Xano Edo reforça baliza do hóquei Leonino
08 Jul, 2025
Guarda-redes internacional português quer títulos no Sporting CP
Xano Edo é reforço para a equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal. O guarda-redes expressou a alegria por passar a vestir de Leão ao peito.
“Sinto uma sensação única. Todos os jogadores têm o sonho de chegar a um clube como o Sporting CP, é tudo diferente. Está tudo dedicado completamente ao Sporting CP, deu para ver desde o primeiro passo que dei no Pavilhão. Por isso, estou com muita vontade de começar e dar tudo pelo Clube”, referiu, na apresentação, aos meios de comunicação Leoninos.
Xano Edo não colocou limites na ambição com que vem para o emblema Leonino. “O objectivo passa por ganhar o máximo possível. O Sporting CP está num patamar em que tem de ganhar todos os títulos e acho que, com a equipa que vamos construir para a próxima temporada, a menos que isso não podemos aspirar. Lutar por tudo. Individualmente, trabalhar e dar tudo pelo Clube”.
O novo guarda-redes de hóquei em patins do Sporting CP vincou o papel do pai (Edo Bosch) na carreira e quer ser uma muralha na baliza Leonina. “Tenho só 23 anos e espero ganhar mais experiência. Tive a sorte de ter um grande guarda-redes e treinador, o meu pai, que me ajudou muito a crescer a nível individual. Espero aportar segurança, mais do que tudo, e resultados com marcador ao mínimo possível [golos sofridos] para ajudar a equipa a ganhar”.
Com enorme motivação, Xano Edo olha para o desafio verde e branco como uma forma de retribuir o que já adivinha. “A responsabilidade acaba por ser muito maior, mas desde que cá estou consegue-se ver desde fora que tanto os adeptos como a Direcção apoiam muito os atletas. Por isso, mais do que pressão, vou sentir-me bastante apoiado e isso vai facilitar bastante o trabalho dentro do rinque”.
Estar no Pavilhão João Rocha como jogador da casa será uma experiência especial para Xano Edo. “Acho que vai ser incrível. O Pavilhão João Rocha é fenomenal, é o pavilhão mais bonito que existe e entrar aqui todos os dias, treinar e jogar vai ser uma sensação de orgulho, mais do que tudo. Com as condições que o Sporting CP dá, penso que vai facilitar muito o trabalho lá dentro”.
Já identificado com vários jogadores do plantel Leonino, Xano Edo, acredita que será importante esse conhecimento prévio do novo grupo de trabalho do que vai fazer parte. “O hóquei é um desporto bastante colectivo, desde fora dá para ver o grande ambiente que há nas modalidades e com os adeptos, por isso vai facilitar muito as coisas. Já joguei com alguns colegas a nível de selecção, mesmo a nível de equipa. São excelentes atletas, excelentes pessoas, por isso só tenho sensações positivas para o ano que vem”.
O guarda-redes elencou algumas das características que o definem na baliza. “A nível de rapidez, leitura de jogo, explosão. Considero-me um guarda-redes que se mexe muito na baliza. Creio que consigo surpreender um bocadinho os adversários, pode existir um buraco num momento, mas quando rematam se calhar já não existe esse buraco. Considero-me um guarda-redes bastante de equipa, colectivo, gosto de ouvir a opinião de todos os atletas, mais ou menos experientes”.
Xano Edo deixou uma mensagem final aos Sportinguistas. “Sobretudo que nos venham apoiar, penso que vai ser um ano que vai valer a pena para todos. Nós dentro do campo, tenho a certeza absoluta de que vamos dar tudo o que temos de nós. Sabemos que apoio não vai faltar. Venham apoiar-nos que faremos de tudo para trazer alegrias aos Sportinguistas”.