudar. É um dos melhores do mundo e vamos com ele em busca de vitórias", disse, finalmente.