Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Leões a uma vitória de garantirem a final do Campeonato Nacional

Por Sporting CP
24 maio, 2023

​Hóquei em patins bate OC Barcelos por 2-3 no prolongamento

A equipa masculina de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal venceu esta quarta-feira o OC Barcelos por 2-3 no prolongamento, após um empate 2-2 no fim do tempo regulamentar, no segundo jogo das meias-finais dos play-offs do Campeonato Nacional. Depois de terem vencido o primeiro duelo da eliminatória (6-5), que se decide à melhor de três, os Leões dão mais um passo importante e ficam a apenas um triunfo de carimbarem o passaporte para a final.

O conjunto de Alvalade entrou na pista com intuito de vencer pela primeira vez esta época no Pavilhão Municipal de Barcelos, depois dos dois empates verificados até aqui (2-2 e 5-5), apresentando um cinco inicial com Ângelo Girão, guarda-redes que regressou após um período fora por suspensão, e também Gonzalo Romero, Alessandro Verona, Matías Platero e João Souto.

Os instantes iniciais ficaram marcados por um maior domínio do Sporting CP, que demonstrou algum ascendente e ensaiou os primeiros lances ofensivos. No entanto, aos poucos o OC Barcelos foi entrando na partida e ficou muito perto de inaugurar o marcador, num remate de Danilo Rampulla que acertou no poste da baliza verde e branca e funcionou como um aviso.

Isto porque, aos 12 minutos, Vieirinha fez mesmo o 1-0 para a turma da casa, que se colocou em vantagem, obrigando o Sporting CP a correr atrás do prejuízo. Na resposta, os Leões tentaram o empate através de vários remates, mas do outro lado o guardião Conti foi sendo decisivo e impedindo males maiores com boas defesas, tal como Girão entre os postes da baliza Leonina.

O tabuleiro de jogo estava equilibrado mas acabou por ser o OC Barcelos a marcar novamente e a fazer o 2-0 por André Centeno, aos 20 minutos, num remate de longe. Pouco depois, de livre directo, o OC Barcelos quase fez o terceiro só que Luís Querido acertou no ferro e, até ao intervalo, viu-se um Sporting CP novamente em busca de marcar, mas mais uma vez sem sucesso.

No regresso para a segunda parte, o OC Barcelos voltou a dar sinal mais e ficou perto do 3-0, na sequência da décima falta Leonina, mas Luís Querido falhou o livre directo. E como quem não marca sofre, já com cinco minutos os Leões conseguiram finalmente reduzir a desvantagem, com Alessandro Verona a facturar através de uma potente stickada que só parou no fundo das redes.

Com o resultado em 2-1, o jogo ficou mais partido, com as equipas a apostarem nos ataques rápidos e ambos os guarda-redes em plano de evidência a evitarem o golo nos dois lados. Desta vez, foi o Sporting CP a beneficiar de um livre directo, devido à décima falta do adversário, mas Conti impediu novamente o empate com uma grande intervenção a remate de Gonzalo Romero.

Na recta final, o Sporting CP teve mais bola e voltou a deixar várias ameaças, restabelecendo finalmente a igualdade já com 20 minutos, por João Souto, que entrou na área e contornou o guarda-redes antes de rematar certeiro. No pouco que faltava jogar, Ângelo Girão ainda defendeu um novo livre directo (15.ª falta Leonina), antes de o jogo seguir para prolongamento.

Aí, o equilíbrio de parte a parte voltou a ser a nota dominante, mas desta feita foi o Sporting CP que conseguiu colocar-se pela primeira vez em vantagem no marcador, a apenas um minuto e 19 segundos da última buzina, com um golo de Gonzalo Romero que decidiu o jogo a seu favor.

O duelo três da eliminatória está marcado para domingo (15h00), dia 28 de Maio, no Pavilhão João Rocha, sendo que em caso de vitória os Leões garantem um lugar na final dos play-offs.  

Sporting CP: Ângelo Girão [GR], Gonzalo Romero, Alessandro Verona, Matías Platero e João Souto; Zé Diogo [GR], João Almeida, Ferran Font, Toni Pérez e Henrique Magalhães.