Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Rumo à final eight da WSE Champions League

Por Sporting CP
13 Abr, 2023

​Leões garantem liderança do grupo D apesar do empate com o OC Barcelos (2-2)

A equipa masculina de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal carimbou o acesso à final eight da WSE Champions League, esta quinta-feira, ao empatar em casa do OC Barcelos 2-2 na sexta e última jornada do grupo D. Com este resultado, os Leões asseguram o primeiro lugar com onze pontos, mais um que OC Barcelos e Reus Deportiu e oito do que o SCRA Saint-Omer.

Após uma pausa competitiva de quase três semanas, os Leões entraram no Pavilhão Municipal de Barcelos a precisar apenas de um ponto para garantir a liderança, mas viram o rival começar melhor. Os homens da casa tiveram mais bola nos minutos iniciais e criaram as duas primeiras ocasiões, com Rampulla e Alvarinho a acertarem no ferro da baliza defendida por Ângelo Girão.

Vendo os seus comandados em dificuldades, Alejandro Domínguez pediu o timeout aos dez minutos e, depois disso, o Sporting CP reentrou na pista mais agressivo. Ao mesmo tempo que iam assumindo cada vez mais as rédeas do encontro, os Leões começaram a ensaiar também as primeiras finalizações e podiam até ter chegado ao golo, mas sem sucesso.

Nos minutos que antecederam o intervalo, a formação de Alvalade passou a jogar quase sempre no meio-campo adversário, só que não estava fácil furar a defesa do OC Barcelos, que se apresentava muito compacta. Por isso, numa primeira parte sem grande história, o nulo acabou por perdurar, deixando tudo em aberto para o que restava.  

No regresso para a segunda parte, o duelo ganhou intensidade e objectividade. As duas equipas entraram determinadas em inaugurar o marcador, mas acabou por ser o Sporting CP a consegui-lo à passagem dos 31 minutos. Depois de já ter ameaçado duas vezes, Toni Pérez rematou cruzado e viu a bola bater no guarda-redes Conti Acevedo antes de entrar: estava feito o 0-1.

Depois disso, chegou a fase mais frenética do encontro, com três golos em três minutos. Aos 35’, o OC Barcelos restabeleceu a igualdade por Luís Querido, de penálti, e na resposta, escassos segundos volvidos, João Almeida rematou cruzado por cima do ombro do guardião e fez o 1-2. Ainda assim, aos 37’, Rampulla também marcou e voltou a deixar tudo igual no marcador (2-2).

Nos últimos dez minutos, o Sporting CP tentou colocar gelo na partida e utilizou ao máximo os tempos de ataque, para não correr riscos desnecessários, à semelhança do OC Barcelos, que também preferiu manter a posse de bola. Daí em diante, praticamente não se registaram situações de golo, com o resultado a não sofrer mais alterações até ser ouvida a última buzina.

Os Leões seguem assim para a final eight, que se realizará em Viana do Castelo de 4 a 7 de Maio, tendo como adversário nos quartos-de-final a AD Valongo. Antes disso, o regresso ao Campeonato Nacional dá-se já este domingo, 16 de Abril, em casa contra o SC Tomar.

Sporting CP: Ângelo Girão [GR] [C], Alessandro Verona, Matías Platero, Toni Pérez e Gonzalo Romero; Zé Diogo [GR], Ferran Font, Henrique Magalhães, João Souto e João Almeida.