Derrota em Barcelos na fase de grupos da prova europeia
16 Abr, 2026
Leões perderam por 6-5 na 10.ª e última jornada do grupo B da WSE Champions League
A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal perdeu esta quinta-feira por 6-5 frente ao Óquei Clube de Barcelos, na 10.ª e última jornada da fase de grupos (Grupo B) da WSE Champions League.
Com o resultado registado na última jornada, a formação Leonina terminou o grupo no 3.º lugar e vai defrontar o FC Barcelona nos quartos de final (final-eight) da prova europeia.
O Sporting CP teve um excelente início de jogo. Com 22’26 para jogar, Miguel Rocha derrubou Rafael Bessa e foi assinalado livre directo a favor da equipa Leonina. Na execução, Danilo Rampulla executou de maneira perfeita e inaugurou o marcador para a formação de Edo Bosch.
Os Leões jogaram dois minutos com mais um jogador, por cartão azul a Miguel Rocha e dentro desse tempo em superioridade e com 20’37 para o intervalo, os Leões ampliaram o marcador, com um remate de meia distância de Facundo Navarro, sem possibilidades de defesa para o guarda-redes do Óquei Clube de Barcelos.
Com 10’55 para jogar e precisamente depois de aguentar dois minutos com menos um jogador – cartão azul a Facundo Bridge – o Sporting CP sofreu o 2-1, num remate de meia distância de Miguel Rocha, quando nos minutos anteriores, Xano Edo tinha feito várias defesas espectaculares.
O Sporting CP estava dominador e Rafael Bessa acertou nos ferros com 9’50 para o intervalo. 'Contra a corrente' e com 8’06 para o intervalo, foi assinalada a 10.ª falta ao Sporting CP e Kyllian Gil, na transformação, fez o 2-2.
Com 7’27 para jogar, o Sporting CP recolocou-se na frente do marcador, numa espectacular ‘stickada’ de longa distância de Diogo Barata, com a equipa verde e branca a reagir bem à recuperação no marcador dos donos da casa conseguida pouco antes.
Com 6’40 foi assinalada grande penalidade contra o Sporting CP e Luís Querido, na conversão, acertou no poste.
Com cerca de 6’00 para jogar, Alessandro Verona com muitas queixas num ombro, teve de sair da pista para receber assistência médica, numa contrariedade importante para a formação Sportinguista.
No 2.º tempo e com 22’54 para jogar, Tato Ferruccio fez o empate (3-3), à boca da baliza, mas quase a seguir, os Leões voltaram a marcar (3-4) e a ganhar vantagem no marcador, num excelente golo em remate enrolado de Facundo Navarro. Logo a seguir, Roc Pujadas isolou-se, mas perdeu o controlo de bola e a oportunidade perdeu-se frente à baliza minhota.
Com 21’45 para jogar e num segundo tempo alucinante, Ferruccio isolou-se e fez novamente o empate, a quatro golos, num remate em habilidade.
Com 18’35 para jogar, Ivan Morales fez o 5-4, novamente depois de os Leões aguentarem dois minutos com menos um hoquista e sofrerem quando estavam em igualdade numérica.
Com 15’30, livre directo para o Sporting CP e Rampulla transformou a 10ª falta dos minhotos em golo (5-5), no livre directo, em mais uma execução perfeita do argentino.
Mas quase a seguir, de live directo, Kyllian Gil fez o 6-5, a punir a 15.ª falta assinalada ao Sporting CP. O Sporting CP teve no jogo três momentos de cartão azul e por isso de inferioridade numérica, que acabaram por ser decisivos no resultado final.
Até final, o resultado não sofreu mais alterações, para triunfo final do OC Barcelos frente ao Sporting CP por 6-5.
Sporting CP: Rafael Bessa, Diogo Barata, Danilo Rampulla, Alessandro Verona, Roc Pujadas, Facundo Navarro, Xano Edo [GR], Facundo Bridge, Henrique Magalhães [C], Zé Diogo Macedo [GR]