Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto COP

Auriol Dongmo foi quarta no lançamento do peso

Por Sporting CP
01 Ago, 2021

Bronze ficou a apenas cinco centímetros

Auriol Dongmo, atleta do Sporting Clube de Portugal ao serviço da selecção portuguesa, ficou em quarto lugar na final do lançamento do peso dos Jogos Olímpicos, disputada na madrugada deste domingo. A Leoa de 30 anos conseguiu a sua melhor marca (19,57 metros) no quarto ensaio, tendo ficado a cinco centímetros do lançamento que deu o bronze à neozelandesa Valerie Adams.

Auriol Dongmo abriu a sua prestação na final com 19,29 metros, um registo que apesar de não a ter deixado satisfeita, colocou-a desde logo no segundo lugar – atrás da norte-americana Raven Saunders (19,65 metros) -, antes de ser ultrapassada pela chinesa Ljiao Gong (19,95 metros).

Depois, a atleta portuguesa não conseguiria melhorar o seu registo, somando um segundo ensaio de 18,95 metros e um terceiro de 19,17 metros. Entretanto, Valerie Adams, da Nova Zelândia, fixou-se no terceiro lugar (19,62), relegando Auriol Dongmo para a quarta posição.

As medalhas discutiam-se a quatro, onde a Leoa se mantinha. Encerrados os três primeiros ensaios, as oito melhores classificadas das 12 finalistas avançaram para mais três lançamentos.

Aqui, Auriol Dongmo voltou a subir a fasquia (19,57 metros), aproximando-se do bronze, mas não o suficiente, o qual ficaria a apenas cinco centímetros, já que nos últimos dois ensaios a portuguesa repetiu a marca de 19,45 metros, ficando às portas do pódio.

Assim, depois do 12.º lugar ao serviço dos Camarões no Rio de Janeiro 2016 e de se ter sagrado Campeã Europeia em pista coberta já por Portugal, Auriol Dongmo alcançou o quarto lugar em Tóquio 2020 e o seu primeiro diploma Olímpico.