Hóquei fecha fase regular no segundo lugar
04 maio, 2025
Goleada ao GRF Murches antes da entrada nos play-offs (7-2)
Após a conquista da Taça de Portugal, a equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal terminou a fase regular Campeonato Nacional, este domingo, com um triunfo incontestável sobre o GRF Murches por 7-2 na 26.ª e última jornada.
Já com o segundo lugar garantido de antemão, os Leões de Edo Bosch ainda foram em busca do assalto final ao primeiro lugar, que, no entanto, dependia também de um deslize – que não aconteceu - do SL Benfica em Valongo (3-9). Assim, os encarnados encerraram a primeira fase no primeiro lugar com 66 pontos e o Sporting CP, imediatamente atrás, com 65. Posto isto, nos play-offs, a equipa verde e branca terá pela frente o sétimo classificado, ou seja, a AD Sanjoanense.
Neste regresso da equipa ao Pavilhão João Rocha, Ângelo Girão – fora das opções para o jogo pela expulsão no Dragão Arena – e Matias Platero foram os responsáveis por entrar em pista com o mais recente troféu e o guardião e capitão Leonino foi ainda homenageado por ter ultrapassado a fantástica marca de 400 jogos de Leão ao peito – vai na sua 11.ª temporada no Clube e um palmarés muito recheado.
Soada a buzina, o Sporting CP deixou a ‘nu’, de imediato, as fragilidades do já despromovido GRF Murches – somou apenas cinco pontos na fase regular. Logo no primeiro minuto, João Souto inaugurou o marcador e, pouco depois, uma nova excelente combinação ofensiva deixou Alessandro Verona na cara do golo e o italiano também não desperdiçou.
Apesar de algumas tímidas transições dos visitantes, travadas por Zé Diogo, os Leões continuaram a dominar e a carregar. Assim, chegaram a dilatar a vantagem, graças a uma recarga de Toni Pérez e a um lance de insistência de Souto, mas logo a seguir o GRF Murches reduziu, levando o marcador em 4-1 para o segundo tempo.
Então, foi Henrique Magalhães a ‘abrir o livro’: nos minutos iniciais da segunda parte, o defesa/médio fez dois golos consecutivos graças a duas stickadas repentistas para colocar cinco golos de diferença no resultado (6-1).
De imediato, o conjunto de Cascais respondeu ao aproveitar um cartão azul a Verona, mas um golo de ‘Nolito’ Romero – a passe de Magalhães – manteve as distâncias (7-2) e o jogo nunca saiu do controlo verde e branco.
Até à última buzina, os comandados de Edo Bosch – acabaram com a melhor defesa (51? golos sofridos) da fase regular – geriram o encontro sem sobressaltos e contaram com o jovem Lourenço Soares, em excelente plano, na baliza.
Roc Pujadas e Rafa Bessa ainda desperdiçaram bolas paradas, mas a vitória com contornos de goleada confirmou-se, sem mais alterações no marcador, e agora segue-se o momento das decisões: os play-offs.
Sporting CP: Zé Diogo [GR], Rafa Bessa, Lourenço Soares [GR], Alessandro Verona, Roc Pujadas, João Souto, Toni Pérez, Facundo Bridge, Henrique Magalhães, Gonzalo Romero [C]